Bienais De Arte
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. Curadoria, pedagogia e colaboração social / Curatorship, pedagogical and social colaboration
At the turn of the 21st century artists and curators in biennials and other international exhibitions are embracing collaborative and educational forms of artmaking and curatorship that both involve artists and non-artists, communities, schools and other social contexts. These initiatives create interdisciplinary encounters where the interconnections between
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2012
-
2. Bienais sem fronteiras?
Terá o mundo das artes se tornado poroso, aberto a todos os artistas, independentemente de suas origens - mesmo se vierem de lugares que Paris ou Nova York consideram os mais marginais?
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2012-11
-
3. Jacob Ruchti, a modernidade e a arquitetura paulista (1940-1970) / Jacob Ruchti, the modernity and architecture of São Paulo (1940-1970)
Jacob Ruchti, a modernidade e a arquitetura paulista (1940-1970) analisa individualmente, pela primeira vez, o envolvimento do personagem Jacob Ruchti no movimento estéticosócio- cultural paulista. Nascido na Suíça em 1917, Ruchti formou-se arquiteto pela Universidade Mackenzie em 1940. A abordagem destaca sua contribuição pioneira para a semeadura e c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2011
-
4. I Bienal Latino-Americana de São Paulo, Mitos e Magia: Em busca de identidade artístico-cultural / I Sao Paulo Latin-American Biennial, Myths and Magic: searching for a cultural-artistic identity
A presente dissertação de mestrado propõe-se a analisar o processo de criação da primeira e única edição da Bienal Latino-Americana de São Paulo, que teve como título-tema Mitos e Magia, realizada no período de 3 de novembro a 17 de dezembro de 1978, na cidade de São Paulo. Os registros remanescentes, deste acontecimento, testemunham a importânc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2011
-
5. VJEDU : vídeo jockey educativo em software interativo para o visitante de uma exposição de arte
Esta tese se constituiu a partir de um interesse sobre o campo da arte e da tecnologia. A arte, independente de seu suporte, é uma forma de expressão e de experimentação legítima da criação humana, explorando os limites de significação e ressignificação da vida, da produção de sentido e da constante maneira de inventar atributos, contaminados de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
6. Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira / Present in the museum: collection building processes of Brazilian contemporary art
A presente pesquisa analisa os processos de atualização de acervos de arte contemporânea brasileira em dez museus do país e as condições dessa prática na atual confi guração do sistema da arte. Como recurso de aprofundamento, examina mais detidamente os processos curatoriais ligados à formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
-
7. Um rio de muitas margens: sociabilidade, interações simbólicas e práticas de apropriação da arte
Esta pesquisa propõe como objeto de investigação as interações de sociabilidade entre participantes de um contexto de exposição de artes visuais do tipo Bienal, tendo como campo empírico a 6 Bienal de Artes Visuais do Mercosul, evento ocorrido em Porto Alegre-RS, de 1 de setembro a 18 de novembro de 2007. Amparado nas premissas conceituais da teoria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/01/2009
-
8. As Bienais de Artes Visuais do Mercosul : utopias & protagonismos em Porto Alegre (1997-2003)
Esta tese discorre sobre a Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Exposição de arte contemporânea que ocupa vários espaços expositivos e interfere na cidade de Porto Alegre através de intervenções na paisagem e, principalmente, cultural, social, artística e economicamente. Mais especificamente buscou-se a apresentação das relações de estado e merc
Publicado em: 2009
-
9. Curador e arquiteto em diálogo: os casos das Bienais Internacionais de Arte de São Paulo de 1981 e 1985 / Curator and architect in dialogue: the cases of the Bienal Internacional de Arte de Sao Paulo in 1981 and 1985
Esta dissertação tem como foco analisar, através de um viés crítico, o diálogo entre curadoria e arquitetura presenciado nas exposições de Arte Contemporânea, tomando como estudo de caso a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, à luz de suas expografias. Dentro do amplo contexto das Bienais é estabelecido um recorte que compreende as primeira
Publicado em: 2009
-
10. Entre olhares e leituras : uma abordagem da Bienal do Mercosul 1997-2003
Este trabalho examina as quatro primeiras edições da Bienal do Mercosul, ocorridas entre 1997 e 2003, tendo como referência principal o depoimento de artistas que participaram da mostra. Ao mesmo tempo, essa dissertação investiga o espaço histórico, onde o modelo expositivo bienal surge e desenvolve-se; o espaço transitório, próprio da proliferaç�
Publicado em: 2009
-
11. O empresariamento da cidade : Porto Alegre e o caso da Bienal do Mercosul
Este trabalho teve como objetivo investigar o papel da Bienal do Mercosul - uma exposição bianual de artes visuais realizada em Porto Alegre, com participação de países da região - como expressão do processo de empresariamento na administração urbana da cidade, de forma a dar uma contribuição para o entendimento do significado da exposição no bo
Publicado em: 2009
-
12. A imagem do artista e os diferentes públicos : um estudo de caso na 6ª Bienal do Mercosul
A imagem do artista e os diferentes públicos. Um estudo de caso na 6ª Bienal do Mercosul é uma pesquisa no campo da História, Teoria e Crítica de Arte que apresenta uma abordagem sociológica do estatuto do artista contemporâneo e visa analisar o quanto a construção e divulgação de uma “imagem” (entendida enquanto nome, conceito e reputação)
Publicado em: 2008