Cinema Amador
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. Matizes da cultura jovem: imagens e imaginários em torno do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla
Resumo Em 1965, o Jornal do Brasil organizou a primeira edição do Festival de Cinema Amador, no Rio de Janeiro, Brasil. Entre 1965 e 1970, o festival agregou a produção de cineastas em início de carreira e diletantes ao redor do país. Fruto de intensas transformações ocorridas no cenário cultural carioca, imprensa e cinema tiveram centralidade na fo
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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2. Lágrima-Pantera, a míssil: cinema Subterrânia.
Resumo Propõe-se discutir o contexto específico da realização e analisar sequências do filme Lágrima-Pantera, a míssil, de Júlio Bressane, buscando-se compreender a importância da parceria e do trabalho pregresso de Hélio Oiticica em sua ideação e realização. Observa-se que esse intercâmbio é atravessado por um interesse comum pelo cinema ama
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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3. Filmes domésticos : uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira, o maior arquivo de filmes do Brasil, há anos armazena, cataloga e conserva uma parcela de filmes brasileiros que chegou até o nosso tempo. Para que a preservação de um filme seja realizada de forma plena, no entanto, é necessário que ele possa existir para além do arquivo e que possa ser acessado pelo público geral e pelo pú
Publicado em: 2010
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4. Filme sertanejo : o cinema amador sul-mato-grossense
Esta dissertação tem como objetivo analisar seis filmes amadores produzidos em Mato Grosso do Sul, que se apropriam de elementos cultura cinematográfica estadunidense e ressignificam localmente como uma resposta popular à contínua recepção de produtos e modelos culturais importados. A opção metodológica deste projeto é pela análise crítica, cult
Publicado em: 2009
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5. Das primeiras experiências ao fenômeno Zé do Caixão: um estudo sobre o modo de produção e a recepção dos filmes de José Mojica Marins entre 1953 e 1967 / Das primeiras experiências ao fenômeno Zé do Caixão: um estudo sobre o modo de produção e a recepção dos filmes de José Mojica Marins entre 1953 e 1967
The objective of this study is to analyze José Mojica Marins excursion into cinema, as well as the process by which the director and his character Zé do Caixão have become culturally relevant through strong media promotion. In order to do so, we focus on the study of the mode of production and the reception of the authors four feature movies A Sina do Ave
Publicado em: 2008
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6. Etnografias de si: a emergência dos filmes pessoais / Ethnographies of the self: the emergence of personal films
Ao enfocar o filme de família no contexto da produção pós-moderna, esta dissertação tem por intenção debater a questão da autenticidade, bem como o processo de legitimação cultural de sub-gêneros fílmicos afins surgidos na década de 60, como o filme diário e o filme pessoal. A proliferação deste tipo de produção uma espécie de meio-termo
Publicado em: 2006