Cinema Producao E Direcao
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
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1. Tropa de elite: perigosas ambiguidades
Este artigo visa discutir as relações entre imagem cinematográfica e produção de conhecimento na direção da constituição de um imaginário social que funda e orienta interpretações e avaliações sobre o mundo e os fenômenos sociais que o constituem. Discute como os filmes constroem uma determinada forma de apreensão dos fenômenos sociais por m
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2013-02
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2. Direção de atores no cinema brasileiro realizado no Rio Grande do Sul
O presente texto aborda a questão da direção de atores para cinema, com dois vetores de corte: o parâmetro temporal, priorizando a análise da questão e seus desdobramentos após o período da chamada Retomada do Cinema Brasileiro até o momento atual e o parâmetro regional, priorizando e focando a problematização do tema no estado do Rio Grande do S
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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3. Helena Solberg: trajetória de uma documentarista brasileira
Esta tese percorre a filmografia documental da cineasta brasileira Helena Solberg, que compreende doze documentários realizados no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos 47 anos. Identificamos as diferentes fases da cineasta: Cinema Novo; Trilogia da Mulher; fase política; e o encanto pela expressão da palavra em sua fase atual. O objetivo foi demonstra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
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4. Análise ativa: uma abordagem do método das ações físicas na perspectiva do curso de direção teatral da Universidade Federal de Santa Maria-RS / Active analisys method: an approach to the physical actions method from the perspective of the directing theater in the Federal University of Santa Maria-RS
Este trabalho trata do processo de formação artística em Direção Teatral descrito da perspectiva do Método da Análise Ativa. O Método foi desenvolvido na Rússia por Konstantin Stanislávski (1863-1938) e transmitido por um de seus alunos, Gueorgui Tovstonógov (1915-1989) à Nair Dagostini (19_ _ ), primeira brasileira a estudar no Instituto Estatal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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5. O espelho mágico do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte / The magic mirror of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of art
Esta dissertação analisa as performances dos "não" atores no cinema de arte iraniano, a partir das obras Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salve o cinema (Salam cinema, 1995, Mohsen Makhmalbaf), Tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) e O espelho (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Com base na antropologia da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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6. O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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7. Direção de arte em cinema : O exemplo de fogo (2009), de Hique Montanari
Esta monografia tem como objetivo analisar a direção de arte em cinema com o exemplo do curta Fogo (2009), de Hique Montanari. Busca-se compreender como funciona a execução da produção da arte de um filme, desde o roteiro até o resultado final, e como é o trabalho do diretor de arte em uma produção Para tanto, passaremos pela história da direção
Publicado em: 2011
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8. Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos / Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Ale
Publicado em: 2010
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9. A geography of the cinema: urban images / Uma geografia do cinema: imagens do urbano
A presente pesquisa constitui uma análise sobre o Cinema a partir de um olhar geográfico, ou seja, identificando a maneira como o Cinema constrói a espacialidade de suas imagens e averiguando seus porquês, que estão vinculados à discussão de aspectos da experiência espacial do urbano na modernidade. Para tal feito, alguns filmes de diferentes épocas
Publicado em: 2008
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10. Cabra marcado para morrer: mosaico de fragmentos no documentário de Eduardo Coutinho
O objeto deste estudo é o documentário brasileiro "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, do qual serão analisados os elementos constitutivos, que se apresentam em forma de fragmentos recuperação da memória dos personagens, cenas remanescentes do primeiro projeto que fora interrompido pela Ditadura Militar, depoimentos, imagens de arquivo, ma
Publicado em: 2008
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11. Uma dádiva da Bibliotheca Pública Pelotense aos seus leitores de um palmo e meio: a Seção Infantil Erico Verissimo (1945-1958)
Esta dissertação faz uma análise da história da Seção Infantil Erico Verissimo da Bibliotheca Pública Pelotense entre os anos de 1945 e 1958. A Seção Infantil fundada em maio de 1946 atendeu a crianças de escolas públicas e particulares de Pelotas durante mais de 50 anos até ser desativada e transformada em espaço infanto-juvenil pela direção
Publicado em: 2008
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12. O imaginário do produtor cinematográfico do tipo comunicativo : um estudo do espaço audiovisual do Brasil
Esta pesquisa pretende estudar a produção cinematográfica no Brasil e seu protagonista, o produtor. Com um embasamento teórico que compreende o cinema como um elemento social e coloca em destaque o imaginário, por esse ser o cimento das relações sociais, realizamos um estudo sobre o espaço audiovisual brasileiro e a atuação dos produtores do tipo c
Publicado em: 2007