Computacao Grafica Imagem Digital
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1. Sistema de recuperação de imagens baseada na teoria computacional das percepções e em linguagens formais fuzzy / Image retrieval system based in computacional theory perceptions and fuzzy formal language
Neste trabalho utilizam-se as teorias de Linguagem Formal Nebulosa e da Computacional das Percepções de Zadeh para definir buscas em uma base de dados gráfica. A descrição dos elementos gráficos a serem identificados é codificada por meio de sentenças aceitas por uma gramática nebulosa e definida sobre um conjunto de símbolos gráficos terminais re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2011
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2. Síntese e customização de terrenos a partir de modelos digitais de elevação / Terrain synthesis and customization from digital elevation models
Este trabalho apresenta uma abordagem para síntese de terrenos a partir de modelos digitais de elevação (DEM). O desenvolvimento de novas técnicas de visualização de terrenos, apoiado no rápido crescimento do poder computacional, fez aumentar a demanda por modelos de terrenos com maior realismo. Jogos de computador, simuladores de vôo e efeitos espec
Publicado em: 2011
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3. Otimização da forma para captação da radiação solar sobre superfícies de edifícios : um exercício de integração entre os programas Rhinoceros e Ecotect
Este trabalho tem como objetivo explorar a forma de planos de fachada vinculados à incidência solar, potencializando a aplicação de sistemas fotovoltaicos. A identificação e parametrização de formas segundo os princípios geométricos de captação fotovoltaica, sugerem a aplicação de uma metodologia de projeto para superfícies de fachadas fotovol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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4. Proposta e implementação de uma ferramenta para análise de imagens de retinografia digital / Proposal and implementation of a tool for analysis fundus of the eye digital images analysis
Existe atualmente uma carência de profissionais de saúde especialistas em exame de retinografia trabalhando para o SUS, e por causa disso uma grande parcela da população não possui o atendimento e acompanhamento adequado para algumas doenças que podem causar prejuízos à visão, e indicar outros problemas de saúde. Uma possível solução a esse prob
Publicado em: 2010
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5. Um estudo sobre reconhecimento visual de caracteres através de redes neurais
Este trabalho apresenta um estudo sabre reconhecimento visual de caracteres através da utilização das redes neurais. São abordados os assuntos referentes ao Processamento Digital de Imagens, aos sistemas de reconhecimento de caracteres, e as redes neurais. Ao final é apresentada uma proposta de implementação de um sistema OCR orientado ao reconhecimen
Publicado em: 2010
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6. Simulação computacional de ambientes históricos : procedimentos metodológicos para estudo de caso na Praça Dante Alighieri e no entorno imediato
A Simulação Computacional de Ambientes Históricos constitui um novo campo de conhecimento, que vem atuando como uma importante ferramenta à representação do passado e presente das cidades, contribuindo na compreensão de sua evolução histórica e no seu planejamento. Visando a despertar a sensibilidade em reconhecer e valorizar o produto arquitetôni
Publicado em: 2009
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7. Animação computadorizada: a imagem em movimento expandida nos meios de comunicação digitais
A presente dissertação tem como objetivo a pesquisa e mapeamento das mudanças sofri-das pela animação em seus processos criativos e produtivos com o crescente uso da computação e com o surgimento de novos meios de comunicação digitais. Devido à abrangência do termo a-nimação, decidiu-se priorizar uma linha histórico-evolutiva do que conhecemos
Publicado em: 2007
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8. Normalpaint: uma ferramenta interativa de pintura de normal maps em modelos 3D
Este trabalho apresenta um novo modelo de criação e alteração de mapas de normais, usando uma interface intuitiva que se assemelha a um sistema de pintura. Estes mapas são cruciais para aplicações gráficas, processadas em tempo real, que buscam maior realismo visual. Principalmente jogos digitais atuais se utilizam desta tecnologia, permitindo recria
Publicado em: 2007
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9. ONNIS-GI: uma rede neural oscilatória para segmentação de imagens implementada em arquitetura maciçamente paralela
A presente tese apresenta a concepção de uma rede neural oscilatória e sua realização em arquitetura maciçamente paralela, a qual é adequada à implementação de chips de visão digitais para segmentação de imagens. A rede proposta, em sua versão final, foi denominada ONNIS-GI (Oscillatory Neural Network for Image Segmentation with Global Inhibiti
Publicado em: 2007
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10. Image-interface: the DVD and the new formats of digital comunication / Imagem-interface: o DVD e os novos formatos da comunicação digital
As imagens (pintura, fotografia, cinema, etc.) sempre foram construídas para fins específicos e através da mediação entre nós (espectadores) e a realidade, foi possível representar o mundo que nos cercava. Com a chegada da computação gráfica e de novos formatos digitais, a imagem adquire novas competências. Discutir as propriedades e tendências d
Publicado em: 2006
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11. REAL TIME RENDERING USING HIGH DYNAMIC RANGE ILLUMINATION MAPS / RENDERIZAÇÃO EM TEMPO REAL UTILIZANDO MAPAS DE ILUMINAÇÃO EM ALTA PRECISÃO
A principal meta da computação gráfica é a síntese de imagens. Essas imagens podem ser tanto geradas por computador quanto ser resultado de manipulação digital de fotografias. Diferentes métodos para captura de imagens e fotografia digital mudaram a importância da imagem digital. Em relação a imagens geradas por computador, a busca por imagens mai
Publicado em: 2006
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12. Evolução tecnica e expressão artistica : a emergencia da computação grafica e a condição do artista como individuo criador
Neste trabalho fazemos uma abordagem da relação entre técnica e arte em vista das repercussões, no âmbito da criação artística visual, ocasionadas pelo advento da computação gráfica. Procuramos saber de que maneira o computador afeta o trabalho de artistas visuais e se os seus conhecimentos tradicionais continuam válidos no ambiente digital. Muit
Publicado em: 2000