Dependencia De Jogos Eletronicos
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Avaliação da equivalência semântica e consistência interna da Game Addiction Scale (GAS): versão em português
Objetivo Avaliar a equivalência semântica e a consistência interna da Game Addiction Scale (GAS): versão em português. Métodos O procedimento constituiu-se das seguintes etapas: a) revisão da literatura; b) tradução do instrumento original; c) retrotradução; d) revisão técnica e avaliação da compreensão verbal, realizada por profissionais da
J. bras. psiquiatr.. Publicado em: 2015-03
-
2. Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: um enfoque cognitivo-comportamental
Contexto Enquanto diversos benefícios são atribuídos à Internet e aos jogos eletrônicos, uma importante parcela da população apresenta sintomas relacionados a possíveis novas dependências tecnológicas, e pouca discussão tem ocorrido sobre o tratamento do uso problemático de tecnologia. Embora a demanda por conhecimento esteja crescendo, apenas
Arch. Clin. Psychiatry (São Paulo). Publicado em: 2014-07
-
3. Neuroimagem na dependência de jogos eletrônicos: uma revisão sistemática
Objetivo: Realizar revisão sistemática de manuscritos que utilizaram a neuroimagem no estudo da dependência de jogos eletrônicos, a fim de identificar as principais regiões cerebrais alteradas. Métodos: Foram realizadas buscas nos seguintes bancos de dados: ScieELO, BVS, Lilacs, Science Direct On Line e PubMed. Não houve data mínima para a pesquis
J. bras. psiquiatr.. Publicado em: 2014-03
-
4. Dependência de jogos eletrônicos: a possibilidade de um novo diagnóstico psiquiátrico
CONTEXTO: A prática de jogos eletrônicos vem se desconectando do caráter meramente lúdico, podendo seu uso excessivo ser considerado um novo transtorno psiquiátrico. OBJETIVO: Realizar uma revisão da literatura científica a respeito dessa possível dependência, abordando suas principais características, a prevalência em âmbito mundial e a possibil
Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo). Publicado em: 2012
-
5. O uso de videogames, jogos de computador e internet por uma amostra de universitários da Universidade de São Paulo
OBJETIVO: Avaliar uso de jogos eletrônicos (videogames, jogos de computador e internet) em uma amostra de universitários. MÉTODO: Um questionário a respeito de comportamentos relacionados ao uso de jogos eletrônicos, contendo a escala Problem Videogame Playing (PVP), foi aplicado em 100 alunos da Universidade de São Paulo (USP). RESULTADOS: A maioria (
Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Publicado em: 2009
-
6. Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: uma revisão
OBJETIVO: Com a inclusão das novas tecnologias contemporâneas, a Internet e os jogos eletrônicos tornaram-se ferramentas de uso amplo e irrestrito, transformando-se em um dos maiores fenômenos mundiais da última década. Diversas pesquisas atestam os benefícios desses recursos, mas seu uso sadio e adaptativo progressivamente deu lugar ao abuso e à fal
Revista Brasileira de Psiquiatria. Publicado em: 2008-06