Cinema Mudo
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. The tramp : Chales Chaplin s life story and work / Carlitos : história de vida e obra de Chales Chaplin
Esta dissertação percorre a trajetória de vida do célebre ator e cineasta inglês Charles Spencer Chaplin (1889-1977), o imaginativo criador de Carlitos, cuja graça e lirismo marcaram fortemente a arte do século XX. Sua obra ridiculariza os padrões culturais da sociedade estabelecida através das aventuras do Tramp, o errante marginalizado que permane
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
2. A evolução das salas de cinema na cidade de São Paulo: um estudo das mudanças na forma organizacional
As novas tecnologias, principalmente as baseadas em processos digitais, estão revolucionando o mundo em diversos aspectos. A mudança tecnológica é uma das mais profundas forças que moldam a natureza e a intensidade da competição, promovendo a entrada de novos competidores e a eliminação de antigos, além de afetar, até mesmo, a indústria do entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
-
3. Tecnologia e media óticos em Franz Kafka
Desviando das interpretações tradicionais da obra de Franz Kafka que a tratam sob o aspecto do labirinto, caos, absurdo e burocracia, este trabalho propõe analisar os influxos da tecnologia e media óticos tanto em seus textos biográficos quanto ficcionais. Referente à tecnologia, será trabalhado o aspecto da vida profissional de Kafka, que regularment
Publicado em: 2010
-
4. Mediale formen des Faust : von der mündlich tradierten legende zum film
Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre os media - a imprensa, a fotografia, o filme, a Internet - e a literatura, focalizando especificamente as diversas formas que a matéria Fausto assumiu durante nos últimos 500 anos e suas inter-relações com as outras áreas sociais. Parte-se da convicção que estes medias exercem um pape
Publicado em: 2009
-
5. Tradição letrada e cinema mudo: em torno de algumas crônicas mexicanas de começos do século XX
Durante o período em que o cinema surge e se desenvolve como espetáculo mudo, a reflexão acerca de suas as relações com a escrita e, em um sentido mais amplo, com a linguagem verbal, organiza-se basicamente em torno a três eixos: graus de afinidade ou discrepância existentes entre os gêneros literários utilizados como fonte e os atributos da imagem
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2008-12
-
6. Limite: o poema em filme
Limite: o poema em filme se propõe a investigar quais as relações entre a poesia no cinema e na literatura a partir do filme Limite (1931), de Mário Peixoto. O que faz com que um filme possa ser considerado um poema? Quais os antecedentes, dentre os elementos que compõem o fenômeno poético, que permitem que ele se expresse não apenas em palavras, mas
Publicado em: 2008
-
7. Limite de alerta! Ficção cientifica em atmosfera rarefeita : uma introdução ao estudo da FC no cinema brasileiro e em algumas cinematografias off-Hollywood / Alert limit! Science fiction in rarefied atmosphere : an introduction to the study of SF in the brazilian cinema and some off-Hollywood filmographies
A Ficção Científica no Brasil: Um planeta quase desabitado. Esse é o título de um artigo do crítico e escritor Fausto Cunha, referente à literatura de ficção científica, mas que poderia ser aplicado também à análise do gênero no cinema brasileiro. Na Europa, nos EUA e no Japão, o cinema de ficção científica encontra terreno fértil. Sua rel
Publicado em: 2007
-
8. A dimensÃo grÃfica do cinema: uma proposta de classificaÃÃo de suas configuraÃÃes
Depois que o cinema deixou de ser mudo, os filmes tiveram a oportunidade de incorporar apenas imagens e sons. Entretanto, palavras e outros elementos grÃficos nÃo sà permaneceram nos filmes, como sua utilizaÃÃo foi ampliada como matÃria de expressÃo cinematogrÃfica. à bastante difÃcil encontrar um filme que nÃo coloque em operaÃÃo elementos grÃ
Publicado em: 2006
-
9. O registro inicial do documentário mineiro: Igino Bonfioli e Aristides Junqueira
Neste trabalho o universo é o documentário no cinema mudo, o tema é o ineditismo do documentário de Igino Bonfioli e Aristides Junqueira, contemporâneos na atuação cinematográfica. Ao buscar informação sobre eles, abordouse um aspecto específico do documentário, estudo da linguagem histórica no cinema foi feito um inventário inicial das informa
Publicado em: 2005
-
10. A commedia dell'arte e sua reoperacionalização
Análise da commedia dell'arte a partir de uma perspectiva histórico-crítica, enfatizando-se as várias maneiras de sua apropriação no século XX. Partindo de elementos da commedia dell'arte, serão ressaltados os temas da migração do teatro de praça para o teatro fechado e a ampliação do modelo da commedia dell'arte para outras formas artísticas d
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2001