Dalcroze
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA
RESUMO: Este ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jaques-Dalcroze, considerando as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento, a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atuali
Cad. CEDES. Publicado em: 2018-04
-
2. Música na escola? Reflexões e possibilidades
O livro foi pensado para a disciplina "Metodologia da educação musical", do curso de Arte-Educação da UNICENTRO/UAB, pelas professoras Daiane Stoeberl e Érica Gomes. Voltado para quem quer começar a conhecer sobre o ensino de música no Brasil, pensando no contexto escolar, o livro traz uma introdução sobre a educação musical escolar, e um históri
Publicado em: 04/09/2015
-
3. Corpo-voz em contexto coletivo: aÃÃes vocais formativas no canto coral. / Body-voice in collective context: voice actions formative in choral singing.
Corpo e voz estÃo juntos como um instrumento integral na atividade de cantar. O objetivo deste trabalho à entender como se vivencia esse corpo Ãnico no processo ensino-aprendizagem do canto. Para tal, investiguei o processo de montagem de espetÃculos cÃnico-musicais desenvolvido pelo Coral da Universidade Federal do CearÃ. Utilizei as ideias de Dalcroz
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2011
-
4. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
5. RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSICAL, FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DE ARTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICIPIO DE FORTALEZA / RELATIONS BETWEEN CONCEPTIONS OF EDUCATION MUSICAL, AND PRACTICAL TRAINING OF TEACHERS TEACHERS OF THE PUBLIC SCHOOLS OF ARTS Fortaleza
A presente pesquisa teve o objetivo de analisar as relações entre a formação e a prática dos professores que ensinam arte educação, nas escolas públicas municipais de Fortaleza, enfocando suas concepções sobre educação musical. No aporte teórico desse estudo foram pontuadas ideias sobre o ensino da música à crianças e adolescentes, defendidas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
-
6. A escuta do sussurro: percepção e composição do ritmo no trabalho do ator
O presente trabalho é uma reflexão teórica-prática na busca de ações pedagógicas para o ator perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani e Murray Schafer - a fim de apreender a sua estrutura e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2010
-
7. Jaques-Dalcroze: música e educação
Pro-Posições. Publicado em: 2010-04
-
8. Os estudos musicais e a educação do ouvido
Pro-Posições. Publicado em: 2010-04
-
9. Educação física, linguagem e arte possibilidades de um diálogo poético do corpo
É possível pensar numa composição entre Educação Física, linguagem e arte? A incorporação da arte nas reflexões concernentes à Educação Física poderia auxiliar na configuração de uma outra lógica para pensar o corpo e todos os fenômenos a ele ligados, inclusive no que diz respeito a sua expressão gestual. Neste artigo, apresentamos algumas
Publicado em: 2010
-
10. Emile Jaques-Dalcroze : sobre a experiencia poetica da ritmica : uma exposição em 9 quadors inacabados / Emile Jaques-Dalcroze : about the poetic experience of eurhythmics : an exposition in 9 unfinished pictures
This work presents the concepts and practices of Eurhythmics (Rythmique) as conceived by the Swiss composer Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950). It discusses the relation of Eurhythmics with modern dance and gymnastics in Europe and in the U.S. It also stablishes a comparison between the poetic experience of Eurhythmics and the German employ of rhythm and exp
Publicado em: 2008
-
11. Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação / Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação
This research approaches Eurhythmics as Formative Principle, one of the developments of Émile Jacques Dalcrozeformulations on the pedagogical and professional work with voice, music and staging. Through his axiom music is movement, and movement is music, Dalcroze emphasizes the originality of Eurhythmics in promoting an immanent quality of mankind the indis
Publicado em: 2008
-
12. The recorder in the one process of musical initiation of the elder citizens / A flauta doce em um processo de musicalização na terceira idade
Esta pesquisa-ação, de paradigma qualitativo, discute o processo de musicalização na terceira idade, abordando alguns procedimentos metodológicos que podem ser utilizados como meio de propiciar uma melhor condição de vida ao idoso. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhida a flauta doce como instrumento musicalizador. No processo de seleção d
Publicado em: 2008