Cineastas
Mostrando 1-12 de 91 artigos, teses e dissertações.
-
1. De escritores e cineastas: o mito da vocação cultural cataguasense
RESUMO Este trabalho versa sobre os atravessamentos do modernismo na construção da identidade no município de Cataguases, situado na Zona da Mata (MG). A memória acionada por narrativas que amplificam feitos históricos sugere um tipo especial de função urbana conectada ao modernismo, da revista Verde e ao Ciclo de Cataguases (Humberto Mauro). Enquanto
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
-
2. Estratégias de ressignificação no cinema de found footage feito por mulheres
RESUMO Neste artigo, propomos o levantamento e análise da prática do found footage na obra de cineastas e artistas mulheres. Aproximamos os estudos de found footage aos estudos de gênero através da ideia de ressignificação presente na obra de Judith Butler, para quem as identidades de gênero são construídas socialmente por meio da repetição de ide
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
-
3. O CINEMA INDÍGENA NO BRASIL E NO CANADÁ TECENDO CULTURAS: TOPAWA (2019) E WABAN-AKI: PEOPLE FROM WHERE THE SUN RISES (2007)
Resumo Partindo de uma breve exposição sobre o cinema indígena, este artigo aborda duas produções, uma brasileira e outra canadense. No documentário Topawa (2020), um coletivo de cineastas do povo Parakanã, da região amazônica no Brasil, apresenta o trabalho de produção artesanal de redes. No documentário Waban-aki: People from Where the Sun Rise
Ilha do Desterro. Publicado em: 2022
-
4. O TURISMO CINEMATOGRÁFICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA FILME EM MINAS: A VISÃO DOS CINEASTAS ACERCA DA SINERGIA TURISMO-CINEMA
Resumo: Este artigo se debruça sobre o Programa Filme em Minas, desenvolvido pela atual Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e se inscreve no campo denominado de turismo cinematográfico. Algumas perguntas guiaram a pesquisa: os longas-metragens apoiados por essa política pública cultural contribuem para divulgar as localidades minei
Turismo: Visão e Ação. Publicado em: 2022
-
5. Novas formas de visibilidade: representações de gênero e raça no audiovisual em Goiás
Resumo Embora no cinema brasileiro ainda predomine um ponto de vista branco e masculino, da produção de curtas-metragens em contextos regionais tem surgido diferentes vozes e perspectivas. Exemplo disso é a atuação de três jovens cineastas negros em Goiás: Vanessa Goveia, Tothi Cardoso e Raphael Gustavo da Silva e seus respectivos curtas (Viúva Negra
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
-
6. Matizes da cultura jovem: imagens e imaginários em torno do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla
Resumo Em 1965, o Jornal do Brasil organizou a primeira edição do Festival de Cinema Amador, no Rio de Janeiro, Brasil. Entre 1965 e 1970, o festival agregou a produção de cineastas em início de carreira e diletantes ao redor do país. Fruto de intensas transformações ocorridas no cenário cultural carioca, imprensa e cinema tiveram centralidade na fo
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
-
7. A INSURREIÇÃO DA IMAGEM OU QUANDO O CINEMA VISITA RAOUL UBAC
RESUMO A história das imagens no cinema e na fotografia é inscrita sobre uma base material comum coordenada pelos instrumentos de criação da fotografia. Mesmo compartilhando substratos equivalentes, seus processos artísticos não poderiam ser mais dessemelhantes. Neste artigo, colocaremos em evidência algumas iniciativas de cineastas-artesãs que estre
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
-
8. Doença de Creutzfeldt-Jakob esporádica rapidamente progressiva: variante Heidenhain isolada ou PRES combinada?
RESUMO A história das imagens no cinema e na fotografia é inscrita sobre uma base material comum coordenada pelos instrumentos de criação da fotografia. Mesmo compartilhando substratos equivalentes, seus processos artísticos não poderiam ser mais dessemelhantes. Neste artigo, colocaremos em evidência algumas iniciativas de cineastas-artesãs que estre
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2021-04
-
9. Brasília contemporânea: ambiguidades e contradições da cidade vistas pelas lentes do cinema
Brasília é reconhecida tanto pela excepcionalidade de sua arquitetura modernista e de seu urbanismo como pela segregação socioeconômica representada pelas cidades-satélite. Sua área metropolitana conta com mais de três milhões de habitantes, sendo que 90% dessa população habita fora dos limites da cidade planejada. Essa ambiguidade é evidente no
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
-
10. Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010)
Resumo De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas sete para que, a partir de entrevistas semiestruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam essas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentári
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-05
-
11. A utopia do livro-monumento: contaminações entre fotografia, cinema, escrita e imprensa na vanguarda russa reverberadas na teoria benjaminiana.
O seguinte artigo busca apresentar um recuo histórico com o intuito de compreender como a tradicional concepção de livro foi reformulada no período de vanguarda, especialmente a russa, a partir da incorporação da fotografia em sua estrutura. Nesse processo, privilegiaremos o estudo sobre as contaminações entre cinema, literatura, revistas e jornais i
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
-
12. Preservação de Acervos Fílmicos no Distrito Federal
Resumo Algumas reportagens relatam a perda de acervos fílmicos de pioneiros que filmaram a construção de Brasília, mostrando que não há conhecimento sobre os locais onde são armazenadas e preservadas estas produções. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é descrever como e onde é realizada a preservação de acervos fílmicos no DF, não só d
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-01