Cura
Mostrando 1-12 de 2284 artigos, teses e dissertações.
-
1. Tratamento da escabiose: Permetrina X Ivermectina e Crotamiton. Qual o medicamento mais eficaz?
Uma revisão sistemática encontrou que as taxas de cura da escabiose aos 28 dias após tratamento com Crotamiton são semelhantes às taxas de cura do uso de Lindane, porém o Crotamiton é menos efetivo do que a Permetrina em relação à cura clínica e parasitológica após 28 dias do tratamento. (Grau de recomendação A).
Um Ensaio Clínico Ra
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
2. Qual o melhor tratamento para pacientes com onicomicose de longa data, que não melhoram com tratamento tópico?
A partir dos estudos encontrados concluímos que o uso da Terbinafina por via oral no tratamento das onicomicoses de longa data é superior ao uso de Itraconazol por via oral.
Apesar das inúmeras controvérsias da literatura em relação ao tratamento por via oral, encontramos uma revisão sistemática de adequado rigor metodológico que evidenciou
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
3. Como dar alta a um paciente com diagnóstico de tuberculose pulmonar bacilífera que não consegue produzir escarro por ausência de expectoração?
A alta por cura de pacientes que receberam o diagnóstico de tuberculose pulmonar bacilífera que não tiverem realizado o exame de escarro por ausência de expectoração pode ser feita com base em dados clínicos e exames complementares (cura clínica não comprovada bacteriologicamente).
Para isso, é importante que esse paciente seja encaminhado
Núcleo de Telessaúde NUTES PE. Publicado em: 12/06/2023
-
4. (Arquivada) Qual deve ser a conduta de seguimento dos casos de COVID-19 em relação à cura? Deve ser realizado novamente o RT-PCR para confirmar a cura?
Núcleo de Telessaúde Bahia. Publicado em: 12/06/2023
-
5. Onicomicose em pés pode ser tratada somente com medicação tópica (amorolfina) ou antifúngico via oral (fluconazol)?
Não foi encontrada nenhuma revisão sistemática que comparasse o tratamento da onicomicose entre agentes tópicos e orais. No entanto, foram encontrados estudos que abordam isoladamente a eficácia de cada uma destas modalidades terapêuticas.
Revisão Cochrane (1) conclui que há pouca evidência de que antifúngicos tópicos sejam efetivos para
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
6. O que se preconiza nos curativos de úlceras arteriais de membros inferiores em pacientes diabéticos?
Encontramos uma revisão sistemática na base de dados Cochrane que tinha como objetivo principal determinar se os agentes tópicos ou curativos afetavam as taxas de cura de úlcera arterial. Os autores relatam ter encontrado apenas dois Ensaios Clínicos Randomizados que preenchiam os critérios de inclusão, porém os estudos tinham pequeno tamanho amos
. Publicado em: 12/06/2023
-
7. Qual deve ser a conduta de seguimento dos casos de COVID-19 em relação à cura?
No guia epidemiológico do Ministério da Saúde não se fala em cura, mas em alta após isolamento e resolução de sintomas. A alta é definida pela gravidade, pelo tempo a ser cumprido e por critérios clínicos, como ausência de sintomas como febre sem uso de antitérmicos e sintomas nas últimas 24 hs do tempo estipulado
. Vale lembrar que mes
Núcleo de Telessaúde Bahia. Publicado em: 12/06/2023
-
8. (SOF Arquivada) Qual o melhor tratamento para Gardnerella vaginalis?
Um estudo prospectivo randomizado avaliou a eficácia e a tolerância dos medicamentos orais e tópicos vaginais: ornidazol, secnidazol, metronidazol e suas combinações para o tratamento de 152 mulheres com diagnóstico de Gardnerella vaginalis. Os autores relatam uma taxa de cura de 100% com o uso de ornidazol oral, ornidazol vaginal e secnidaz
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
9. Qual a importância dos métodos indiretos de diagnóstico na Esquistossomose?
Os métodos indiretos são baseados em mecanismos imunológicos, envolvendo reação de antígeno anticorpo e que têm aplicação quase sempre em inquéritos epidemiológicos, acompanhados ou não de exames de fezes. Às vezes são também usados em casos clínicos isolados, de difícil diagnóstico, pelos métodos diretos tradicionais. Estes métodos, q
Núcleo de Telessaúde NUTES PE. Publicado em: 12/06/2023
-
10. Existe cirurgia para cura de Mal de Alzheimer?
O Mal de Alzheimer (MA) é uma das causas mais comuns de demência. Demência é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio que persiste por toda a vida e pode interferir com as atividades normais da pessoa e seus relacionamentos.
O MA é uma doença sem cura. Existem algumas medicações que podem, às vezes,
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
11. Quais as causas da positividade do exame HBsAg?
O HBsAg é a substância presente na superfície do vírus da hepatite B que pode ser detectada em exame de sangue de pessoa infectada.
Assim, o exame HBsAg positivo indica infecção pelo vírus da hepatite B. Se persistir alterado por 6 meses, o indivíduo é considerado portador de hepatite B crônica.
Outros exames ajudam a diferenciar se
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
12. Depois do início do tratamento para a tuberculose ocorre a diminuição do risco de transmissão da doença?
Poucos dias após o início do tratamento correto, os bacilos da tuberculose praticamente perdem seu poder infectante.
Assim, mesmo as pessoas com infecção pulmonar ativa (os chamados bacilíferos) não precisam nem devem ser segregados do convívio familiar e da comunidade.
Porém, somente a continuação do tratamento levará à cura dos p
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023