Caricature
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13. O humor: estudo à luz do direito de autor e da personalidade / L´humour: étude sous la lumière du droit d´auteur et de la personnalité.
A presente tese teve como objetivo estudar o humor e suas repercussões no âmbito do direito de autor e da personalidade, buscando especificar critérios para melhor conceituação de várias formas de atividades humorísticas e, também, para, quando estas entram em choque com o direito de autor e da personalidade, encontrar as soluções mais adequadas de
Publicado em: 2009
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14. Caricatura e reconhecimento de faces / Caricature and face recognition
A caricature is an exaggeration of distinctive facial features and is generally recognized just as well as an undistorted photograph of a face. Caricatures can be generated by exaggerating the differences between a face and a prototypical face (average face) and an anticaricature can be generated by reducing those differences. The aim of this study was to in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/01/2008
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15. The graphic fact: the graphic humour as journalistic genre. / O fato gráfico: o humor gráfico como gênero jornalístico
This research looks for references that specify the Graphic Humour as one of the ways with which the journalistic discourse is built. The issue is developed from the study of the use of the image since prehistory, when the man making forms into signs and elaborating their significances. The common thread of this work comes when sustaining that the image has
Publicado em: 2007
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16. As cores do traço : paternalismo, raça e identidade nacional na Semana Illustrada (1860-1876) / The colors of trace : paternalism, race and national identity in Semana Illustrada (1860-1876)
Este trabalho busca entender o modo pelo qual os escritores e desenhistas da Semana Illustrada, revista humorística que circulou no Rio de Janeiro entre os anos de 1860 e 1876, fizeram da publicação um meio de interagir com os debates sociais mais amplos do tempo. Através da análise dos artifícios literários que estruturavam sua narrativa, tenta mostr
Publicado em: 2007
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17. As representaÃÃes do caipira: o discurso da/na mÃsica sertaneja raiz / The caipira (countryside man) representations: the discourse from/in the root sertaneja (country) music
Caipira music, or the call root Sertaneja music, is heard and/or admired for a few people. This fact occurs due the crystallized image that the society, mainly in the urban zone, has of the countryside man, which it is still seen, in the present, as a caricature. This fact can be seen in the representation of the caipira Nerso da Capitinga in the TV program
Publicado em: 2007
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18. A revista no Brasil, o século XIX / The magazine in Brazil, 19th century
Este estudo investiga e analisa as publicações periódicas brasileiras criadas no século XIX e realiza um resgate histórico e panorâmico da trajetória da criação jornalística em revistas, do nascimento da imprensa no país até a virada para o século XX. Elaborado como uma grande reportagem, o trabalho acompanha o desenvolvimento histórico das rev
Publicado em: 2007
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19. A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE / CARICATURE: MICROCOSM OF THE ARTISTIC ISSUES IN MODERNITY
In this work, the relevance of caricature, both in modern literary and plastic discourses, is considered in two moments: during the first half of the XVIII century, in the interaction between William Hogarth and Henry Fielding, concurrent to the beginnings of the English novel, and in mid XIX century, when Charles Baudelaire, especially in his essay De l ess
Publicado em: 2006
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20. SETH: UM CAPÍTULO SINGULAR NA CARICATURA BRASILEIRA / SETH: THE SINGULAR CHAPTER IN A BRAZILIAN CARICATURE
O objetivo desta tese é o estudo da obra do desenhista Seth (1891-1949), um dos mais importantes caricaturistas brasileiros da primeira metade do século XX, percebendo sobretudo a singularidade de sua contribuição, no tocante a criação de personagens negros, e procurando um amplo levantamento documental, biográfico e artístico de sua carreira, buscan
Publicado em: 2006
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21. "Angelo Agostini or impressions of a trip from the court to the federal capital (1864-1910)" / "Angelo Agostini ou impressões de uma viagem da corte à capital federal (1864 - 1910)"
Este estudo procura investigar e interpretar a trajetória artística, jornalística, política e intelectual do caricaturista ítalo-brasileiro Angelo Agostini (1843-1910). Sua estréia profissional, em São Paulo, coincide com o início da Guerra do Paraguai, em 1864, e seus últimos trabalhos acontecem quando a República oligárquica está consolidada, e
Publicado em: 2006
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22. São Paulo aprende a rir: A imprensa humorística entre 1839-1876
Esta tese analisa relações entre imprensa, humor e vida social em São Paulo entre os anos 1839 e 1876. O estudo tem como eixo central o processo inicial de formação da imprensa de humor paulista, identifica como se constituíram os primeiros periódicos humorísticos,e busca problematizar a emergência de estilos e narrativas de humor em meio a processo
Publicado em: 2006
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23. Poeta do lapis : a trajetoria de Angelo Agostini no Brasil imperial - São Paulo e Rio de Janeiro - 1864-1888
Esta tese é uma biografia profissional do artista italiano Angelo Agostini (1843-1910) no Brasil entre os anos de 1864 e 1888. Conhecido como um dos principais nomes da imprensa ilustrada oitocentista, ele foi um importante colaborador em vários dos mais principais jornais de caricatura da segunda metade do século XIX, além de ter sido proprietário de s
Publicado em: 2005
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24. VI LOBATO, ATRAVÉS DE EMÍLIA: EMÍLIAS ILUSTRADAS PARA TRÊS FASES DE LOBATO / I SAW LOBATO THROUGH EMÍLIA: ILLUSTRATED EMÍLIAS FOR LOBATO`S THREE MOMENTS
Esta dissertação sugere um ponto de vista acerca da ilustração no livro infantil. Tem por objeto de análise as visões de ilustradores sobre uma mesma personagem e como esta pôde ser transformada nas mãos de cada autor de imagens. O objeto de estudo é Emília, personagem escolhida como ponto de partida para entender um pouco mais sobre o universo da
Publicado em: 2005