Danca Afro Brasileira
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. O lugar da fala conversas entre o jongo brasileiro e o ondjango angolano
A palavra jongo refere-se a uma tradição popular afro-brasileira com música, dança e poesia. No entanto, o fato de o termo ser utilizado em comunidades não-jongueiras com outros significados denota uma abrangência semântica maior. A aproximação especulativa de diferentes aspectos da tradição jongueira com estruturas correlatas no ondjango, conselh
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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2. Brinquedo de Cura em terreiro de Mina
A pajelança de negros, mais conhecida por Cura ou Pajé, é encontrada no Maranhão desde o século XIX entre a população negra. É encontrada atualmente em muitos terreiros da capital onde, interagindo com o Tambor de Mina (religião de matriz africana tradicional) e com a Umbanda (religião afro-brasileira difundida no Maranhão a partir da década de 1
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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3. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais / The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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4. A dança dos orixás de Augusto Omolu e suas confluências com a antropologia teatral
The focus on this work is based on the Orixás Dance developed by Augusto Omolu in a transcultural perspective that combines the principles of formation that belongs to Eugenio Barbas Theatrical Anthropology and utilized by actors and dancers. Here, I present the results of this Field research that occurred on Salvador (Bahias State Capital) on the first sem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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5. Entre gingas e cantigas : etnografia da performance do ensaio de promessa de quicumbi entre os morenos de Tavares, Rio Grande do Sul
Esta dissertação baseia-se na pesquisa etnográfica desenvolvida desde 2008 nas comunidades quilombolas de Capororocas e Olhos d´ Água, no município de Tavares, Rio Grande do Sul, entre os membros da Irmandade do Rosário de Tavares. O ritual do Ensaio de Promessa Quicumbi, performatizado por homens em dias de pagamento de promessas, em louvor a Nossa S
Publicado em: 2010
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6. Por cima do mar eu vim, por cima do mar eu vou voltar : políticas angoleiras em performance na circulação Brasil-França
Este trabalho é uma experimentação etnográfica do mundo da capoeira Angola transnacional baseada na escolha metodológica de seguir os fluxos de pessoas, práticas, ideias e imagens na circulação Brasil-França. Compreendo esse mundo como uma paisagem (no sentido proposto por Appadurai), apropriada e agenciada dinamicamente a partir de cada contexto. O
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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7. Aesthetic re-elaboration of the black Brazilian dance in the contemporaneousness : analysis of the differences and similarities in the choreogrphic creation of the Folkloric Ballet of Bahia and the Gial Group of Dance / Re-elaborações esteticas da dança negra brasileira na contemporaneidade : analise das diferenças e similitudes na concepção coreografica do Bale Folclorico da Bahia e do Grupo Grial de Dança
Esta tese descreve a análise da Dança Negra elaborada e ressignificada em dois diferentes contextos sócio-histórico-cultural brasileiro. Para isto realiza-se uma análise das diferenças e similitudes nas re-elaborações etno-ética-estéticacoreográfica e dramatúrgica do Balé Folclórico da Bahia/Salvador/BA e do Grupo Grial de Dança/Recife/PE a pa
Publicado em: 2009
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8. Maracatu Nação, uma corte sagrada afro-brasileira: um estudo sobre a transição religiosa na trajetória da figura do rei do Congo em Pernambuco
Este trabalho centra-se na importância da figura do rei do Congo, que têm, neste enfoque específico, sua origem na instituição sociopolítica africana no Reino do Congo, já existente na África, pela constituição de reinos ou impérios, antes da chegada dos portugueses, sendo a figura deste rei introduzida na metrópole portuguesa, por volta do sécu
Publicado em: 2009
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9. Body Consciousness and African ancestry: Concepts Sociopoeticos produced by people of holy / Consciência Corporal e Ancestralidade Africana: Conceitos Sociopoéticos Produzidos por Pessoas de Santo
Este estudo apresenta os conceitos sociopoéticos produzidos por uma comunidade de terreiro de candomblé, Ilê Axé Omo Tifé, localizada no bairro de Jangurussu, na periferia de Fortaleza-Ce. O tema gerador da pesquisa é consciência corporal e ancestralidade africana. Noto que, apesar dos terreiros de candomblé, em principio estarem mais conectados com
Publicado em: 2009
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10. Algumas contribuições para um Programa de Estudos Afro-Brasileiros
Este trabalho de pesquisa é de caráter exploratório e busca algumas contribuições para um Programa de Estudos Afro-Brasileiros, o qual tem por objetivo rever a produção do conhecimento e a valorização da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A questão a ser investigada diz respeito ao que profissionais negros/as de diferentes áreas, e co
Publicado em: 2007
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11. A presença yoruba nas literaturas cubana e brasileira: o sagrado no realismo maravilhoso de Jorge Amado e Manuel Cofiño
São inúmeras as semelhanças culturais entre Cuba e Bahia, nas características da composição étnica e cultural em que o aporte de varias raças vindas das mesmas regiões geográficas criaram uma mistura cultural que apresenta pontos em comum na musica, na dança, na culinária e principalmente no referente à religião dos afro-descendentes. Também a
Publicado em: 2007
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12. Agô alafiju, odara! a presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA, 1971 - 1978
Esta dissertação destaca a trajetória artística e institucional de Clyde Wesley Morgan, de modo a favorecer estudos analíticos do legado coreográfico e cultural deixado por este profissional, para a dança e sua contextualidade étnica na Bahia. Além disso, consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espe
Publicado em: 2006