Critica De Cinema
Mostrando 1-12 de 280 artigos, teses e dissertações.
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1. A formação histórica do método de análise fílmica em Jean-Claude Bernardet
RESUMO O objetivo do artigo é investigar a formação histórica do método de análise fílmica em Jean-Claude Bernardet a partir de dois livros fundamentais que perfazem um corpus escrito ao longo de 20 anos: Brasil em tempo de cinema (1967) e Trajetória crítica (1978). Aqui partimos da hipótese de que a leitura cerrada desses livros permite compreende
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2023
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2. Movimento multicultural dos direitos humanos: cinema brasileiro de retomada, pluralismo jurídico e os estereótipos da violência
Resumo O presente artigo tem como escopo identificar as relações entre a concepção multicultural dos Direitos Humanos e a enunciação audiovisual no Cinema de retomada no Brasil. Por meio de uma análise metodológica descritiva e exploratória dos recursos fílmicos e bibliográficos percebemos, no trabalho, que o discurso jurídico se destaca nas dive
Revista Direito e Práxis. Publicado em: 2022
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3. Moonlight: a intertextualidade e o seu diálogo com a crítica genética na adaptação cinematográfica contemporânea
Resumo No universo da adaptação literária, a narrativa cinematográfica contemporânea cada vez mais ultrapassa a fronteira das relações entre as páginas de uma obra ficcional e as imagens de um filme. O cinema, tal qual o audiovisual que o cerca, constrói o seu discurso de modo convergente (JENKINS, 2006), buscando referenciais intertextuais e interd
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-08
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4. CINEMA, IDEOLOGIA E INCONSCIENTE: COLIN MACCABE, STEPHEN HEATH E A SCREEN THEORY
Resumo Abordagens do funcionamento da ideologia, da discursividade e da subjetividade foram desenvolvidas e convergiram nos estudos cinematográficos nos anos 1970, na França e na Grã-Bretanha. Tais desenvolvimentos e convergência sucederam com o engajamento político de intelectuais, a partir da influência de Louis Althusser e Jacques Lacan. Esta retros
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2021-08
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5. A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
RESUMO Este artigo propõe uma análise dos debates em torno da noção de subdesenvolvimento no campo cultural brasileiro, nos anos 1960 e 1970, a partir do ensaio de Paulo Emílio Sales Gomes, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). O cotejamento com artigos de Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) e Ferreira Gullar (1969) indica dif
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-04
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6. Juventude(s) periférica(s) e subjetivações: narrativas de (re)existência juvenil em territórios culturais
Resumo Este artigo apresenta certas linhas singulares de subjetivação experimentadas pela juventude enquanto produção estético-cultural que configura a periferia como território existencial. Pretendemos contribuir para a discussão da relação entre hierarquização socioespacial das cidades e os processos de subjetivação de forma crítica aos proce
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 20/12/2019
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7. Filmar os terreiros, ontem e hoje
Resumo A partir da crítica que as lideranças políticas e religiosas das comunidades de terreiro têm endereçado às representações ficcionais e documentais em torno das religiões afro-brasileiras, este artigo discute as novas modalidades de figuração do “povo de santo” no cinema, no momento em que ele assume sua auto-representação.Abstract Bas
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 05/09/2019
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8. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão
Resumo Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 19/08/2019
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9. Representação e estereótipos de mulheres negras no cinema brasileiro
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir à crítica feminista do cinema a partir da análise da representação das mulheres negras nos longas-metragens brasileiros de maior público dos últimos anos. Este esforço se divide em três partes: em primeiro lugar, revisamos os estudos sobre o tema, mostrando que a articulação entre raça e gênero tem s
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 04/07/2019
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10. Encontros com a crítica
Resumo O mais recente livro lançado por Denilson Lopes, professor associado da Escola de Comunicação da UFRJ, propõe-nos um debate em relação à crítica, no objeto que lhe é caro, o cinema. Porém, há em seus ensaios, fazendo referência às suas predileções, algo que cabe às obras audiovisuais de forma mais ampliada, e que está na ordem do afet
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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11. USO DE FONTES FÍLMICAS EM PESQUISAS SÓCIO HISTÓRICAS DA ÁREA DA SAÚDE
RESUMO Objetivo: refletir acerca das perspectivas metodológicas para o desenvolvimento de análise fílmica em pesquisas sócio históricas na área da saúde. Método: análise crítico-reflexiva organizada em três seções, que foi fundamentada a partir de textos de pesquisadores reconhecidos nas áreas de cinema, história, sociologia e semiótica. O
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 08/01/2018
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12. “INTERPELAÇÃO FANTASMAGÓRICA”: COMPREENDER E SUBVERTER A ESTÉTICA DA VIDA COTIDIANA COM WALTER BENJAMIN E LOUIS ALTHUSSER
RESUMO Este artigo pretende introduzir o conceito de “interpelação fantasmagórica”. O esforço teórico se inspira nos conceitos de “fantasmagoria”, de Walter Benjamin, e de “interpelação ideológica”, de Louis Althusser. A proposta é aliar suas respectivas filosofias em processo a seus materialismos “antropológico” e “aleatório”,
Kriterion. Publicado em: 2018-01