Cabra Marcado Para Morrer
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Fronteiras entre meios e formas em Cabra marcado para morrer
Resumo O documentário Cabra marcado para morrer (1964-1984) apresenta uma combinação original de elementos oriundos da prática do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) que produziu o filme, da experiência televisiva do diretor na equipe do Globo Repórter e da prática dos cinemas diretos. Identificar nos fragmentos de
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
-
2. Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho
Resumo A cinematografia contemporânea de Eduardo Coutinho é marcada pela centralidade da entrevista como forma dramática e pelo registro do encontro presente entre o diretor e os sujeitos filmados. “Arte do presente”, na expressão de Consuelo Lins (2002), esse cinema abriga, entretanto, um projeto mais raro, mas muito denso, de escrita da história.
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
3. A primazia da palavra e o refúgio da memória : o cinema de Eduardo Coutinho / The primacy of word and the refuge of memory : the cinema of Eduardo Coutinho
Esta pesquisa investiga como a memória e a oralidade, categorias importantes nas Ciências Sociais e em outros domínios do saber, pontuam a práxis cinematográfica de Eduardo Coutinho (constituem sua matéria-prima basilar), a partir de seu procedimento mais recorrente - a entrevista. Para tanto, delimitamos como recorte analítico os seguintes filmes de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2012
-
4. Dispositivos interacionais : um estudo sobre os documentários de Eduardo Coutinho
Esta dissertação elabora um estudo de comunicação sobre cinco filmes do diretor e documentarista Eduardo Coutinho. Os documentários foram analisados com base na perspectiva da comunicação, compreendida como uma ação que gera interação. As análises elaboradas sobre os filmes Cabra Marcado para Morrer, Boca de Lixo, Santo Forte, Peões e O Fim e o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
-
5. Cabra marcado para morrer: mosaico de fragmentos no documentário de Eduardo Coutinho
O objeto deste estudo é o documentário brasileiro "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, do qual serão analisados os elementos constitutivos, que se apresentam em forma de fragmentos recuperação da memória dos personagens, cenas remanescentes do primeiro projeto que fora interrompido pela Ditadura Militar, depoimentos, imagens de arquivo, ma
Publicado em: 2008
-
6. MemÃria filmada : estudo do documentÃrio de Eduardo Coutinho como possibilidade de entrecruzamento entre as narrativas histÃrica e cinematogrÃfica
Studying history throught the cinema. Studying cinema throught the history. In the extract, we study how Eduardo Coutinhoâs cinema leads us to a reflexion about memory and the past, important themes for the history. How can these writings, historic and cinematographic, be crossed. How can the documentary cinema presents itself as a concept and what are the
Publicado em: 2008
-
7. Cinema e geografia : a idealização do rural
O presente trabalho tem por objetivo analisar duas películas fílmicas, que retratam os movimentos de resistência dos insurgentes da história brasileira. Os filmes analisados são “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha, produzido em 1969 e “Cabra Marcado Para Morrer”, (1964 – 1984) de Eduardo Coutinho. Ambas as pelícu
Publicado em: 2007
-
8. O sentido da polÃtica nos documentÃrios deEduardo Coutinho
Eduardo Coutinho à um dos mais importantes documentaristas brasileiros. Seus filmes - entre eles Cabra marcado pra morrer (1964-1984), EdifÃcio Master (2003) e O fim e o princÃpio (2005) - sÃo considerados por ele mesmo como um encontro, uma conversa, entre quem registra e quem à registrado. Neste trabalho, estudaremos como a forma que Coutinho aborda s
Publicado em: 2006
-
9. Man marked to die: from the man s history to the film s history / Cabra marcado para morrer : da historia do cabra a historia do filme
20 anos após o lançamento, o filme Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho levantou e continua levantando uma série de questões ligadas à cinematografia brasileira contemporânea, em termos de linguagem, história do cinema, história do país, e ainda à própria obra do cineasta que é hoje um dos mais representativos do Brasil. Por ter atuado
Publicado em: 2005
-
10. O espaço do real: a metalinguagem nos documentários de Eduardo Coutinho
O presente estudo tem como premissa a idéia de que a metalinguagem constitui o espaço do real nos documentários de Eduardo Coutinho. Como objeto de análise foram escolhidos os filmes Cabra marcado para morrer (1984), Santo forte (1999), Babilônia 2000 (2000) e Edifício Master (2002), nos quais são investigados os processos de pré-produção, produç�
Publicado em: 2003