Cameras Cinematograficas
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. Tela e presença: o ator e a câmera na cena contemporânea
Esse estudo aborda algumas possibilidades da relação do ator com a câmera e as categorias de presença que identifico na cena contemporânea. Neste sentido, busco demonstrar a importância da presença cênica no espaço constituído a partir do encontro entre o tele/espectador e o ator/atriz. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida tendo como fundamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
2. The epistemiology, the documentary and the parrot : elements for the analysis of the documentaries of wild life / A epistemologia, o documentario e o papagaio : elementos para analise de documentarios da vida selvagem
Esta tese é uma reflexão sobre a possibilidade de se produzir documentários (cinema ou vídeo) perfeitamente fiéis e objetivos em relação à realidade que eles pretendem representar. O foco principal é o documentário de vida selvagem, que tem características específicas muito marcantes que o diferencia nitidamente dos demais tipos de documentários
Publicado em: 2009
-
3. Telenovela: o olhar capturado - construcao da triade telespectador, corpo e imagem
A presente pesquisa analisa a telenovela em seus aspectos voltados para a apresentação da imagem como item hegemônico na captação do olhar do telespectador. Opta-se pela compreensão da telenovela não no aspecto das narrativas cotidianas, mas sim tendo como base as narrativas imagéticas geradas por meio de corpos que se configuram como mediadores no p
Publicado em: 2006
-
4. THE FUTURE OF THE PAST: THE REPRESENTATIONS OF HISTORY IN BRAZILIAN MOVIES PRODUCED DURING THE MILITARY DICTATORSHIP / O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
A pesquisa aborda um conjunto de filmes sobre história produzidos entre 1968 e 1980. Através da análise dos filmes, defende-se que o cinema é capaz de plasmar representações variadas da história, não só através da diegese, mas principalmente da sintaxe cinematográfica. Busca-se compreender os motivos e intencionalidades da criação dessas obras e
Publicado em: 2005