Colecao Fotografica
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. Resistência e resiliência em tempos de pandemia
Resumo Este artigo propõe refletir sobre as possibilidades enunciativas de coletivos periféricos contemporâneos, com foco na experiência do DiCampana Foto Coletivo. Criado em São Paulo, em 2016, o coletivo de fotógrafos entende a sua ação na proposta de formar uma coleção de novas imagens que mostrem a periferia sem as lentes típicas que a emoldur
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2020-09
-
2. O cotidiano, a quebrada e o sonho: a resistência pelo olhar na ação de um fotocoletivo
Resumo Este artigo propõe refletir sobre as possibilidades enunciativas de coletivos periféricos contemporâneos, com foco na experiência do DiCampana Foto Coletivo. Criado em São Paulo, em 2016, o coletivo de fotógrafos entende a sua ação na proposta de formar uma coleção de novas imagens que mostrem a periferia sem as lentes típicas que a emoldur
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-09
-
3. Drenagem ecoguiada com HotAxios para o tratamento de pseudocisto pancreático traumático em criança.
Resumo Este artigo propõe refletir sobre as possibilidades enunciativas de coletivos periféricos contemporâneos, com foco na experiência do DiCampana Foto Coletivo. Criado em São Paulo, em 2016, o coletivo de fotógrafos entende a sua ação na proposta de formar uma coleção de novas imagens que mostrem a periferia sem as lentes típicas que a emoldur
Arq. Gastroenterol.. Publicado em: 2020-09
-
4. Fragmentos da memória de uma fábrica na Coleção Fotográfica Laneira Brasileira Sociedade Anônima
A Laneira Brasileira Sociedade Anônima, localizada no Bairro Fragata, em Pelotas/RS, foi uma importante indústria para a comunidade pelotense, ajudando no desenvolvimento econômico e social da cidade, por meio das atividades voltadas para produção e comercialização de lã, durante mais de cinquenta anos. Devido à falência, a Laneira encerrou seu pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2013
-
5. Tacitus:uma coleção particular de coisas inanimadas
Esta dissertação detalha as etapas do processo criativo para a concepção de um painel modular de uma Coleção de pinturas figurativas de objetos singulares, constituído por 72 telas de 40 X 40 cm cada, apresentado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em 2011. As seguintes ações processuais delinearam a pesquisa: uma coleta fotográfica de obje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
-
6. Educação como meio, preservação como fim: estudo sobre equipes de conservação de acervos fotográficos
Esta dissertação tem como objetivo discutir o processo de preservação e formação de equipes a partir do estudo de caso de dois projetos de conservação de acervos documentais de fotografia, cuja equipe integrei como supervisora técnica de conservação, trabalhando com grupos de jovens que até então nada conheciam da área. São eles o Projeto Vita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
7. Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos
A pesquisa de doutoramento Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos foi desenvolvida no Programa de Pós¿Graduação em Artes Visuais ênfase em poéticas visuais do Instituto de Artes da UFRGS, orientada pelo Prof. Dr. Hélio Fervenza, de 2007 a 2011. Durante este período realizei uma Cartogravista de céus, ou seja, uma cartografia de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
8. Preservação de documentos fotográficos : um estudo multicaso
A fotografia é uma linguagem que não conhece barreiras linguísticas e oferece diversas possibilidades de leitura; tem se ampliado sua importância como fonte de informação ilustrativa da história, costumes e descobertas do mundo. Como todos os tipos de documentos, as fotografias se degradam naturalmente através da acidificação e ressecamento do supo
Publicado em: 2010
-
9. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970
Este ensaio visa sistematizar os primeiros resultados de uma pesquisa, ainda em curso, sobre o processo de legitimação da fotografia pelo sistema de arte no Brasil, cujo foco principal é o museu. Os museus de arte da cidade de São Paulo foram escolhidos para dar início a essa investigação. Primeiramente, será abordada, em linhas gerais, a presença d
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2008-12
-
10. Conservação da coleção de álbuns fotográficos do Museu da Imagem e do Som de Goiás
O artigo tem como objeto o tratamento de conservação da coleção de álbuns fotográficos do Museu da Imagem e do Som de Goiás, realizado com recursos provenientes da Fundação Vitae, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Apresentamos, com referência a cada álbum fotográfico, informações históricas, uma
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2007-06
-
11. Redescobrindo o Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto: relato de experiência
Por meio de relato de experiência, apresenta-se a atuação de um grupo de docentes e alunos no processo de reorganização do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no triênio 2002-2005. Após o resgate da criação do referido Centro, aborda-se sobre os procedimentos e atividades desenvolvidos na reorg
Escola Anna Nery. Publicado em: 2006-12
-
12. A coleção fotográfica de Marcel Gautherot
Considerando o debate contemporâneo da antropologia sobre a fotografia, interessa compreender a constituição de uma das mais importantes coleções fotográficas sobre o Brasil do século XX, aberta à consulta pública, a do francês Marcel Gautherot (1910 - 1996). São cerca de 25 mil fotogramas, adquiridos em 1999 pelo Instituto Moreira Salles e guarda
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2005-12