Cinema E Historia Brasil
Mostrando 1-12 de 112 artigos, teses e dissertações.
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1. CINEMA, IDEOLOGIA E INCONSCIENTE: COLIN MACCABE, STEPHEN HEATH E A SCREEN THEORY
Resumo Abordagens do funcionamento da ideologia, da discursividade e da subjetividade foram desenvolvidas e convergiram nos estudos cinematográficos nos anos 1970, na França e na Grã-Bretanha. Tais desenvolvimentos e convergência sucederam com o engajamento político de intelectuais, a partir da influência de Louis Althusser e Jacques Lacan. Esta retros
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2021-08
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2. Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens a
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
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3. Experiência estética no debate do filme Lakay numa universidade brasileira
Resumo Em agosto de 2016, foi promovido um cinedebate pelo GRUDES (grupo de pesquisa em cinema e audiovisual da Universidade Tuiuti do Paraná) sobre o filme Lakay, dos cineastas Jéssica Frazão e Matheus Paladino (2016). O filme relata a vida dos imigrantes haitianos no sul do Brasil e nesse evento estavam presentes alunos de graduação da Universidade Tu
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
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4. O cinema silencioso e o som no Brasil (1894-1920)
Resumo O cinema silencioso recorreu ao som desde o princípio. Porém, malgrado a relevância da conexão dessas duas esferas, apenas recentemente estudiosos estrangeiros se debruçaram sobre os usos que o cinema silencioso fez do som. No Brasil, pesquisas neste âmbito ainda tateiam. Este artigo pretende recuperar os usos que o cinema silencioso fez do som
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
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5. Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
Este livro se destina a todos(as) que se interessam por conhecer um tipo raro de cinema feito no Brasil: os filmes de contato. Seus realizadores se dedicam a filmar durante um extenso período de tempo uma das experiências mais devastadoras ainda nos dias de hoje em andamento no território brasileiro: o contato entre a sociedade nacional e os povos que aqui vivem originariamente. Adrian Cowell, Vincent Carelli e Andrea Tonacci captam os inúmeros sentidos desse encontro, indagando a história – suas catástrofes e suas aberturas –, no mesmo momento em que abrem novos caminhos para o cinema.
Autor(es): Alvarenga, Clarisse
EDUFBA. Publicado em: 2017
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6. Historiografia audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes
Resumo Este artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Historiografia Audiovisual (UFJF), que tem como foco o estudo de filmes que apresentem como tema o próprio cinema. Nosso percurso tem início com a pesquisa em andamento “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”; em seguida, estabeleço relações entre o meu trabalho como
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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7. A guerra gaúcha: o Cinema argentino no Brasil (1935 - 1945)
Resumo Esse artigo aborda a circulação da produção cinematográfica argentina no mercado brasileiro entre 1935 e 1945 objetivando mapear quais filmes foram exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, sua repercussão na imprensa, como os produtores portenhos buscaram comercializar suas películas e as dificuldades encontradas por eles. A pesquisa tem com
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-04
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8. Humberto Mauro e o cinema como construção da memória
Em Humberto Mauro, Cinema, História, dois filmes de Humberto Mauro são analisados e articulados com o contexto histórico em que foram realizados. Dessa forma, é exposta a relação entre arte, cultura e poder no Brasil e, mais especificamente, de que maneira se dá a monumentalização do passado por meio de uma iconografia que tem por fim se tornar a pr
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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9. Suicidas e foliões: chanchada, carnavalização e realismo no filme Tudo azul, de Moacyr Fenelon (1951)
O filme Tudo azul (1951), dirigido por Moacyr Fenelon, foi um dos momentos do projeto de um cinema nacional-popular, apoiado por realizadores de esquerda, na tentativa de articular crítica social e diversão. Ao narrar a angústia do "pequeno funcionário" Ananias, compositor inédito e pai de vários filhos que trabalha em uma companhia de seguros mas sonh
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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10. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
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11. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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12. Divergent imagery, historic \"conciliation\": memory, melodrama and documentary in the movies Four days in September and Hércules 56 / Imagens divergentes, \"conciliação\" histórica: memória, melodrama e documentário nos filmes O que é isso, companheiro: E Hércules 56
O melodrama histórico O que é isso, companheiro? (Bruno Barreto, 1997) e o documentário Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) adotam gêneros cinematográficos distintos para representar uma das mais importantes ações da luta armada durante o regime autoritário no Brasil (1964-1985): o sequestro do embaixador dos EUA, Charles Elbrick, promovido por MR-8 e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012