Critica De Danca
Mostrando 1-12 de 57 artigos, teses e dissertações.
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1. Quais os impactos dos exercícios aeróbicos para os portadores de diabetes tipo 2?
Existem evidências consistentes dos efeitos benéficos do exercício na prevenção e no tratamento do diabetes mellitus (DM). O exercício atua na prevenção do DM, principalmente nos grupos de maior risco (1,2), como os obesos e os familiares de diabéticos. Indivíduos fisicamente ativos e aqueles com melhor condição aeróbica apresentam menor inci
Núcleo de Telessaúde Sergipe. Publicado em: 12/06/2023
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2. “DANÇA DE FORÇA”: ELEMENTOS ESTRUTURAIS EM TRÊS TRADUÇÕES DE RAINER MARIA RILKE
Resumo No presente artigo, pretendo investigar se e em que medida os elementos estruturais do poema “Der Panther” (“A pantera”) de Rainer Maria Rilke foram recriados por três de seus mais reconhecidos tradutores brasileiros, a saber: por Geir Campos (1924-1999) em 1953, por José Paulo Paes (1926-1998) em 1993 e por Augusto de Campos (1931- ) em 199
Cad. Trad.. Publicado em: 2020-12
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3. Seduzidos pelo passado: a crítica como fonte para história da dança
Neste artigo, abordo o efeito sedutor que o passado provoca em textos dedicados ao trato historiográfico sobre dança no Brasil. Identifico como um dos elementos constitutivos desse fenômeno sedutor o caráter autoritário que as fontes têm exercido nos trabalhos acadêmicos e não acadêmicos sobre história da dança realizados no país. Para tanto, ana
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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4. Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud
Resumo Há processos artísticos análogos a interpretações psicanalíticas? Para pensar esta questão, tomo séries fotográficas sobre dança produzidas por Barbara Morgan, depois apropriadas por Andy Warhol em serigrafias, e as considero como um único “caso clínico”. A análise desses processos artísticos, tomados em conjunto, dispara uma discuss
Psicol. USP. Publicado em: 01/08/2019
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5. Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular
Resumo Este pequeno ensaio é uma discussão sobre os significados da expressão música popular. Nosso ponto de partida provém das constatações de Richard Middleton sobre a polissemia da música popular. No entanto, problematizamos as questões de Middleton quando o cotejamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre o que se entende por cultura popu
História. Publicado em: 03/12/2018
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6. Das Relações entre Dança e Movimento: reflexões sobre diferentes noções de movimento e a dança
Resumo: O trabalho retoma algumas teses do teórico da dança André Lepecki (2008), com o objetivo de apontar limites de sua aposta na recusa do movimento como caminho de ruptura com a modernidade e com determinada noção de coreografia. Para tanto, efetua-se uma leitura crítica da narrativa da história da dança desenvolvida em uma obra desse autor, par
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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7. Metaesquema, metaforma, metaobra.
Resumo O texto analisa o Metaesquema de Hélio Oiticica, pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Partindo de indicações do artista sobre a série e lidando com as noções de esquema e forma, observa-se como a obra é um experimento que, ao mesmo tempo, segue e critica princípios do concretismo, apresentando características que seria
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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8. Pedagogia dos Possuídos: repensando o método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) no ensino da dança no Brasil
Resumo: Este trabalho15 propõe um questionamento dos princípios fundamentais do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) ensinado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil. A análise problematiza a suposição de que os alunos não têm consciência da sua própria brasilidade, a qual eles devem buscar através do BPI, e questiona u
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
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9. Uma fábrica de mentiras: a (in)comunicação da economia da dança
Não são poucos os teóricos que proclamam a urgência em se tratar a cultura como um setor produtivo (THOMPSON, 1999; BRIGGS e BURKE, 2004) e já existem algumas iniciativas voltadas para uma indispensável sistematização de dados (BNDES, 2006; SEBRAE, 2008) capaz de dar visibilidade ao papel que a cultura tem no atual estágio do capitalismo (BENTES, 20
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/10/2012
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10. Corpo: suas representações na formação do professor de educação física / Body: representations of teacher training in physical education
Este trabalho teve como principal questionamento saber se a formação superior em Educação Física tem acompanhado as mudanças de cunho sociocultural pela qual esta área passou e quais representações do corpo têm sido veiculadas no processo de formação. Desde a década de 1980 a Educação Física vem passando por mudanças que se iniciaram com a c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
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11. Envelhecimentos e velhices: novos olhares sobre a representação do feminino em filmes brasileiros contemporâneos / Aging and old age: new perspectives on the representation of the feminine in contemporary Brazilian films
A partir da relação que se estabelece entre representação midiática e construção identitária, objetivou-se neste trabalho analisar a representação da velhice e do envelhecimento no cinema brasileiro, problematizando essa singularidade na construção cinematográfica da identidade de gênero. Reconhecendo o discurso patriarcal como prática hegemô
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
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12. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012