Autonomia Artistica
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
-
1. Iben Nagel Rasmussen: a transparência na maturidade
Resumo: Propõe-se a transparência como qualidade que emerge do percurso da atriz Iben Nagel Rasmussen, representante de uma dimensão laboratorial, de trabalho sobre si, do teatro europeu. Sugere-se uma analogia entre o tempo aromático de Han e a qualidade da transparência. A maturidade artística de Stanislavski é ponto de partida para indagar-se sobre
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
-
2. Arte e inteligências artificiais: implicações para a criatividade
RESUMO O artigo propõe uma reflexão sobre as obras de arte dotadas de inteligência artificial, tangendo questões como autonomia e criatividade. Primeiro são oferecidas algumas obras como exemplos, e discute-se o problema da autonomia criativa sob a qual estas iniciativas são comumente interpretadas. Referências dos algoritmos evolutivos e da Cibernét
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
-
3. Contra o tempo: autoria e Revolução na obra de Goethe (1795-1803)
Resumo Este artigo explora a noção de extemporaneidade tomada como um traço distintivo do modelo temporal adotado pelos classicistas de Weimar, por Goethe em particular. Concebe o “extemporâneo” como um preceito e uma prática que supõe um movimento de dissociação do tempo presente e da pessoa do autor. Com base no ensaio “Sansculottismo literá
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2019-05
-
4. Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio
Resumo Trata-se de estudo baseado na importância do processo de leitura e análise de obras visuais artísticas e têxteis para o desenvolvimento integral do educando. Fundamentamos inicialmente nossos procedimentos a partir do quadro conceitual da autora Abigail Housen, que sustenta que o processo de leitura da linguagem visual pelo educando ocorre por mei
Educ. Pesqui.. Publicado em: 18/12/2017
-
5. Marcelo Pombo: condições de formação de um artista improvável
Resumo O artigo revisa a trajetória social do artista Marcelo Pombo, referência na renovação estética na Argentina pós-ditadura. Seu caso é tomado como paradigma de um tipo de artista que, carente de capital intelectual ou econômico, ingressa no campo artístico durante os anos iniciais da democracia, apresentando um universo estético plebeu que con
Tempo soc.. Publicado em: 2017-12
-
6. Adorno, Hanslick e a questão da autonomia estética da música
Resumo: No semestre de inverno de 1932/33, Theodor Adorno ministrou na Universidade de Frankfurt um curso sobre o ensaio Do Belo Musical. Num artigo publicado alguns anos mais tarde, Adorno enfatizava a importância desse livro, uma vez que ele fixava o elemento da lógica imanente da composição musical, contra os autores que defendiam a música programát
Per musi. Publicado em: 2016-12
-
7. Revista Mexicana de Literatura: autonomia literária e crítica da sociedade
Resumo Este artigo tem como objetivo o estudo do momento inicial da Revista Mexicana de Literatura (1955-1957), dirigida por Carlos Fuentes e Emmanuel Carballo, as figuras mais notáveis do grupo habitualmente conhecido como a Generación de Medio Siglo: uma nova geração determinada por diferentes raízes socioculturais com relação aos escritores dos ano
Tempo soc.. Publicado em: 2016-12
-
8. O Coletivo (com) Preguiça: encontros, fluxos, pausas e artes
Busca-se apresentar alguns traços da produção artística, dos momentos de criação e aspectos que fazem funcionar o Coletivo Preguiça – dispositivo grupal de experimentações de linguagens e fazeres artísticos –, que nasceu em ações desenvolvidas na interface da arte e da produção da saúde, e foi ganhando autonomia e emancipando-se nas formas
Interface (Botucatu). Publicado em: 2016-03
-
9. O caminho para a criatividade sustentável: autonomia móvel para além da automobilidade
ResumoComo os artistas podem permanecer autônomos e manter viva sua criatividade na sociedade contemporânea? Neste artigo afirmamos que o modelo individual do artista burguês não é mais suficiente para se fazer arte autônoma e para ser criativo a longo prazo. Se os artistas desejam permanecer móveis e autônomos, precisam construir estruturas organiza
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12
-
10. Em Busca de um Ser Humano Não Programado
RESUMO Stanislavski diz a seus atores: o Estúdio é para a Vida. Meyerhold acrescenta: o Teatro é a arte do Homem. Craig prevê um novo ator: Hoje ele personifica e interpreta; amanhã ele precisará representar e interpretar, e no terceiro dia ele irá criar. Grotowski e Barba aproveitam as forças do teatro oriental na epifania do Performer. Finalmente s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
11. A busca pela singularidade no trabalho do ator e a legitimação de uma técnica pessoal: um estudo sobre a Periplo, Compañia Teatral / The search for singularity in the actors performance and the legitimation of a personal technique: a study about Periplo, Compañia Teatral
A pesquisa discute a possibilidade de legitimação de uma técnica pessoal vinculada ao trabalho do ator a partir da perspectiva da Periplo, Compañia Teatral (Buenos Aires/Argentina). Busca-se verificar como se dá, nesta grupalidade, o trânsito entre a elaboração de uma técnica proveniente de mecanismos de treinamento coletivo e a busca pela singulari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
12. ARTE NA ESCOLA: A DIMENSÃO DO PROCESSO CRIATIVO NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA / Art School:a dimension of the creative process in the pedagogical relationship
O estudo realizado nesta pesquisa tem como foco aprofundar as discussões e reflexões sobre o processo criativo e sua importância na relação pedagógica a partir das práticas de professores de Artes. Quando abordamos o processo de criar do aluno e a experimentação no contexto escolar, que possibilidades, limites e obstáculos se manifestam? Trata-se d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/02/2012