Cura Popular
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13. NOVAS SUBSTÂNCIAS PARA MALVACEAS: Sida rhombifolia L.
O uso de plantas medicinais remonta a civilizações antigas e ainda são bastante utilizadas para a cura de enfermidades. O Brasil se destaca mundialmente por sua grande biodiversidade na fauna e flora, dentro desta encontra-se a família Malvaceae que possui o gênero Sida como o seu terceiro maior representante, em número de espécies. Esse gênero está
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2012
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14. ETNOBOTÃNICA DE PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS EM MERCADOS PÃBLICOS DO NORDESTE BRASILEIRO / ETHNOBOTANY OF MEDICINAL PLANTS SOLD IN PUBLIC MARKETS OF THE BRAZILIAN NORTHEAST
Segundo a OrganizaÃÃo Mundial de SaÃde, medicina tradicional à a soma das experiÃncias prÃprias de uma cultura, utilizada para prevenir, tratar e curar doenÃas fÃsicas e mentais. No Nordeste brasileiro, o uso de plantas medicinais como prÃtica terapÃutica està constantemente presente. Nesse contexto, os mercados pÃblicos abrigam os herbanÃrios,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/01/2012
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15. O papel da experiência religiosa no enfrentamento de aflições e problemas de saúde
O presente artigo aborda a relação entre a experiência religiosa e o enfrentamento de situações de aflição e adoecimento. Por meio da análise de trajetórias de conversão e adesão religiosa de famílias negras que buscavam alívio para os seus sofrimentos ou problemas de saúde, buscou-se compreender de que forma a experiência religiosa interfere
Interface (Botucatu). Publicado em: 2012-09
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16. REPRESENTAÇÃO RELIGIOSA SOBRE O FENÔMENO DO ADOECIMENTO E AS PRÁTICAS TERAPÊUTICAS NA PERSPECTIVA KARDECISTA. / REPRESENTATION ON THE RELIGIOUS PHENOMENON OF ILLNESS AND THERAPEUTIC PRACTICES PERSPECTIVE KARDEC.
A presente pesquisa busca oferecer uma contribuição às questões socioantropológicas sobre as representações religiosas da doença e as Terapêuticas Religiosas utilizadas pelo Espiritismo Kardecista. Insere-se na categoria de abordagens que articulam o tema da saúde, doença e cura com a religiosidade popular. Para tanto, utilizaremos de arcabouço t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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17. A gente vive pra cuidar da população: estratégias de cuidado e sentidos para a saúde, doença e cura em terreiros de candomblé
Os estudos que exploram a interface entre religião e saúde demonstram que, entre as motivações que orientam a filiação religiosa, figura de modo destacado a busca de soluções para aflições e enfermidades. A terapêutica religiosa constitui assim uma das alternativas de cura, cuja adesão por parte de seus seguidores é influenciada, entre outros fa
Saúde e Sociedade. Publicado em: 2011-06
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18. Para sua saúde e vigor : práticas de cura e medicamentos populares em Porto Alegre (1776-1936)
Em meio a sociedade gaúcha no século XIX, acompanhando suas mudanças e passos à modernidade encontravam-se moléstias e surtos epidêmicos. A globalização de doenças geravam em todo o território brasileiro óbitos e altos índices de morbidade. Neste contexto de sofredores, é possível identificar os personagens que socorriam terapeuticamente, os cu
Publicado em: 2011
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19. Caravana Chão Moiado: Religiosidade Popular Numa Festa Da Música Sertaneja
O estudo da Caravana Chão Moiado mostra a diversidade das formas de expressão do fenômeno religioso na sociedade contemporânea. A festa congrega um grupo de cantores e fãs da música sertaneja, que se reúne nos shows organizados pelo radialista e apresentador Gil Carlos. Essa festa proporciona um sentimento de totalidade pela vivência de um espaço de
Publicado em: 2011
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20. O uso de plantas medicinais e de fitoterápicos no SUS : uma revisão bibliográfica
O uso de fitoterapia no Sistema Único de Saúde pode ser uma alternativa para redução de gastos públicos com medicamentos, além de ter eficácia comprovada, facilidade de acesso às plantas no Brasil e integração na cultura e saber popular. O objetivo do presente estudo foi conhecer a produção científica sobre a utilização de plantas medicinais e
Publicado em: 2011
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21. ExperiÃncias formadoras dos Romeiros do Padim CiÃo: entre a busca de cura, rezas e ritos / Formative experiences of the Pilgrims Padim CiÃo: between the search for healing, prayers and rites
This study present an ethnographic research with a general goal of describing an understanding the experience of getting an the search of healing by the pilgrims in Juazeiro do Norte. The methodology used was interviewing the pilgrims, field diary an observations. The narrative was recorded an transcribed, meanwhile a scanning reading about the field reports
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/11/2010
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22. Breve revisão sobre a ação anti-helmíntica do mirazid
Mirazid® é um produto patenteado preparado a partir de planta usada na medicina popular desde o Egito antigo conhecida como Mirra. Está registrada no Egito para o tratamento da esquistossomose e da fasciolíase. Foram revistos 32 estudos independentes sobre a eficácia do mirazid e seus resultados analisados. A maioria destes estudos reporta mais de 90% d
Arquivos de Gastroenterologia. Publicado em: 2010-12
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23. Copaiba oleoresin: evaluation of the presence of polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs)
O óleo-resina de copaíba que é extraído mediante a perfuração do tronco da árvore que se encontra em forma nativa na floresta amazônica já era empregado pelas comunidades indígenas para a cura de várias doenças e, também, como combustível em iluminação e para o funcionamento de motores de barcos que trafegavam pelos rios da região. Hoje, é
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences. Publicado em: 2010-09
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24. O corpo em estado de graça: ex-votos, testemunho e subjetividade
Este trabalho é fruto de uma pesquisa teórica sobre o ex-voto e suas repercussões na construção das subjetividades, considerando os referenciais da antropologia de Mauss e da psicanálise freudiana. A partir da contextualização da prática votiva e seus significados para o devoto e sua comunidade, entendemos o imaginário religioso como fonte de senti
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2010-04