Constantin Stanislavski
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1. O sentido do teatro: contribuições para uma história cultural de programas teatrais contemporâneos
Este artigo analisa algumas tensões observadas entre textos programáticos escritos por encenadores contemporâneos, tendo como ponto de partida a disputa pelo sentido do teatro. Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski construíram sentidos de teatro de diversos modos e, no mesmo movimento, tornaram suas proposições extem
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
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2. O Trabalho do Ator e a Arte de Ficcionar a Si Mesmo
RESUMO Este artigo trata sobre o trabalho do ator como possibilidade de criação, de invenção de si. Relaciona-se essa ideia a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de pensar o trabalho do ator sobre si como uma formação possível de projetar-se para além da criação artística, chegando a reverberar no prosaico da vida cotidiana. Para su
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12
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3. Direção de atores no cinema brasileiro realizado no Rio Grande do Sul
O presente texto aborda a questão da direção de atores para cinema, com dois vetores de corte: o parâmetro temporal, priorizando a análise da questão e seus desdobramentos após o período da chamada Retomada do Cinema Brasileiro até o momento atual e o parâmetro regional, priorizando e focando a problematização do tema no estado do Rio Grande do S
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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4. Teatralizações com vistas a vivências psíquicas e espirituais - relação entre princípios jesuíticos na arte da oratória e as propostas de interpretação para atores de Constantin Stanislavski / Relation between Jesuit principles in art of lecturing and the acting proposals for actors of Constantin Stanislavski.
Encontrando nas leituras do Sermão da Sexagésima de Antonio Vieira (1608-1697) princípios propostos para a arte da oratória que também são reconhecidos nos escritos de Constantin Stanislavski (1863-1938) para a arte da interpretação de atores, parte-se nesse trabalho para a verificação de onde estariam as bases que fundamentam tais princípios em A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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5. Eugênio Kusnet: do ator ao professor / -
A trajetória de Eugênio Kusnet, de ator a professor, é o objeto deste projeto. Vamos averiguar que, desde quando retomou seus vínculos com o teatro no Brasil, Kusnet era um ator em formação, com pouca experiência artística no seu país de origem - a Rússia, de onde emigrou para o Brasil. Veremos que a compreensão da obra daquele que foi sua maior i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
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6. Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de inte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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7. O LUME no contexto do Teatro de Pesquisa do Século XX / The LUME in the context of twentieth century research theater
Esta pesquisa tem por objetivo contextualizar a experiencia do grupo LUME (Nucleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) dentro da tradicao do Teatro de Pesquisa do seculo XX. Na primeira parte do trabalho, identificamos o movimento historico que possibilitou a consolidacao de um teatro com base no ator no seculo XX e mapeamos os principais ponto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2011
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8. De Volta à Sala Fechada: o meu diálogo com Jerzy Grotowski
RESUMO A partir da leitura de cartas e textos de Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e Constantin Stanislavski, este texto discute as diferentes compreensões do autor acerca da obra de Grotowski. Ao comparar diferentes passagens de escritos de Grotowski e Stanislavski, este texto elucida e problematiza, do ponto de vista histórico, alguns elementos na genealogi
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06
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9. A Incandescência, a Flor e o Anteparo
RESUMO Este artigo propõe uma reflexão sobre a noção de presença cênica. Ao passar em revista os termos frequentemente utilizados para evocar essa qualidade essencial do trabalho do ator - perceptível aos olhos de todos, mas sempre difícil a definir -, o autor mostra o quanto o conceito de presença é oscilante e ideológico. A partir de uma abordag
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06
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10. Figurino : um objeto sensível na produção do personagem
Compreendendo o figurino teatral como objeto sensível capaz de produzir subjetividade, o presente estudo examina a força de contágio que ele dispõe ao provocar no ator acesso a um novo nível de existência, além de caracterizar o personagem. Neste sentido, a reflexão se desdobra por meio das noções da máscara, da imagem, da aparência e do travesti
Publicado em: 2011
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11. A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook
O território de investigação desse trabalho é a ação vocal. O tema é analisado no trabalho dos diretores Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook cujos procedimentos e princípios convergem para um ponto de interseção: o que Grotowski nomeou de polo orgânico das técnicas de atuação. A pesquisa investiga não somente os procedimento
Publicado em: 2011
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12. O paradoxo criador-criatura : o ator em treinamento / The parados creator-creature : the actor in training
Este trabalho visa tecer uma reflexão sobre o treinamento do ator encarando-o como um espaço privilegiado para a sua autocriação. Para isso, são realizados diálogos com os conceitos Autopoiese, de Humberto Maturana e Francisco Varela, Micropercepção (Pequenas Percepções), retomado de Gottfried Leibniz por José Gil , e com diversos pesquisadores da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2010