Contemporary Arts
Mostrando 1-12 de 98 artigos, teses e dissertações.
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1. ESCRITAS HUMANAS, MAS NÃO HUMANÍSTICAS
RESUMO Partindo-se da noção de “outros estruturais” do sujeito projetado/produzido pela tradição humanista, apresentada por Braidotti (2011; 2013; 2016), defende-se que as tecnologias da escrita, notadamente o texto e o livro, são elementos constitutivos do sujeito do humanismo e que tais tecnologias têm seus “outros estruturais” a serem també
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 23/09/2019
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2. Aspectos educacionais do karate: discutindo suas representações no cinema
Resumo O karate é uma luta originária de Okinawa, ilha ao sul do Japão. Historicamente, atravessou três períodos: a partir do século XVII, como bujutsu, técnica clandestina de luta; depois, como budo, quando foi convertido em luta tradicional japonesa, em fins do século XIX, propugnando valores educacionais e identitários; e finalmente, como esporte
Educ. Pesqui.. Publicado em: 30/05/2019
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3. Pensar a la intemperie: la crítica expuesta al riesgo de la experimentación
Experimentation in arts constitute a refractory object for critics, whom see their concepts in question. Beyond the consecrated forms of history of art, their philosophical presuppositions and academic compromises, any critic that approaches artistic experimentation tests the culture of his time, exposing his subjectivity to the multiplicity of senses and th
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2014
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4. Curadoria, pedagogia e colaboração social / Curatorship, pedagogical and social colaboration
At the turn of the 21st century artists and curators in biennials and other international exhibitions are embracing collaborative and educational forms of artmaking and curatorship that both involve artists and non-artists, communities, schools and other social contexts. These initiatives create interdisciplinary encounters where the interconnections between
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2012
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5. Tecendo teias complexas em curso online para futuros professores de inglês
This study aims at describing and interpreting two phenomena of human experience: developing-operating an online course based on the Complexity Theory and reflection on the teaching and learning of the English Language. These phenomena were investigated, from a course entitled Virtual Classroom: English teachers are (in)-formed on the teaching profession, br
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/05/2012
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6. Dentro do nevoeiro: diálogos cruzados entre arte e arquitetura contemporânea / Inside the mist: crossed dialogues between contemporary art and architecture
No \"campo ampliado\" da cultura contemporânea, arte e arquitetura partilham cada vez mais questões comuns. Assim, seja em relações de colaboração, ou seja em relações de afrontamento, a arquitetura e a arte hoje dissolvem suas antigas fronteiras disciplinares para compor um poderoso complexo social e midiático, cujo sentido é fundamental para a co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/05/2012
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7. Sistemas e ações autoimpostos - arte e vida / Systems and self-imposed actions - art and life
Essa dissertação é uma escrita performática que procura entender a arte como elemento para enxergar melhor o cotidiano; é um conjunto de observações e reflexões sobre trabalhos que lidam com regras autoimpostas pelos artistas; uma explanação sobre jogos que mudam os caminhos do cotidiano, transformando o olhar e a sensibilidade. Ações de artistas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2012
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8. A arte contemporânea e os professores de artes visuais
Impulsionada pela experiência como professora de Artes Visuais, a presente pesquisa surge da necessidade de buscar respostas para algumas questões relativas ao ensino da arte. A intenção foi analisar, o que os teóricos da arte, da educação e da arte educação pensam sobre a arte contemporânea e o seu ensino e também como os professores de artes vis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
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9. O texto crítico em artes visuais na Revista Bravo!: análise estrutural
The theme of the research had as its starting point in the search line and Reflections Fundamentals of Arts, focused primarily on the Theory and Criticism of Contemporary Art, thus enabling the analysis of critical texts of cultural diffusion of Bravo Magazine!, Chosen by the art and address culture in the current language. The corpus of work consists of thr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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10. Traducir la Muerte para Pensar el Arte: apuntes sobre la escena posdramática
ABSTRACT This article focuses on the (impossible) scenic presentation of death, raising new practical and theoretical challenges for contemporary performing arts. With this aim, we will consider some examples of the Argentine theatre in recent years: Los muertos (Ensayo sobre representaciones de la muerte en la Argentina), 2005, written and staged by Beatriz
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
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11. Algumas aproximações entre o humor e a arte e o inventário das ideias feitas
This dissertation explains about humor on visual arts, looking through references such like Flaubert, Baudelaire, Jonathan Swift, Antoine Compagnon, George Minois, José Guadalupe Posada, Maurizio Cattelan, Freud, Escarpit, Bergson, Manet, Duchamp, Barthes, Breton, in order to analyse the works of the artists Guto Lacaz, Francis Alÿs e Zbiegniew Libera. Als
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
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12. Ulisses entre as artes visuais e a literatura. Um estudo de obras de José Roberto Aguilar e Lenir de Miranda / Ulysses between the visual arts and literature - A study on José Roberto Aguilar and Lenir de Mirandda s work
O objetivo dessa pesquisa é investigar as possíveis relações entre artes visuais e literatura a partir do estudo de obras produzidas pelos artistas brasileiros José Roberto Aguilar (1941-) e Lenir de Miranda (1945-). Ambos se apropriaram do personagem Ulisses, da Odisseia de Homero, e produziram séries de pinturas. Com base em uma revisão bibliográfi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2011