Composicao Musica Brasil
Mostrando 1-12 de 41 artigos, teses e dissertações.
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1. Ciclos de terças em certas canções da música popular no Brasil
Com as transformações que marcam a história artística e teórica da tonalidade harmônica, os planos tonais que percorrem os chamados ciclos de terças menores (C:→A:→F#:→Eb:→C:) e ciclos de terças maiores (C:→E:→Ab:→C:) tornaram-se uma solução de expansão e renovação que afetou a composição musical em diversos gêneros e estilos. E
Per musi. Publicado em: 2014-06
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2. Marlos Nobre : rhythmic variations Opus 15 for piano and percussion, an analytical approach as a support to the interpretation / Marlos Nobre : variações rítmicas Opus 15 para piano e percussão, uma abordagem analítica pisando à interpretação
Este trabalho aborda a peça Variações Rítmicas opus 15 para piano e percussão típica brasileira do compositor Marlos Nobre. Seu objetivo principal foi realizar um estudo analítico e um mapeamento histórico da peça a fim de proporcionar ao intérprete uma maior intimidade com a obra a ser executada. A metodologia divide-se em duas partes: estudo do c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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3. Missa em mi bemol (1811) do Pe. José Maurício Nunes Garcia : estudo analítico e interpretativo / The mass in Eb (1811) by father José Maurício Nunes Garcia : an analytical and interpretative study
Nessa pesquisa nosso principal objetivo foi resgatar uma obra importante do Pe. José Maurício Nunes Garcia que ainda não havia sido editada no Brasil e pesquisada em função da sua interpretação, a Missa em Mi bemol, composta no ano de 1811, catalogada como CPM 107. Com esse trabalho, esperamos contribuir para que essa peça seja conhecida, divulgada e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/07/2012
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4. Tua imagem permanece imaculada : Radamés Gnattali e seu arranjo para a valsa-canção " Lábios que beijei" / Your image remains : Radames Gnattali and their arrangement to the waltz-song "Lips that Kissed"
O presente trabalho investiga a valsa-canção "Lábios que beijei", composição da dupla J. Cascata (pseudônimo de Álvaro Nunes Filho, 1912-1961) e Leonel Azevedo (1908-1980), gravada em 1937 pela empresa RCA Victor na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi uma gravação de grande sucesso e contribuiu para consolidar as carreiras de seu intérprete, o canto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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5. CANTAI E MULTIPLICAI-VOS... : ESTUDO DA HARPA CRISTÃ COMO INSTRUMENTO DE EXPANSÃO DA MISSÃO NO PENTECOSTALISMO NO BRASIL (1910-1970) / CANTAI E MULTIPLICAI-VOS... : ESTUDO DA HARPA CRISTÃ COMO INSTRUMENTO DE EXPANSÃO DA MISSÃO NO PENTECOSTALISMO NO BRASIL (1910-1970) / Sing and multiply...: study of the Christian Harp as instrument of expansion in the Pentecostalism mission in Brazil (1910-1970) / Sing and multiply...: study of the Christian Harp as instrument of expansion in the Pentecostalism mission in Brazil (1910-1970)
Esta dissertação pretende estudar a Harpa Cristã, um dos principais hinários protestantes nacionais, buscando identificá-la como instrumento de expansão da missão no pentecostalismo do Brasil, no período comprendido entre os anos 1910 e 1970, apreciando a história e a formação deste livro litúrgico na pretensão de compreender sua utilização co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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6. As composições de Nailor Azevedo "Proveta" para a Banda Mantiqueira / The compositions of Nailor Azevedo "Proveta" to Banda Mantiqueira
O objetivo desta pesquisa é compreender as composições do músico Nailor Azevedo "Proveta", "Bixiga" e "À Procura", ambas para a Banda Mantiqueira, grupo com uma formação instrumental derivada das big bands tradicionais americanas. Para o entendimento das composições realizaremos a digitalização das partituras manuscritas do arquivo pessoal de Nail
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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7. Victor Assis Brasil: a importância do período na Berklee School of Music (1969-1974) em seu estilo composicional
Discussão sobre o papel do ambiente musical de Boston, especialmente da Berklee School of Music entre 1969 e 1974, no desenvolvimento do estilo composicional e das habilidades como arranjador de Victor Assis Brasil (1945-1981) e seus reflexos na parcela de sua produção musical que apresenta a mistura de elementos de música clássica, jazz e música brasi
Per musi. Publicado em: 2011-06
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8. O grupo UAKTI: três décadas de música instrumental e de novos instrumentos musicais acústicos
Estudo panorâmico sobre a história do grupo instrumental UAKTI, cobrindo desde a formação musical de seu idealizador, luthier, compositor e multi-instrumentista Marco Antônio Guimarães até a construção e utilização dos novos instrumentos musicais acústicos que norteiam sua estética e continuada produção no Brasil e no exterior por mais de trê
Per musi. Publicado em: 2011-06
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9. A composição e interpretação de Victor Assis Brasil em Pro Zeca: hibridismo entre o baião e o bebop
Estudo sobre o reconhecimento de elementos composicionais e interpretativos característicos do baião e do bebop na Introdução e Tema da música Pro Zeca de Victor Assis Brasil (1945-1981), a partir de três fontes primárias: (1) a lead sheet editada que reproduz o manuscrito autógrafo do compositor (ASSIS BRASIL, sem data a), (2) uma lead sheet manuscr
Per musi. Publicado em: 2011-06
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10. Et le prix, c'est pour…: pour une approche anthropologique des festivals et des genres musicaux.
O presente artigo propõe uma abordagem antropológica sobre gêneros musicais que se constituem de maneira relacional com o contexto de festivais de música. Nesse sentido, pretende-se discutir a maneira com que a categoria analítica “gênero musical” muitas vezes é tomada isoladamente sem que se perceba a dinâmica de sua constituição em relação
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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11. "Não faz mal pensar que não se está só": estilo, produção cultural e feminismo entre as minas do rock em São Paulo
Este artigo procura contribuir para a compreensão das diversas formas assumidas pelo ativismo político no Brasil contemporâneo, enfocando especificamente a intersecção entre política e estilo no feminismo das minas do rock. Para tanto, recupera material fruto de pesquisa etnográfica realizada entre 2004 e 2007 na cena paulistana do rock de mina. A an�
Cadernos Pagu. Publicado em: 2011-06
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12. O home studio como ferramenta para o ensino da performance musical / The home studio as a tool for teaching musical performance
A utilização de estúdios de gravação de composição simples (ou caseira), os chamados home studios, tem crescido significativamente no Brasil devido ao barateamento de certos aparatos tecnológicos empregados em seu contexto. A exemplo, placas de som, microfones, monitores, mesas e componentes de hardware. O home studio, ou estúdio caseiro, é um ambi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010