Autoridade Eclesiastica
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. A palavra religiosa como uma variante da 'palavra autoritária' em Bakhtin
RESUMO Segundo Mikhail Bakhtin, a 'palavra monológica' não é realizada no diálogo; dela se depreende a 'palavra autoritária' que, como seu próprio nome indica, provém da autoridade, legal ou eclesiástica, do professor ou dos pais. Sua característica, como se escuta no discurso religioso, é a de não permitir a discussão; pede ser reconhecida e ass
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2017-04
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2. CRISTIANISMO, PODER E ESPAÇO NA ANTIGUIDADE TARDIA: o episkopeion como expressão do poder do bispo
RESUMO Na historiografia tradicional, a elite eclesiástica tardo-antiga exercia ampla autoridade e gozava de prestígio sendo capaz de influenciar imperadores em determinados acontecimentos. Um dos exemplos mais evocados, que evidenciaria o poder dos bispos, é o narrado por João Crisóstomo sobre a influência do bispo Flaviano junto Teodósio no conflito
História. Publicado em: 20/10/2016
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3. "Hodie Legimus in Libro Experientiae". A Apropriação Heideggeriana da Fórmula de Bernardo de Claraval
RESUMO: O artigo examina a apropriação heideggeriana de Bernardo de Claraval na nota "Zu den Sermones Bernardi in Canticum canticorum (Serm. III)" (HEIDEGGER, 1995, p. 334-337),que faz parte de outras notas e esboços de uma Vorlesung não proferida, intitulada "Os fundamentos filosóficos da mística medieval (1918-1919)" (HEIDEGGER,1995). Ao longo de min
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016-09
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4. Enfrentando o inimigo com as suas próprias armas : a presença e a importância das Escrituras na argumentação de Thomas Hobbes / Facing the enemy with their own weapons : the presence and importance of Scriptures in the argumentation of Thomas Hobbes
O objetivo deste trabalho é examinar a interpretação das Escrituras feita por Thomas Hobbes para corroborar sua tese sobre o caráter absoluto do poder civil, especialmente sobre a Igreja. Na época de Hobbes era necessário ao cidadão conhecer as Leis de Deus para discernir se a Lei Civil se opunha a elas ou não, para que não pecasse contra o poder ci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
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5. DO SILÊNCIO À PALAVRA: o discurso de Santa Clara De Assis. / DU SILENCE À LA PAROLE: le discours de Sainte Claire d Assise.
Este trabalho aborda o discurso nos escritos de Santa Clara de Assis: a Forma vitae, o Testamento e cinco cartas. Buscou-se: verificar a liberdade de escolha de Clara de Assis e mostrar que ela foi partícipe da sociedade disciplinar como objeto disciplinado e sujeito disciplinador; entender em que medida ela foi silenciada e, ao mesmo tempo, concorreu para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/05/2012
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6. A loucura da druz : sobre corpos e palavras na Toca de Assis / The lunacy of the cross : about bodies and words on Toca de Assis
A Toca de Assis é uma comunidade católica com proposta de vida religiosa consagrada, oriunda da cidade de Campinas (SP) desde o ano de 1994. Adotando como método a pesquisa de campo, analiso tal comunidade em sua dimensão simbólica e ritual a partir de sua proposta de resgate da "verdadeira Igreja Católica" por vias da experiência pessoal e imediata c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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7. A autoridade, o desejo e a alquimia da política: linguagem e poder na constituição do papado medieval (1060-1120)
O tema deste artigo é a compreensão política propagada entre as décadas de 1060 e 1120 por eminentes eclesiásticos engajados na legitimação e no exercício do poder papal. O exame de epístolas, crônicas e de outros registros escritos do período revela que os assim chamados "papistas" freqüentemente operavam uma transfiguração da política ao env
Varia Historia. Publicado em: 2011-06
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8. O Tema da liberdade religiosa na política brasileira do século XIX: uma via para a compreensão da secularização da esfera política
A secularização das instituições tem sido um tema muito recorrente nas Ciências Sociais das últimas décadas, sobretudo em razão de sua complexidade conceitual, o que propicia olhares diversos para as relações que ao longo da história estabelecem-se entre religião e outras esferas sociais. Uma dessas relações é a que se pode observar entre reli
Revista de Sociologia e Política. Publicado em: 2011-02
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9. Religião em Rousseau: a profissão de fé do vigário saboiano
Este trabalho analisa as concepções de Jean-Jacques Rousseau sobre a religião. Toma como principal referência o texto A profissão de fé do vigário savoiano que está inserido no livro Emílio ou da educação. Nesta obra o teísmo foi definido como uma religião natural, que fundamenta sua crença em Deus tendo como princípio: os sentimentos naturais
Publicado em: 2010
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10. O papado avinhonense e os poderes civis: as décadas de 30 e de 40 do século XIV a partir de três obras de Guilherme de Ockham
A negação da chamada plenitudo potestatis ao papa, por parte do menorita Guilherme de Ockham, insere-se, do ponto de vista de seu contexto histórico, no amplo movimento, processado a partir da transição do século XIII para o XIV, de declínio do Império enquanto poder universal, somado à progressiva busca pela laicização das questões de Estado, te
História (São Paulo). Publicado em: 2008
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11. Um discurso afinado: O episcopado católico frente à "política" e ao "social"
O artigo aborda as relações entre o episcopado católico brasileiro e seu posicionamento como grupo de representação frente ao universo da "política" e do "social". A análise procura evidenciar, por um lado, a lógica dos mecanismos de produção de representações do alto clero como grupo homogêneo destinado a produzir mensagens unívocas para públ
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2007-06
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12. A constituição do programa iconografico das irmandades de clerigos seculares no Brasil e em Portugal no seculo XVIII : estudos de caso
A presente tese analisa o papel das irmandades de clérigos seculares, na América portuguesa e em Portugal, como encomendadoras de obras artísticas ao longo do século XVIII. Procura-se demonstrar de que maneira organiza-se seu programa iconográfico até 1731 e como esse conjunto de imagens devocionais e pintura decorativa atende às necessidades polític
Publicado em: 2006