Brazilian Art History
Mostrando 1-12 de 95 artigos, teses e dissertações.
-
1. Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
Resumo O trabalho trata da aplicabilidade da Lei 11.645/2008, que determina a inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da Educação Básica, preferencialmente nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. Objetiva averiguar a aplicabilidade dessa lei quanto à obrigatoriedade do ensino de Hi
Educ. Pesqui.. Publicado em: 20/01/2020
-
2. A igreja Matriz de Santa Luzia e seus retábulos
RESUMO A igreja Matriz de Santa Luzia, localizada na cidade mineira homônima, abriga em seu interior conjunto de retábulos que ainda não foram devidamente analisados pela historiografia da arte, apesar de se tratar de peças de significativa importância para o contexto da talha setecentista luso-brasileira. Diante das sombras que repousam sobre o tema, e
An. mus. paul.. Publicado em: 14/10/2019
-
3. A construção do nacional: Ricardo Severo e a Campanha de Arte Tradicional no Brasil (1910-1930)
Resumo A Campanha de Arte Tradicional no Brasil, promovida por Ricardo Severo da Fonseca e Costa (1869-1940) entre as décadas de 1910 e 1930, foi composta por projetos de arquitetura; artigos e entrevistas publicadas em periódicos como O Estado de S. Paulo, a Revista do Brasil e A Cigarra, além de conferências proferidas em instituições como o Institut
Varia hist.. Publicado em: 16/05/2019
-
4. Vitamin D status in a Brazilian cohort of adolescents and young adults with perinatally acquired human immunodeficiency virus infection
The purpose was to determine the prevalence and related factors of vitamin D (VitD) insufficiency in adolescents and young adults with perinatally acquired human immunodeficiency virus. A cohort of 65 patients (17.6 ± 2 years) at the Federal University of Rio de Janeiro, Brazil, were examined for pubertal development, nutrition, serum parathormone and serum
Mem. Inst. Oswaldo Cruz. Publicado em: 2016-02
-
5. Roland Barthes e a fotografia: a verdade da máscara
This courrent research is committed to an accompaniment of Roland Barthess reflections on photography, encompassing an arc of events ranging from Mythologies (1957) to The Camera Lucida (1980). More specifically, we focus on the abandonment by the last Barthes of the denunciation of photographic myths and the unexpected introduction of todays classic concept
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2012
-
6. A menina boba e a discoteca / The silly girl and the music library.
This dissertation proposes to analyze, interpret and highlight the performance of the musicologist Oneyda Alvarenga, as director of São Paulo Municipal Public Record Collection (current Oneyda Alvarenga Record Collection), bringing to light his profile of poet, musicologist and ethnologist, and of Mario de Andrade, as Director of the City Department of Cult
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
-
7. As imagens do sertão na literatura nacional: o projeto da modernização territorial brasileira a partir dos romances regionalistas da geração de 1930
Guided in the possible intersection between Art and Science more precisely, between Geography and Literature , this research aims to provide an analysis of how the idea of Sertão is discursively constructed along of the most representative opus of the Second Modernist Generations also known as the Generation of 1930 regionalist novels. Considering legitimat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/06/2012
-
8. Engordurando o Mundo: o corpo de Fernanda Magalhães e as poéticas da transgressão / Fattening the world: Fernanda Magalhãesbodies and the Poetics of Transgression
This research aims to analyze the artistic creation of visual artist Fernanda Magalhães (1962 -) from Paraná, Brazil, who contemplate the limits and potential of body representations in art, especially large bodies or plus size bodys. The series of works "The representation of naked fat woman in the photograph" is emphasized in intention to discuss and pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
-
9. Giz, caneta e pincel: Literatura e História da Arte nas aulas do professor Osman Lins / Chalk, pen and brush: literature and art history in teacher Osmar Lins\ s classes
Osman Lins, escritor pernambucano, em 1970, ao ser convidado a assumir a cadeira de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília (atual UNESP), propõe a seus alunos experiências didáticas inovadoras para a época. Dentre elas constou um curso extracurricular, de História da Arte. Tal curso, gravado em fitas cassetes pel
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/01/2012
-
10. Os salőes de arte contemporânea de Santo André : de 1968 a 1985
Esta pesquisa trata sobre o início dos Salões de Arte Contemporânea de Santo André, na região do Grande ABC em São Paulo quando foi concebido e no momento que o evento é inserido no calendário das Artes nacionalmente. Os Salões de Arte de Santo André colaboram com a construção da cena artística relevando a produção nacional e tornando-se um im
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2011
-
11. Trajetórias de Regina Vater: Por uma crítica feminista da arte brasileira / Trajectories of Regina Vater. For a feminist critique of Brazilian art.
A dissertação aqui presente procura cartografar a produção artística da brasileira Regina Vater, desde seu período de formação durante os anos 60 no Rio de Janeiro, até meados da década de 90, quando já fixara residência nos EUA. Vater é contemporânea de um período fértil da produção plástica nacional, tendo participado tanto dos pressupos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
-
12. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação / X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação
This essay examine the 10th São Paulo Biennial, from 1969, investigating it within a cultural and socio-political situation marked by arbitrariness of a dictatorship, the collective manifestations against injustices, and the social consciousness taking by artists and art critics. The study aims, therefore, broaden the discussion beyond the boycott that has
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/09/2011