Cinema Documental
Mostrando 13-24 de 43 artigos, teses e dissertações.
-
13. Falos, de nós para vocês : uma interface entre a imagem eletrônica e o acontecimento teatral
A pesquisa busca estudar a relação criativa entre o diretor e os atores do grupo Falos e Stercus na construção do espetáculo Hybris, sob a perspectiva da performance e do teatro ambientalista, a partir de um processo de criação cinematográfico documental, que vai abordar as influências recíprocas entre elenco e direção na Trupe, como manifestaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
14. A construção biográfica no documentário cinematográfico: uma análise de Nelson Freire, Vinicius e Cartola Música para os olhos
A última década do século XX registra a revalorização da memória individual e coletiva, fenômeno identificado, particularmente, pelo resgate de temas e personagens de importância histórica, política e artística, por meio da literatura, do cinema e da música. Nesse cenário, destaca-se a intensa produção de documentários biográficos, no Brasil
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2010
-
15. O cinema estético-ideológico da Unidad Popular no contexto do Nuevo Cine Latinoamericano / El cine estético-ideológico de la Unidad Popular en el contexto del Nuevo Cine Latinoamericano
Este trabajo tiene como objetivo investigar el desarrollo cinematográfico ocurrido durante la Unidad Popular y cuales son los principales elementos ideológicos y estéticos que resultaron en el proceso creativo de este Cine específicamente, para tratar de establecer posibles diálogos entre él y el Nuevo Cine Latinoamericano: las influencias formales y e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
-
16. Cinema e propaganda : as múltiplas construções de Lula em Peões (2004) e Entreatos (2004)
A proposta deste trabalho é compreender como os elementos de propaganda política são apresentados no cinema, a partir da análise dos filmes documentários Entreatos (João Moreira Salles, 2004) e Peões (Eduardo Coutinho, 2004). Para dar conta da proposta, trabalhou-se com os conceitos pesquisados pelos autores Leif Furhammar e Folke Isaksson, publicados
Publicado em: 2010
-
17. Vidas secas: relationship between the novel of Graciliano Ramos and the movie of Nelson Pereira dos Santos. / Vidas secas: relações intersemióticas entre o romance de Graciliano Ramos e o filme de Nelson Pereira dos Santos.
A presente dissertação de mestrado visa analisar as obras homônimas Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938) e Nelson Pereira dos Santos (1963), à luz das teorias contemporâneas a respeito das adaptações cinematográficas. Usando como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, objetiva fazer as interligações entre as duas obras, a partir de
Publicado em: 2010
-
18. A formação estética no curso de gastronomia: a relevância da utilização de filmes nos procedimentos pedagógicos / The training course in aesthetics of gastronomy: the relevance of the use of films in teaching procedures
The objective of this work is to reflection the relevance of cinema in the professional and human training of students in the course of gastronomy. The work is developed by analyzing social and human phenomena, which is necessary for the aesthetical training in the Course of Gastronomy. In order to accomplish this study, theoretical references were searched:
Publicado em: 2010
-
19. Psicanálise e cinema : a subjetividade contemporânea nas fabulações da cultura
O presente trabalho tem como objetivos desenvolver, através da relação mútua entre a subjetividade do sujeito contemporâneo e a obra cinematográfica, questionamentos sobre o sujeito, a sociedade e os sintomas da cultura. Para tal, desenvolve uma pesquisa bibliográfica sobre a história e os conceitos psicanalíticos em Freud e Lacan. Introduz um breve
Publicado em: 2009
-
20. Documentario e performance : modos de a pesonagem marcar presença no cinema de Eduardo Coutinho / Documentary and performance : ways of the character to mark presence in Eduardo Coutinho s cinema
Foi investigada a transformação de pessoas comuns em personagens do documentário de Eduardo Coutinho, a partir dos dispositivos de filmagem e de montagem dos filmes do diretor. A hipótese trabalhada é a de que Coutinho formatou um estilo de fazer e pensar cinema documental, criando uma personagem peculiar para o seu cinema, semelhante ao performer da ar
Publicado em: 2009
-
21. Apparatus-documentary and video-letters : approximations / Documentario-dispositivo e video-cartas : aproximações
This dissertation investigates the similarities between the concept of "devicedocumentary" and some experiences with "video-letters"; in other words, it seeks to understand the process in which the exchange of videographic messages between people - transformed into characters by and in the film (considering that the documentarist can become one of them) - ma
Publicado em: 2009
-
22. Crianças na tela: formas de abuso da infância no cinema nacional contemporâneo
Uma significativa parcela de crianças tem seu cotidiano permeado por várias formas de abusos como maus tratos, tortura e violência. O contexto da sociedade brasileira apresenta estatísticas ou relatórios realizados por diversas instituições de índices que confirmam esta afirmação: a exploração do trabalho infantil; o crescente abuso e violência
Publicado em: 2009
-
23. Globo-Shell Especial and Globo Reporter : the images of documentaries in Brazilian television / Globo-Shell Especial e Globo Reporter (1971-1983) : as imagens documentarias na televisão brasileira
Este trabalho busca identificar as condições internas e externas à Rede Globo de Televisão que permitiram o surgimento dos programas Globo-Shell Especial e Globo Repórter e discutir a influência da linguagem e da estética do Cinema Novo no documentário televisivo. O Globo-Shell Especial foi criado em 1971 e, em 1973, foi substituído pelo Globo Repó
Publicado em: 2009
-
24. Um outro cinema - cinema documentário e memória / Um outro cinema - cinema documentário e memória
The dissertation has as proposal a reflection on the process of to do a film documentary, starting from my reflections as director. The text has as theoretical and practical mark the memory in the proposition in a form documental. I leave of literary concepts about the memory subsidized with photographic references in the creation of the content of the docum
Publicado em: 2008