Canto Popular Brasileiro
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. The recognition of Brazilian samba de roda and reunion maloya as intangible cultural heritage of humanity
Este artigo apresenta uma análise comparativa do processo de patrimonialização, junto à UNESCO, de duas formas de música e dança afro-diaspóricas: o samba de roda, do Recôncavo baiano (área litorânea no estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil), e o maloya, da Ilha da Reunião (um ex-colônia francesa no Oceano Índico, cujo atual estatuto ju
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06
-
2. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro / From intention to interpretative gesture: semiotics analysis of the Brazilian popular singing
A canção popular brasileira, principal produto da nossa cultura midiática, vem obtendo reconhecimento nos meios acadêmicos nesses últimos anos, justificando o desenvolvimento de uma prática descritiva que se dedica a analisá-la: a Semiótica da Canção, desenvolvida por Luiz Tatit. Curiosamente, no entanto, o canto popular, principal veículo de mani
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
3. Desvantagem vocal no canto: análise do protocolo Índice de Desvantagem para o Canto Moderno - IDCM
OBJETIVO: Verificar a sensibilidade do protocolo italiano Modern Singing Handicap Index - MSHI, traduzido e culturalmente adaptado para o Português Brasileiro como Índice de Desvantagem para o Canto Moderno - IDCM, comparando os escores de coralistas amadores com e sem queixas vocais e de indivíduos não-cantores, de acordo com gênero, classificação vo
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-06
-
4. Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade. / Oh sons of the "black mum" of the sensalas: an education of the corporalidade of syncopated swinging of the body in the dramatic dances of Mário of Andrade.
Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ain
Publicado em: 2011
-
5. Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro / Dercy Gonçalves : a devious character of the brazilian theater
A presente pesquisa tem como objetivo o estudo da produção cênica de Dercy Gonçalves, uma das mais populares comediantes brasileiras. Estendendo-se do teatro de revista e de comédia para o cinema e a televisão e chegando depois de quase um século de atividades às mídias digitais como ícone de um tipo específico de humor, essa produção não foi a
Publicado em: 2009
-
6. Confluences of the past and of the present: the rescue of memory in the washer women s song / Confluências do passado e do presente: o resgate da memória em o canto das lavadeiras
O diálogo estabelecido entre as cantigas de amigo galaico-portuguesas e as cantigas entoadas pelo grupo formado pelo compositor e folclorista Carlos Farias e as Lavadeiras de Almenara. Laivos da cultura trovadoresca permanecem nos nossos dias, mesmo no Brasil, que não vivenciou a Idade Média, segundo os valores da tradição européia ocidental. O repert�
Publicado em: 2008
-
7. Configurações do trato vocal na fonação habitual e no canto popular
Objetivo: descrever as diferenças das configurações do trato vocal nas situações específicas de fonação habitual e de canto popular brasileiro, neste caso, considerando dois estilos distintos: bossa nova e samba. Método: Foi selecionada uma cantora do sexo feminino, de 33 anos de idade, cantora popular há 17 anos e professora de canto a 13 anos, tr
Publicado em: 2006