Chris Marker
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem - e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo - como processo de mediação entre elas e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman, para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas, cada uma à sua maneira, carregam vestígios da memóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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2. A Revolução Cubana nos documentários de Chris Marker
Nos anos 1960 a Revolução Cubana ocupou o centro do debate entre os intelectuais de esquerda na França. Por outro lado, o governo revolucionário convidou europeus para colaborar com o desenvolvimento de novas instituições, caso do ICAIC. Chris Marker, um dos convidados desse instituto, estabeleceu trocas com realizadores cubanos e montou dois document�
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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3. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
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4. Cinema e História: documentário de arquivo como lugar de memória
O artigo analisa a relação entre cinema e história considerando esse suporte como um 'lugar de memória'. Para isso, analisa-se o filme A Espiral (1975), dirigido por Chris Marker e Armand Mattelart, um documentário montado com materiais pesquisados em arquivos que se dedica a analisar a Unidade Popular no Chile. Após o golpe de Estado de 1973, seus rea
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2011-12
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5. Para além do movimento: Samuel Beckett, Chris Marker e Marcelo Mirisola
Nesta dissertação estuda-se a aproximação do cinema e da literatura através do estudo de suas construções temporais, tendo como conceito operacional a imagem-tempo, conceito criado a partir de estudos sobre o cinema realizados por Gilles Deleuze. Através da análise das obras A Última Gravação de Samuel Beckett, La Jetée de Chris Marker, e Joana
Publicado em: 2010
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6. Encontro com Eduardo Escorel
Encontro com o cineasta Eduardo Escorel, coordenador acadêmico da Pós-Graduação em Cinema Documentário da FGV. Apresentação sobre o surgimento e desenvolvimento do que hoje se conhece como cinema documentário e sobre as noções de 'documento' e de 'verdade' que são a ele associados. [Parte 1: Introdução, Sinos da Profundeza, Werner Herzog, Encen
Publicado em: 18/08/2009