Cinema
Mostrando 25-36 de 1883 artigos, teses e dissertações.
-
25. Matizes da cultura jovem: imagens e imaginários em torno do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla
Resumo Em 1965, o Jornal do Brasil organizou a primeira edição do Festival de Cinema Amador, no Rio de Janeiro, Brasil. Entre 1965 e 1970, o festival agregou a produção de cineastas em início de carreira e diletantes ao redor do país. Fruto de intensas transformações ocorridas no cenário cultural carioca, imprensa e cinema tiveram centralidade na fo
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
-
26. A INSURREIÇÃO DA IMAGEM OU QUANDO O CINEMA VISITA RAOUL UBAC
RESUMO A história das imagens no cinema e na fotografia é inscrita sobre uma base material comum coordenada pelos instrumentos de criação da fotografia. Mesmo compartilhando substratos equivalentes, seus processos artísticos não poderiam ser mais dessemelhantes. Neste artigo, colocaremos em evidência algumas iniciativas de cineastas-artesãs que estre
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
-
27. “Isto não é um filme” de Jafar Panahi: a denúncia contra censura pela metanarrativa
Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o aut
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
-
28. Doença de Creutzfeldt-Jakob esporádica rapidamente progressiva: variante Heidenhain isolada ou PRES combinada?
RESUMO A história das imagens no cinema e na fotografia é inscrita sobre uma base material comum coordenada pelos instrumentos de criação da fotografia. Mesmo compartilhando substratos equivalentes, seus processos artísticos não poderiam ser mais dessemelhantes. Neste artigo, colocaremos em evidência algumas iniciativas de cineastas-artesãs que estre
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2021-04
-
29. “Imagens selvagens”
Resumo Contemporaneamente, a produção audiovisual cumpre destacado papel na composição do campo da cultura visual. Assim, consideramos a dimensão das políticas públicas como elemento fundamental na composição da produção visual, na medida em que são elas que organizam os modos de produção, circulação e distribuição desse campo. O presente a
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
-
30. Novas formas de visibilidade: representações de gênero e raça no audiovisual em Goiás
Resumo Embora no cinema brasileiro ainda predomine um ponto de vista branco e masculino, da produção de curtas-metragens em contextos regionais tem surgido diferentes vozes e perspectivas. Exemplo disso é a atuação de três jovens cineastas negros em Goiás: Vanessa Goveia, Tothi Cardoso e Raphael Gustavo da Silva e seus respectivos curtas (Viúva Negra
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
-
31. O Fundo Setorial do Audiovisual e as políticas audiovisuais: interfaces com os estudos de cultura visual
Resumo Contemporaneamente, a produção audiovisual cumpre destacado papel na composição do campo da cultura visual. Assim, consideramos a dimensão das políticas públicas como elemento fundamental na composição da produção visual, na medida em que são elas que organizam os modos de produção, circulação e distribuição desse campo. O presente a
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
-
32. Envelhecimento com dependência: o que mostra o cinema
Resumo Este artigo é um ensaio que pensa a arte, particularmente o cinema, como recurso complementar para a discussão de temas de saúde. O texto faz parte da reflexão produzida no âmbito de uma pesquisa multicêntrica sobre idosos com dependência realizada em oito cidades brasileiras. Analisam-se dois filmes que abordam as contingências de uma velhice
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2021-01
-
33. Ócio e cinema na fotografia de Marc Ferrez
Resumo Os autocromos estereoscópicos que Marc Ferrez (1843-1923) produziu em sua última década de vida são radicalmente diferentes da obra conhecida do autor. Este ensaio retoma os panoramas urbanos do Rio de Janeiro na virada do século e sugere, em contraste com esses, que as imagens idílico-melancólicas realizadas, em sua maioria, na Europa, durante
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-12
-
34. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema
Resumo Este artigo propõe debater e adensar os estudos comparativos no cinema, campo carente de sistematização. Informados pelas contribuições de autores e áreas distantes – de um lado, Walter Benjamin, de outro, a astronomia -, aventamos um método comparatista próprio: as constelações fílmicas. Um exemplo de constelação (os musicais trabalhis
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-12
-
35. Viagens que Transformam a Condição Existencial: Narrativas e Representações em Filmes Protagonizados por Idosos
Resumo O turismo pode figurar como uma atividade catalisadora para mudanças positivas na vida dos idosos ao proporcionar possibilidades de socialização, fuga da rotina, conhecimento de novas realidades e culturas. O presente trabalho utiliza o cinema para investigar representações dos idosos e narrativas sobre processos de transformação em filmes com
Rev. Bras. Pesq. Tur.. Publicado em: 2020-12
-
36. La teoría literaria y el paradigma: la circulación del inconsciente político
Resumo Desde que Fredric Jameson propôs pensar sobre o inconsciente político das narrativas literárias em 1981, sua proposta circulou frequentemente em áreas fora da teoria literária (arquitetura, cinema, filosofia política, etc.). Quando o inconsciente político circula, nem tanto um conceito teórico é transposto literalmente como um modo de visibil
Alea. Publicado em: 2020-12