Cultura Musical
Mostrando 1-12 de 238 artigos, teses e dissertações.
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1. Recursos performáticos da mobilidade senegalesa: agenciamentos sonoro-musicais migrantes no Brasil
Resumo: Estar em campo, engajando as vidas móveis de jovens migrantes da África Ocidental envolvidos com os mais variados universos de prática musical no Brasil, me levou a indagar quais os significados da performance da cultura musical diante das situações contingentes e precárias da mobilidade. A dimensão sonoro-musical é significativa de múltipla
REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. Publicado em: 2022
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2. Cafés com música. Novas práticas culturais e sociabilidades musicais em São Paulo no início do século XX
RESUMO No início do século XX, se estabeleceu em São Paulo um novo circuito cultural, formado por uma variedade de cafés espelhados, confeitarias elitizadas, cafés-cantantes, bares modestos e tavernas obscuras. Expandindo-se extraordinariamente pela cidade, essa rede revelou modernas formas de entretenimento noturno e colaborou para a reorganização do
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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3. “Lugares de ressonância” e a produção de uma diáspora musical senegalesa no sul do Brasil
Resumo. A imigração de senegaleses para o Brasil é parte de um fluxo migratório mais amplo de nacionais de países africanos que se viram atraídos pelas oportunidades de acolhimento que o país oferecia entre 2010 e 2015. Este artigo, oriundo de uma pesquisa etnomusicológica mais ampla entre músicos africanos radicados no sul do Brasil, realizada entr
REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum.. Publicado em: 2021-08
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4. Adoniran Barbosa e a língua certa do povo
RESUMO Um dos aspectos mais interessantes da obra musical de Adoniran Barbosa é a forma como ele estiliza a fala popular. Como se sabe, no Brasil, onde persistem há séculos enormes desigualdades sociais e as classes mais escolarizadas e privilegiadas economicamente demonstram aversão aos pobres, as variantes linguísticas associadas às classes populares
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-12
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5. “…nas imortais formas da beleza”: Frédéric Chopin visto pelos olhos do pai da semiologia neurológica brasileira
RESUMO Aloysio de Castro (1881-1959) é hoje lembrado como um dos maiores médicos do Brasil, bem como o pai da semiologia neurológica brasileira. Entretanto, seus interesses iam muito além dos domínios da Medicina, e ele se tornou um dos mais ilustres intelectuais de sua era. Em 1927, Castro deu uma palestra na Sociedade de Cultura Artística de São Pau
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2020-09
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6. “Tudo é e não é”: paradoxos e antinomias no pensamento de Riobaldo e no imaginário de violeiros do vale do São Francisco, norte de Minas Gerais
Resumo: O artigo explora as correspondências simbólicas de um personagem de Guimarães Rosa com o universo dos violeiros no vale do São Francisco. O texto chama a atenção para a relatividade e ambivalência de nossas categorias de pensamento, explorando a cultura sertaneja tal como Rosa a constrói na biografia do ex-jagunço Riobaldo e de outros person
Relig. soc.. Publicado em: 2020-08
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7. Recrutando rockers: festivais de música como mediadores da disseminação da cultura do rock na sociedade angolana
Resumo O artigo investiga como os festivais gratuitos de rock, O Rock Lalimwe Eteke Ifa (ORLEI) e Rock no Rio Catumbela, realizados nas cidades do Huambo e da Catumbela, em Angola, consistem em uma das principais formas de circulação e contato de moradores locais com o gênero musical rock, no período de desenvolvimento econômico, político e social esta
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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8. O Sistema Regional de Inovações do Trio Elétrico e o fomento ao turismo em Salvador-BA: da Fubica ao imaginário da cibercultura
Resumo Os processos de criação e ressignificações do trio elétrico e a produção musical de Salvador, capital da Bahia, convidam a refletir sobre o Sistema Regional de Inovação e sua relação com a competitividade turística do destino, considerando desenvolvimento econômico, tecnológico, comportamento social e memórias coletivas. Por essa proble
Rev. Bras. Pesq. Tur.. Publicado em: 2020-04
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9. O MANUSCRITO INÉDITO “SÍNCOPA” DE MÁRIO DE ANDRADE E SUA BIBLIOTECA
Resumo Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus leitores um livro sobre seu ponto central: “a s
Sociol. Antropol.. Publicado em: 20/12/2019
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10. Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo investigar se, e como, o Programa Música Viva, realizado em uma cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, promove o desenvolvimento positivo de adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos
Interface (Botucatu). Publicado em: 09/12/2019
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11. Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 05/08/2019
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12. Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultura musical digital
Resumo O artigo tem por objetivo revisitar a noção de gênero musical, buscando mapear seu percurso nos estudos de comunicação no Brasil nas duas últimas décadas, identificando alguns dos principais debates em torno da questão e apontando as reconfigurações que garantiram sua produtividade em tempos de cultura digital.Abstract The paper aims to revi
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019