Cultura Do Samba
Mostrando 1-12 de 73 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre a praça e o largo: artistas e intelectuais na formação de dois “berços” do samba
RESUMO Comparando a Praça Onze e o Largo da Banana, este artigo analisa as negociações assimétricas entre sambistas negros e intelectuais brancos na consolidação desses espaços como “berços” do samba, conduzidas nos Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e de São Paulo. Projetos de história oral realizados entre os anos 1960 e 1980 ambicion
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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2. No rastro do Museu do Carnaval Tia Dodô da Portela: por uma proposta decolonial
Resumo: Através da preservação da cultura material produzida pelos sujeitos negros no universo do samba e carnaval, abordaremos a trajetória de Tia Dodô da Portela, refletindo os regimes de visibilidade, protagonismo e emancipação desenvolvidos por mulheres negras na dimensão política, cultural e de organização dos espaços da memória em países
Tempo. Publicado em: 2022
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3. SAMBA GOSPEL: Sobre pentecostalismo, cultura, política e práticas de mediação nas periferias urbanas do Rio de Janeiro
RESUMO Partindo de uma reflexão sobre a articulação entre religião, política e cultura, este artigo propõe uma análise da relação entre o pentecostalismo e as periferias urbanas do Rio de Janeiro por meio da trajetória de um sambista gospel. O artigo apoia-se na centralidade da relação entre as periferias urbanas e a música gospel para se pensar
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2020-04
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4. EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950)
RESUMO: Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte hist
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
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5. Aumento da produtividade de ervilha associado ao manejo da irrigação
RESUMO O manejo adequado da irrigação é crucial para obtenção de elevados rendimentos da ervilha, pois seu cultivo é recomendado em épocas frias e secas. Considerando a grande diversidade de materiais genéticos, há necessidade de avaliar cultivares que melhor se adaptam às condições intrínsecas da região do cerrado pois os mesmos apresentam sol
Hortic. Bras.. Publicado em: 2018-06
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6. O subúrbio feliz do pagode carioca
Resumo O samba e o pagode são práticas musicais que abordam de forma recorrente a ideia de felicidade. Por meio da batida do pandeiro e dos instrumentos que moldam sua sonoridade característica, o imaginário de certa cultura popular valoriza o modo de ser dos setores populares por meio de uma narrativa de alegria, de encontros comunitários e de felicida
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2015-12
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7. No ritmo do Vagalume: culturas negras, associativismo dançante e nacionalidade na produção de Francisco Guimarães (1904-1933)
Francisco Guimarães, o Vagalume, foi um dos mais populares cronistas e dramaturgos no Rio de Janeiro da Primeira República. Reconhecido pela posteridade pela publicação do livro Na roda do samba, de 1933, nasceu na segunda metade da década de 1870 em uma família de trabalhadores negros. Foi por isso um dos muitos afrodescendentes que, no pós-aboliçã
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2015-06
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8. Capítulo 10 - Samba de Roda e Identidade: um estudo comparativo da identidade regional mediada e catalisada pelo samba no Recôncavo e no Portal do Sertão
Parte do livro:Territórios da Bahia: regionalização, cultura e identidade
Autor(es): Carvalho, Caê Garcia; Silva, Renata Oliveira
EDUFBA. Publicado em: 2015
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9. Capítulo 9 - O Samba de Roda como articulador de identidades territoriais e culturais no Recôncavo baiano
Parte do livro:Territórios da Bahia: regionalização, cultura e identidade
Autor(es): Carvalho, Caê Garcia; Serpa, Angelo
EDUFBA. Publicado em: 2015
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10. Dimensões da cultura e da sociabilidade: os festejos carnavalescos da cidade de São Paulo (1940-1964)
"Como era o Carnaval em São Paulo antes da consagração das escolas de samba e antes da consolidação em solo paulista do modelo de desfile similar ao que já vigorava no Rio de Janeiro? O presente livro busca rastrear e investigar as muitas formas de diversão dos foliões e traçar o perfil desses carnavais na cidade de São Paulo, de 1940 a 1964. Vindo preencher uma lacuna nos estudos sobre o tema nesse recorte de tempo – há pouquíssimos estudos sobre os folguedos carnavalescos ocorridos em São Paulo entre 1940 e 1964 –, esta obra mergulha em um período que, embora não tenha sido aquele em que o Carnaval paulista conheceu seu maior esplendor, apresentou nos festejos de Momo importantes signos da sociabilidade da época."
Autor(es): Silva, Zélia Lopes da
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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11. Cultura popular: práticas e representações
A partir de referências teóricas dos estudos de performances culturais, este artigo interpreta a letra de alguns cantos de Bule-Bule - repentista, cantador, violeiro, tocador de prato e faca, e poeta sambador do Recôncavo baiano -, focando algumas relações possíveis entre as práticas da cultura popular tradicional e sua representação por intelectuai
Soc. estado.. Publicado em: 2014-12
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12. Apontamentos sobre o crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro no início do século 21
Tomando como base a pesquisa empírica realizada entre 2012 e 2013 (construída a partir da coleta, seleção e análise de matérias veiculadas na mídia impressa tradicional e material postado nas redes sociais, de observações de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas com os atores sociais), busca-se avaliar em que medida o crescimento do Carnav
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2013-12