Dadaismo
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1. Art and life: clinical settings and aesthetics of existence / Arte e vida: ambientações clínicas e estéticas da existência
A escrita desta dissertação foi agenciada privilegiando o encontro circunstancial entre campos teóricos distintos, na tentativa de articular a teoria e os conceitos à dimensão do acontecimento, da experiência. Para tanto, o trabalho apostou na aproximação ou na fusão entre arte e vida, em que proposições dadaístas e surrealistas foram contribuiç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
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2. Embates, nuances e desdobramentos: questões para pensar a autoria na obra de arte
Esta dissertação trata da autoria na obra das artes visuais, tendo como ponto de partida a análise de certos embates, nuances e desdobramentos em torno da mesma. Utiliza-se como referências que estruturam o pensamento desta pesquisa o texto O que é um autor?, de Michel Foucault; e A morte do autor, de Roland Barthes. Considera-se a interlocução com al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/11/2011
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3. Moda: moderna medida do tempo
Este trabalho tem por objetivo geral examinar a relação entre moda e arte. Mais especificamente, tentamos entender a moda como um fenômeno social que propicia uma nova experiência de tempo que modifica a narrativa histórica. Para tanto, foi necessário adotar como referencial teórico a pesquisa sobre arte, tempo e narrativa histórica realizada por aut
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
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4. A cultura do livro e o visível : o romantismo como ponto referencial da modernidade
Objetiva-se mostrar que o romantismo, tanto em relação aos processos históricosociais como com relação às reflexões poéticas, designa os contornos da literatura e da sociedade moderna. Neste período, por volta de 1800, cruzam-se dois traços da modernidade: a implantação plena do livro impresso como o medium dominante da comunicação social e a i
Publicado em: 2010
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5. O Dadaísmo revisitado: formas de hibridação na linguagem audiovisual contemporânea
A visualidade contemporânea, tanto em produtos destinados ao mercado quanto em obras que se pretendem alternativas ou artísticas, tem sido marcada por um fenômeno bastante evidente: a presença de signos e elementos oriundos de diversas matrizes, paradigmas e estilos, articulados de forma simultânea num mesmo campo visual. Esta estratégia de significaç
Publicado em: 2009
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6. Imagens e letras do realismo à vanguarda : intercâmbio de influências entre fotografia, pintura e literatura
Este trabalho propõe-se a analisar as relações de influência entre os media literatura, pintura e fotografia durante o surgimento e instituição dos movimentos artísticos realismo e vanguarda, com ênfase no âmbito europeu. Parte-se do pressuposto de que mudanças e inovações midiais refletem-se na sociedade e na arte. Busca-se discutir os movimento
Publicado em: 2009
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7. A study of the work of Gastão Manoel Henrique : a hypothesis about the different phases / Estudo da obra de Gastão Manoel Henrique : uma hipotese sobre as suas diferentes fases
A presente tese apresenta como meta o estudo teórico, crítico e histórico da obra do escultor brasileiro Gastão Manoel Henrique, catalogando os trabalhos produzidos pelo artista a partir da década de cinquenta, investigando suas preocupações expressivas no contexto da história da arte na qual se encontra inserido, bem como analisando a organização
Publicado em: 2009
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8. Lembrar para esquecer: Transitoriedade e criação
Este texto é resultado de uma pesquisa que venho realizando desde agosto de 2006, tendo como objeto de estudo a procura das raízes de minha prática artística. Busco um aprofundamento teórico das reflexões relativas aos aspectos que envolvem meu processo de criação: tempo, esquecimento e memória. Para desdobrar e ampliar estas questões, recorro à a
Publicado em: 2008
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9. Une étude et une traduction de L'Homme au complet gris clair, nouvelle de Marcel Lecomte, écrivain surréaliste belge francophone
Esta dissertação de mestrado analisa L’Homme au complet gris clair (1931), novela de Marcel Lecomte, escritor surrealista belga francófono. Ela se organiza em duas grandes partes que são um estudo e uma tradução da narrativa. A análise da narrativa está dividida em cinco partes que estão dispostas na ordem a seguir. O primeiro capítulo estuda o m
Publicado em: 2007
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10. O ethos negativo e a arte de a arte da vanguarda : modernismo destrutivo das vanguardas históricas do início do século XX
No tocante à análise sociológica da arte, a fase de transição entre o romantismo e o modernismo permanece obscura. Anteriormente ao modernismo construtivista emergiu o modelo vanguardista de arte, caracterizado pelo profundo teor niilista, antitético e destrutivo. A arte gauche dos realistas e dos impressionistas, bem como, as vanguardas negativas como
Publicado em: 2007
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11. Sentidos: uma instauração cênica; processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud
A tese versa sobre elementos e princípios de processos de criação a partir da poética artaudiana, sobrepondo um dos teóricos da História do Teatro Contemporâneo a sistemas cênicos no mundo e no Brasil, trazendo teorias à concretude cênica. Estabelece um diálogo entre teoria e prática, oriente e ocidente, consciente e inconsciente. Considera a cul
Publicado em: 2004
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12. A fotomontagem como função política
O movimento dadá em Berlim distingue-se por um projeto de intervenção política, em sintonia com a orientação ideológica de vários de seus integrantes. Entre estes pode ser destacado John Heartfield, interessado, desde 1915, em desenvolver uma linguagem ao mesmo tempo moderna e acessível a um público de massa. Para tanto, lança mão da fotografia n
História (São Paulo). Publicado em: 2003