Canto Lirico
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. Drummond e Stella: experiências poéticas
RESUMO O objetivo deste estudo é examinar, no poema Da bomba que compõe Reamanhecer, segunda parte do livro Amanhecência (1974), de Stella Leonardos, as relações entre leitura/escritura no exercício metapoético de apropriação do poema A bomba, de Carlos Drummond de Andrade. Tal reescritura metapoética opera por meio do pensamento analógico, em que
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 15/04/2019
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2. Efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído com Tubo LaxVox® em cantores
RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído (ETVSO) com tubo LaxVox® em cantores. Método Participaram 23 cantores, estudantes de canto lírico, com idades entre 18 e 47 anos (média de 27,2 anos). Inicialmente, a coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário contendo os
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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3. Diferentes abordagens de ensino para projeção vocal no canto lírico
Resumo: Existem diversas concepções a respeito de como desenvolver a projeção da voz no canto lírico, embora o recurso seja corriqueiramente enfatizado na prática desse estilo. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar e analisar as principais formas de abordagem de ensino da projeção vocal no canto lírico, por professores atuantes nessa
Per musi. Publicado em: 2016-04
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4. Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
A consciência corporal é um pré-requisito imprescindível na manutenção da postura e na elaboração da gestualidade vocal e corporal para os cantores líricos. O objetivo desse estudo foi discutir sobre as relações entre signos posturais e vocais com a autoimagem em cantores líricos. Para tanto, foi realizada uma discussão semiológica baseada na F
Per musi. Publicado em: 2015-06
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5. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
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6. Expressividade na opinião de cantores líricos
Investigação sobre a opinião de cantores líricos em relação à expressividade na performance operística. MÉTODO: 50 cantores líricos (24 mulheres e 26 homens) citaram cinco palavras relacionadas à expressividade do cantor de ópera. RESULTADOS: a partir da frequência das repetições de palavras nas respostas dos cantores foram elaborados seis eix
Per musi. Publicado em: 2013-06
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7. Body posture, voice and self-image in opera singers / Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
O canto lírico é uma atividade que requer refinamento da coordenação motora, para obter controle da postura durante a emissão vocal, e consciência corporal para garantir harmonização dos gestos com a autoimagem. Muitas vezes, a dificuldade em promover ajustes na postura pode comprometer a qualidade e o controle da voz. Isto ocorre devido à estreita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/12/2012
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8. Análise das variações do vibrato de cantoras líricas em duas cadências musicais de caráter alegre e triste
Este trabalho descreveu possíveis padrões de vibrato atribuíveis aos caráteres triste e alegre, utilizando a análise espectral e o algoritmo de análise do espectro do tremor e vibrato na voz humana desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Física da UFMG, vislumbrando o reconhecimento da análise espectral como ferramenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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9. Índice de desvantagem vocal no canto clássico (IDCC) em cantores eruditos
TEMA: auto-avaliação da alteração vocal na qualidade de vida de cantores eruditos. OBJETIVO: verificar se a presença de queixa vocal em cantores eruditos produz desvantagem na qualidade de vida no que diz respeito ao uso da voz cantada e se tal desvantagem pode estar relacionada ao sexo, à idade, à classificação vocal ou ao tempo de canto. MÉTODO:
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Publicado em: 2010-09
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10. Benito Maresca: formation and professional trajectory / Benito Maresca: formação e trajetória profissional
O objetivo primeiro da pesquisa é o de investigar a formação musical, formal e não formal, e a evolução da carreira do cantor lírico e professor Benito Maresca. Para tanto, busquei caracterizar as dificuldades encontradas por Benito Maresca, ao empenhar-se em encontrar um professor que pudesse atender às suas necessidades, e o caminho trilhado na bus
Publicado em: 2009
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11. Voz do cantor lírico e coordenação motora: uma intervenção baseada em Piret e Béziers
OBJETIVO: Investigar os efeitos da aplicação de um Programa de Desenvolvimento da Coordenação Motora, baseado em Piret e Béziers, na voz do cantor lírico. MÉTODOS: Cinco cantores líricos profissionais executaram uma ária de ópera, de livre escolha, que foi filmada. Em seguida responderam a uma questão sobre a propriocepção ao cantar. Durante um
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2009
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12. Aspecto lírico-religioso das canções marianas: um estudo sobre as metáforas e metonímias que representam Maria
Este trabalho analisa o aspecto lírico-religioso de três canções marianas, recolhidas do Cancioneiro Popular do imigrante italiano na Região de Colonização Italiana e se propõe revelar, sob o aspecto das metáforas e das metonímias, a representação de Maria. Para tanto, este estudo dialoga com temas imprescindíveis para a obtenção de resultados
Publicado em: 2009