Cinema Novo Alemao
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. ABAIXO DA SUPERFÍCIE: Adorno e o cinema reconsiderado
RESUMO O artigo discute a análise que Adorno faz do cinema em momentos diversos de sua obra. Apresenta um texto pouco discutido que ele escreveu com o compositor Hanns Eisler, quando ambos viviam em Los Angeles, e que tem como tema central a presença da música no cinema. Ademais, demonstra como alguns ensaios de Adorno dos anos 1960 procuram reconsiderar
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 05/09/2019
-
2. O sertão virou rio e o rio virou sertão: um cineasta alemão e o Cinema Novo brasileiro
Resumo O cineasta alemão Werner Herzog (1942) realizou filmagens na Amazônia durante os anos 1970 em busca de paisagens antes nunca vistas, direcionando seu foco para as ‘margens da civilização’, conforme prescrevera anos antes o diretor brasileiro Glauber Rocha, um dos ícones do Cinema Novo brasileiro. Buscaremos analisar, neste artigo, as marcas d
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2018-04
-
3. Crônica de Anna Magdalena Bach: amor, trabalho e morte no cinema de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub.
resumo Este artigo analisa o filme Crônica de Anna Magdalena Bach (1968), de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, de modo a mostrar como, analogamente, ao tratar de modos de produção artística, desmitifica-se o gênio de Johann Sebastian Bach, contextualizando sua obra na ordem eclesiástica do século XVIII, e se faz uma crítica dos preceitos do Autor
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
4. As espirais dos arquivos: Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas1
Resumo O artigo apresenta, descreve e analisa o roteiro do filme Lento retorno, de Wim Wenders, que foi escrito em 1982 e nunca foi filmado. A obra é a adaptação homônima de uma tetralogia escrita por Peter Handke e representa uma guinada numa estética das paisagens, tanto na obra daquele cineasta alemão como na do escritor austríaco. Do roteiro, reti
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
5. Mediale formen des Faust : von der mündlich tradierten legende zum film
Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre os media - a imprensa, a fotografia, o filme, a Internet - e a literatura, focalizando especificamente as diversas formas que a matéria Fausto assumiu durante nos últimos 500 anos e suas inter-relações com as outras áreas sociais. Parte-se da convicção que estes medias exercem um pape
Publicado em: 2009