Companhia Do Latao
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. Sobre Tábuas Brutas e Porcelanas Finas
O artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho da Companhia do Latão, grupo teatral paulistano. O Latão apresenta um repertório de peças teatrais que auxilia na compreensão da formação brasileira e, ao mesmo tempo, das formas representacionais que nos auxiliam na compreensão da realidade. Esboça-se, aqui, o interesse pelos "dramas representativos",
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-04
-
2. Memórias em processo : um estudo comunicacional sobre os vídeos da Companhia do Latão e do Nóis Aqui Traveiz
O trabalho visa refletir sobre a atualidade das propostas do método de Bertolt Brecht de encenação teatral através de sua reelaboração a partir da cultura brasileira, analisando os vídeos, através de suas conexões com os espetáculos teatrais, de dois grupos brasileiros a saber: a Companhia do Latão (São Paulo) e o Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/12/1969
-
3. Comunicação e Contra-hegemonia: o palco de intervenção política da Companhia do Latão / Communication and Counter-hegemony: the stage for political intervention of Companhia do Latão
Partindo da conexão entre comunicação e cultura, este estudo tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento acerca das intervenções culturais contrahegemônicas, que tem na Companhia do Latão uma importante referência atual. Com essa proposta, faz-se uso de algumas das proposições metodológicas indicadas por Karl Marx, segundo as quais a
Publicado em: 2010
-
4. Teatro épico na América Latina: estudo comparativo da dramaturgia das peças Preguntas inutiles, de Enrique Buenaventura(TEC-Colômbia), e O nome do sujeito, de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil) / Teatro épico en América Latina: estudio comparativo de la dramaturgia de las piezas Preguntas inútiles, de Enrique Buenaventura (TEC ? Colombia), y O nome do sujeito(El nombre del sujeito) de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil)
O teatro épico na América Latina se desenvolveu principalmente a partir da década de 50, quando o movimento de teatro independente gerou uma transformação no modo de produção teatral e na forma de expressão artística existente no continente. A influência do teatro do dramaturgo Bertolt Brecht, o modo de criação coletiva das peças e a construçã
Publicado em: 2006
-
5. Processo colaborativo : experiencias de companhias teatrais brasileiras nos anos 90
O estudo visa pesquisar e definir um campo de experimentação cênica que se opera no teatro de grupo brasileiro nos anos 90: o processo colaborativo. São pesquisados procedimentos criativos de algumas companhias em atividade, a fim de analisar a organização interna, atuação, direção, construção dramatúrgica e cênica. Para cada companhia a ser pe
Publicado em: 2003