Cinema Brasil
Mostrando 13-24 de 335 artigos, teses e dissertações.
-
13. O filme curto na democracia brasileira
Resumo Trata-se de um balanço do cinema independente no período de construção da democracia no Brasil, 1985 a 2016. Um recorte temporal com filmes que retratam um projeto democrático de emergência de identidades apagadas no cinema nacional. O lugar do negro, das mulheres, dos pobres assumiu um estatuto tensionado nesse novo contexto. O dia em que Doriv
Alea. Publicado em: 2020-08
-
14. O jovem Berman e o romantismo alemã
Resumo Trata-se de um balanço do cinema independente no período de construção da democracia no Brasil, 1985 a 2016. Um recorte temporal com filmes que retratam um projeto democrático de emergência de identidades apagadas no cinema nacional. O lugar do negro, das mulheres, dos pobres assumiu um estatuto tensionado nesse novo contexto. O dia em que Doriv
Alea. Publicado em: 2020-08
-
15. Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010)
Resumo De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas sete para que, a partir de entrevistas semiestruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam essas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentári
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-05
-
16. Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc
A pretexto de nos falar sobre cinema, Makota Valdina, professora militante e religiosa da Bahia, nos legou essa lição de vida em uma das sessões do CachoeiraDoc, o festival de documentários de Cachoeira cuja memória de ação e reflexão compõem esta obra. Desaguar em cinema, por meio de um ajuntamento de vozes diversas de pesquisadoras(es), cineastas e ativistas, em abordagens multidisciplinares, tenta dar vazão ao fértil movimento do documentário brasileiro contemporâneo que nutriu e foi nutrido pelo festival pioneiro no gênero Norte-Nordeste no Brasil. Trata-se de um festival – e de um livro – dedicado ao cinema impregnado pela vida.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2020
-
17. O encontro com Makota Valdina
Parte do livro:Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc
Autor(es): Brasil, André; Guimarães, César
EDUFBA. Publicado em: 2020
-
18. Análise arqueológica do discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil no período de 1910 a 1930
Resumo Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o nexo pedagógico entre o cinema e a educação no Brasil nas três primeiras décadas do século XX. Para tanto, recorreu à análise arqueológica do discurso como ferramenta teórico-metodológica viável para a pesquisa. No curso investigativo foram analisados text
Pro-Posições. Publicado em: 16/09/2019
-
19. O cinema educativo de Humberto Mauro: análise do filme Cantos de Trabalho
Resumo O filme Cantos de Trabalho, de 1955, é um dos curtas-metragens da série Brasilianas, dirigida por Humberto Mauro no Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) entre 1945 e 1956. Analisando-o segundo os pressupostos teóricos da Sociologia da Arte e do Cinema, foi possível estabelecer relações entre a construção visual e os valores da época,
Pro-Posições. Publicado em: 16/09/2019
-
20. Aspectos da participação social e a percepção da vizinhança: ELSI-Brasil
RESUMO OBJETIVO Determinar o impacto do entorno físico e social da vizinhança, que se apresentam como facilitadores ou barreiras, para a participação social de adultos mais velhos brasileiros. MÉTODOS O estudo foi conduzido em amostra probabilística representativa da população brasileira, residente em áreas urbanas, com 50 anos ou mais de idade
Rev. Saúde Pública. Publicado em: 25/10/2018
-
21. Cartografias das margens: estudos sobre a produção experimental dos cinemas argentino e brasileiro
RESUMO Entre o final da década de 1960 e o início da década seguinte, diversos filmes produzidos por jovens cineastas na Argentina e no Brasil radicalizaram a ruptura com a linguagem narrativa clássica e com as estruturas de produção e distribuição, sendo por isso nomeados como Cinema Underground (Argentina) ou Marginal (Brasil). Pouco vistos na épo
Alea. Publicado em: 2018-08
-
22. Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens a
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
-
23. Podem os personagens secundários falar? posição feminina no documentário autobiográfico face à memória da ditadura militar no Brasil
RESUMO Diante do campo da autobiografia e de seu cruzamento com o cinema, no contexto da experiência legada pela ditadura civil-militar brasileira, este artigo pretende investigar certos modos políticos de enunciação e subjetivação, aqui postos em cena pelos documentários autobiográficos “Os dias com ele” (Brasil, 2012), de Maria Clara Escobar, e
Alea. Publicado em: 2018-08
-
24. Experiência estética no debate do filme Lakay numa universidade brasileira
Resumo Em agosto de 2016, foi promovido um cinedebate pelo GRUDES (grupo de pesquisa em cinema e audiovisual da Universidade Tuiuti do Paraná) sobre o filme Lakay, dos cineastas Jéssica Frazão e Matheus Paladino (2016). O filme relata a vida dos imigrantes haitianos no sul do Brasil e nesse evento estavam presentes alunos de graduação da Universidade Tu
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08