Bale Classico
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13. Entre o ar e o chão: Metier de bailarino na cidade de São Paulo / Between air and ground Metier of dancer in the city of São Paulo
Essa tese procura investigar os mistérios que envolvem a adesão ao metier da dança, atividade artística para a qual é atraída uma minoria que faz do corpo instrumento de trabalho e recurso privilegiado de transgressão das próprias condições de existência. Trata-se de um estudo sobre bailarinas e bailarinos profissionais cujo interesse reside no ex
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
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14. Análise da relação entre dor lombar e desequilíbrio de força muscular em bailarinas
OBJETIVO: Investigar a relação entre dor lombar e desequilíbrio de força muscular na região lombopélvica em bailarinas clássicas. MÉTODOS: O estudo foi do tipo exploratório transversal e desenvolvido nas academias de dança das cidades de Divinópolis e Oliveira, MG. Foram selecionadas 42 bailarinas, divididas em dois grupos (Grupos Dor e Sem Dor) d
Fisioterapia em Movimento. Publicado em: 2010-09
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15. Imagem corporal e bailarinas profissionais
A imagem corporal é um tema que sempre está em evidência quando se aborda a dança em suas diferentes modalidades. A busca da imagem corporal ideal em bailarinas vai além dos parâmetros da população em geral e, na medida em que elas se tornam profissionais, a necessidade de manter o peso adequado vai aumentando. Este estudo tem como objetivo verificar
Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Publicado em: 2010-06
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16. Imagem corporal e comportamentos de risco para transtornos alimentares em bailarinos profissionais
INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A grande preocupação com a aparência e a forma física e a constante pressão para manterem baixo peso corporal são fatores que levam a distorções da imagem corporal e tornam os bailarinos um grupo de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares (TA). O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção da imagem corpor
Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Publicado em: 2010-04
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17. Entre pedaços de algodão e bailarinas de porcelana : a performance artística do balé clássico como performance de gênero
O objetivo desta pesquisa é analisar de que modos a performance artística do balé, que compreende uma série de práticas e significados que lhe conferem sentido, converte-se em performance de gênero, ou seja, estiliza o corpo, repercute na aparência e no comportamento de quem dança, produzindo e reproduzindo maneiras específicas de se viver a masculi
Publicado em: 2010
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18. O corpo que dança : a história-social e hexis corporal no balé clássico / The body which dances : social-history and corporal hexis in classic ballet
O texto analisa o processo de construção histórico social do corpo bailarino clássico contemporâneo. A reflexão aponta para sua construção corporal tanto quanto para o uso simbólico dessa construção, que reflete uma hexis corporal distinta. O texto também considera como as atitudes e percepções são manifestadas através do habitus do bailarino
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/10/2009
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19. O que pode um corpo? O método Angel Vianna de conscientização do movimento como um instrumento terapêutico
Contrapondo-se à educação tradicional da dança, quando esta trabalhava corpo e movimento padronizados, o método Angel Vianna de Conscientização do Movimento começou a ser desenvolvido no ensino do balé clássico - e posteriormente da expressão corporal - que considerasse o corpo e o movimento na sua singularidade. Esse modo original e autêntico de
Physis: Revista de Saúde Coletiva. Publicado em: 2008-09
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20. Sobre treinamentos técnicos de dança como coleções de artefatos cognitivos.
Como os treinamentos técnicos de dança criam domínios específicos de problemas, e como estão relacionados à atividade criativa e, principalmente, ao aprendizado? Descrevemos e analisamos treinamentos técnicos de dança como coleções de artefatos cognitivos, uma noção recentemente sistematizada por Andy Clark. Artefatos cognitivos são artefatos n�
Publicado em: 2008
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21. Corpos em risco: etnografando bailarinos de dança contemporânea em Florianópolis com ênfase em suas trajetórias na dança, concepções de corpo e corporalidade
Este estudo é orientado por três eixos: o primeiro se refere às noções de corpo e de corporalidade, o segundo gira em torno da antropologia da dança - o que remete também a concepções de arte e corpo -, e por fim, o terceiro trata mais especificamente do corpo na dança contemporânea, dos discursos e das práticas a ele atribuídos. Como metodologi
Publicado em: 2007
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22. Agô alafiju, odara! a presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA, 1971 - 1978
Esta dissertação destaca a trajetória artística e institucional de Clyde Wesley Morgan, de modo a favorecer estudos analíticos do legado coreográfico e cultural deixado por este profissional, para a dança e sua contextualidade étnica na Bahia. Além disso, consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espe
Publicado em: 2006
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23. Nina Verchinina e a dança moderna brasileira: o papel da crítica jornalística na formação de um pensamento em dança
Este trabalho tem como objetivo, a partir da visão da crítica jornalística especializada, apresentar o corpo elaborado por Nina Verchinina, descrevendo não sua técnica de dança moderna, mas as formulações corporais que possibilitaram seus alunos e bailarinos executarem os passos e as seqüências por ela criados.Trata-se, assim, de delinear as qualid
Publicado em: 2003