Carnalidade
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1. O transcendental encarnado: Merleau-Ponty e a Nouvelle Ontologie
O fio condutor que perpassa o presente ensaio alinha o peculiar estatuto da problemática transcendental no horizonte aberto pela obra de Merleau-Ponty. Nessa direção, demarcaremos as linhas mestras desse novo discurso transcendental, isto é, sua inflexão ontologicamente decisiva enquanto crítica revisional das condições de todo conhecimento agenciada
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2011-06
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2. Filosofia e práxis na América Latina: contribuições à filosofia contemporânea a partir de E. Dussel / Philosophy and praxis in Latin America: contributions to the contemporary philosophy from E. Dussel.
O situar-se explicitamente em uma área de concentração que interfaceia Filosofia e Educação caracteriza esta tese, desenvolvida a partir de estudos bibliográficos, essencialmente teóricos e subsidiariamente históricos, tomando como prioritárias as fontes primárias, especialmente as obras filosóficas de Enrique Dussel e de outros filósofos europeu
Publicado em: 2010
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3. A carnalidade da reflexão: ipseidade e alteridade em Merleau-Ponty
Dans quel sens, le fait de circonscrire les notions dipséité et daltérité par le moyen de lexpérience de la carnalité devient-il légitime? Dans quelle mesure, le rôle de la perception, du propre corps, du langage, du temps, de la vision configurent un essai fondamental à cette circonscription ? Ce sont ces thèmes émergents que la présente recherc
Publicado em: 2007
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4. Na falha da gramática, a carne :: a pornografia em Hilda Hilst
Três são os desvios que encaminham a pesquisa, todos eles motivados pela leitura da obra de Hilda Hilst, mais especificamente, impulsionados pela análise da trilogia pornográfica. No primeiro momento da pesquisa, investiguei o fracasso da pornografia em sua relação com a cultura de massa a partir dos elementos presentes na própria obra da escritora. O
Publicado em: 2007
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5. Aspectos do feminino e masculino na arte de Ismael Nery
Ismael Nery, pintor e poeta modernista do início do século XX, cria um universo onde carnalidade e misticismo não se contrapõem. Escolhe a si próprio como objeto de sua obra numa atitude de transcendência à sua angústia, guardando uma profunda relação com a metáfora que se inicia no Maneirismo/Barroco e se verticaliza cada vez mais no Romantismo e
Cadernos Pagu. Publicado em: 2005-06