Danca Contemporanea
Mostrando 13-24 de 195 artigos, teses e dissertações.
-
13. Dar Sentido à Experiência do Gesto na Classe Técnica: um olhar sobre a prática de quatro professoras no Quebec
Resumo: Este artigo examina o ensino da classe técnica contemporânea na formação pré-profissional no Quebec em um contexto de heterogeneidade das práticas coreográficas. Analisa-se mais especificamente o testemunho de quatro artistas professores: Kelly Keenan, Manon Levac, Sandrine Vachon e Jamie Wright. Essa análise destaca suas filosofias de ensino
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 25/07/2016
-
14. Entrevistar e Escrever: procedimentos para palavras encarnadas de dança
Resumo: A partir de estudos de caso de uma longa trajetória em pesquisa, articulam-se exemplos, descrições, propostas e discussões sobre a investigação em dança, com foco em dois aspectos - a entrevista e a escrita. Aponta-se para procedimentos do inquirir-se - como a pergunta-stick - e formatos de sua escritura - como a entre-escritura -, visando à
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
-
15. O Percurso Estudantil do Festival Transamériques (FTA): uma experiência de mediação cultural marcante
Resumo: Este artigo visa apresentar os impactos educativos do percurso estudantil do Festival Transamériques (FTA), dedicado à criação contemporânea em teatro e dança no Quebec. Uma primeira pesquisa de campo foi feita em 2010 junto a cinquenta adolescentes, seguida de outra, em 2014, com o objetivo de validar os resultados. A pesquisa revela que o eve
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
-
16. A Coordenação Motora como Dispositivo para a Criação: uma abordagem somática na dança contemporânea
Resumo: O artigo parte do princípio de que a educação somática articula questões próximas aos estudos da percepção tanto das ciências cognitivas como da filosofia. Indica que as abordagens somáticas podem ampliar sua área de atuação e transbordar sua função inicial de manutenção da saúde e melhora da qualidade técnica para habitar o campo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-04
-
17. ARTE, DANÇA E POLÍTICA(S)
O texto propõe-se a discutir a concepção política que atravessa os discursos da dança contemporânea, a partir da contextualização e exploração das noções de política e estética presentes principalmente no pensamento de Michel Foucault, Zygmunt Bauman e Jaques Rancière. São também trabalhadas a produção e as reflexões sobre o tema produzid
Psicol. Soc.. Publicado em: 2015-04
-
18. Pilates é um Método de Educação Somática?
Resumo: Neste artigo, renova-se o debate sobre a pertinência do método Pilates ao campo da Educação Somática. Coloca-se em perspectiva o impacto do marketing - que vende o método como uma atividade de fitness - e as pesquisas acadêmicas realizadas sobre a aplicação do método no tratamento de diferentes disfunções, bem como seu papel na construç�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-04
-
19. O Hibridismo e o Corpo Dançante: um estudo sobre criações na cena contemporânea anglo-saxã
RESUMO Ao tomar como ponto de partida a experiência dos artistas da diáspora indiana na Inglaterra, este artigo propõe repensar o papel e o significado do termo híbrido no campo da dança e na criação contemporânea. Aplicado sem distinção a todo tipo de criação artística de caráter multicultural, esse termo veicula uma pluralidade de sentidos, �
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
-
20. série #3 - solidão
No início de 2012 foi criado o Baillistas, coletivo que utiliza a dança e a fotografia para expressar a condição do corpo contemporâneo em meio à rotina, ao habitat e a outras condições que as grandes cidades impõem aos seus habitantes. As imagens aqui apresentadas constituem o terceiro ensaio do coletivo, chamado “solidão”, que conversa direta
Interface (Botucatu). Publicado em: 2014-12
-
21. Imagem corporal e sua relação com peso e índice de massa corporal em bailarinos profissionais
Introdução: A imagem corporal é fenômeno multidimensional, dinâmico e vinculado ao corpo em movimento. Uma vez que o corpo é o instrumento de expressão na dança, dependendo da técnica de dança adotada pelo bailarino, demanda por um padrão estético, podendo estar relacionado à satisfação com a imagem corporal.Objetivo: Investigar a satisfação
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2014-12
-
22. A complexidade histórica do mito: em busca da origem da dança do chicote, na qual os Wayana dançam em imitação de Tamok (planalto leste das Guianas)
Este artigo analisa as condições da gênese da dança do chicote dos Wayana no século XIX, objetivando o que Terence Turner definiu como "etno-etnohistória", por meio do método que Neil Whitehead postulou como "etnografia da consciência histórica". Este estudo esboça uma consciência histórica indígena da sociedade contemporânea na Guiana, relacio
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-12
-
23. Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos
O livro Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos ganha a sua segunda edição. Com uma apresentação cartográfica que esboça como novas territorializações estéticas vêm sendo tecidas na dança contemporânea, a obra aborda a análise de produtos coreográficos de grupos de dança que possuem em seu elenco dançarinos com os sem deficiência. Além da análise dos trabalhos dos grupos, o livro contém entrevistas com diretores, coreógrafos e elencos. Portanto, evidencia a existência de redes de relações estabelecidas na contemporaneidade através de conceitos chaves como o de corpo, dança contemporânea, diferença e deficiência.
Autor(es): Matos, Lúcia
EDUFBA. Publicado em: 2014
-
24. Teatro Pós-dramático, doze anos depois
RESUMO Este texto faz um balanço dos doze anos de emergência da prática e do termo Pós-dramático e alguns de seus desdobramentos e questões para as artes cênicas. Discutem-se as mudanças pelas quais a cena contemporânea foi protagonista desde 1999 e, em consequência, as mudanças que devemos considerar ao ler e analisar o pós-dramático; entre ela
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12