Baile Funk
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. Cultura do estupro e violência ostentação: uma análise a partir da artefactualidade do funk
Analisaram-se, à luz do construcionismo social, músicas de funk com ampla repercussão midiática e compartilhamento em serviços de streaming, cujos discursos remetem à violência sexual – Baile de Favela e Malandramente. A apreciação ocorreu por meio da análise dialógica, sendo, após, construído o mapa dialógico. Os resultados mostram a constru
Interface (Botucatu). Publicado em: 21/01/2019
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2. O PATRÃO E A PADROEIRA: MOMENTOS DE PERIGO NA PENHA, RIO DE JANEIRO
Resumo O Baile da Chatuba é realizado desde meados dos anos 1990 na Quadra da Chatuba, Morro da Chatuba, parte do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ocupação militar do Complexo da Penha em 2010 e a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro em 2012 restringiram o uso da Quadra, e o Baile foi suspenso. Em 2014 a
Mana. Publicado em: 2017-08
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3. QUEM PRECISA DE CULTURA? O CAPITAL EXISTENCIAL DO FUNK E A CONVENIÊNCIA DA CULTURA
Resumo Qual é a conveniência do funk? Deve o funk ser útil para poder ser aceito como cultura? Muitas vezes discursos que buscam apresentar o funk como uma prática cultural legítima recorrem a sua suposta utilidade. Duas leituras se destacam. O funk serviria para retirar crianças e jovens do "mundo do crime" ou seria uma lucrativa forma de economia cri
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-08
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4. A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade
Uma série de episódios que mostram o comprometimento do primeiro presidente petista com a militarização da segurança pública serve de pano de fundo para um estudo da origem, do desenvolvimento e da morfologia de três bases rítmicas características de três décadas sucessivas do Funk Carioca: o Volt Mix (anos 1990), o Tamborzão (primeira década do
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-06
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5. IMAGENS DO FUNK NO CINEMA NACIONAL: ESTEREÓTIPOS E LINHAS DE FUGA NAS REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO BAILE FUNK / FUNK IMAGES IN THE NATIONAL MOVIES: STEREOTYPES AND ESCAPE LINES IN THE FUNK BALL PICTURES REPRESENTATIONS
Um dos principais aspectos da sociedade brasileira contemporânea é a grande produção e proliferação de imagens, discursos e narrativas sobre a periferia e a sua cultura. Os meios de comunicação de massa se apresentam soberanamente como os mais legítimos divulgadores da realidade da periferia para o imaginário social. Mas podemos levantar os seguint
Publicado em: 2008
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6. Indumentária funk: a confrontação da alteridade colocando em diálogo o local e o cosmopolita
O artigo se propõe a compreender as lógicas que regem a apropriação e o consumo dos elementos que compõem a indumentária funk a partir da tensão ente os sistemas classificatórios de bens e as abordagens que se centram sobre a materialidade dos objetos. Para tal empresa, o gosto funk é apreendido no trânsito entre as esferas da festa e cotidiana, qu
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2007-12