Automatos Finitos
Mostrando 13-24 de 29 artigos, teses e dissertações.
-
13. Investigação e aplicação de operações categoriais entre atores de animações baseadas em autômatos finitos com saída
O presente trabalho apresenta uma investigação sobre algumas operações categoriais baseadas em grafos e a aplicação das mesmas a uma área específica da Ciência da Computação, a saber, animações computacionais baseadas em autômatos finitos com saída. As operações categoriais estudadas neste trabalho são: Produto, Coproduto, Soma Amalgamada e
Publicado em: 2007
-
14. Hyper-Automaton: avaliação interativa de alunos em cursos na WEB baseado em autômatos finitos
O objetivo desta dissertação é a elaboração de uma técnica da aplicação do formalismo de Autômatos Finitos com Saída (Máquina de Mealy e Máquina de Moore) como um modelo estrutural para a organização de hiperdocumentos instrucionais, em destacar especial, Avaliação e Exercício. Esse objetivo é motivado pela organização e agilização do p
Publicado em: 2007
-
15. Investigação de técnicas de visualização para representação de autômatos finitos com saída
Atualmente, a World Wide Web (WWW) já se estabeleceu como um dos meios de divulgação mais difundidos. Sendo um meio de publicação de custo relativamente baixo, muitas iniciativas foram desenvolvidas no sentido de estendê-la e transformá-la também numa ferramenta de apoio. Assim, uma série de pesquisas foi realizada no sentido de promover e facilitar
Publicado em: 2007
-
16. Influência da complexidade da representação de estratégias em modelos evolucionários para o dilema do prisioneiro com n jogadores. / Influence of strategy representation complexity in evolutionary models for the n-players Prisoners Dilemma.
Em Teoria dos Jogos, o Dilema do Prisioneiro para N Participantes (DPNP) é o problema que representa, em sua forma elementar, o paradoxo que gera as dificuldades existentes na formação da cooperação entre mais de dois agentes. Diversos trabalhos foram e continuam sendo feitos sobre esse tema, no sentido de compreender melhor os fatores que influenciam o
Publicado em: 2007
-
17. Identificação de nomes ativos em agentes-π baseada em tipos
Na última década muitos esforços têm sido feitos em verificação formal de propriedades de agentes do cálculo-π. Uma dessas propriedades é a equivalência observacional, que serve para determinar se um processo é equivalente a sua especificação. Contudo, a verificação de equivalência observacional não é um problema trivial. A maioria dos algo
Publicado em: 2007
-
18. XHA: eXtensible Hyper-Automation
O objetivo geral desta dissertação é estudar as possibilidades de flexibilização da função de saída do Sistema Hyper-Automaton além das rígidas possibilidades utilizadas atualmente com a utilização direta do HTML, objetivando eliminar as limitações como execução de aplicações proprietárias, caracteres incompatíveis entre browsers, excesso
Publicado em: 2007
-
19. Astrha : um ambiente gráfico, dinâmico e interativo para internet baseado em hiper-animações e na teoria dos autômatos
Esta pesquisa, batizada Astrha (Automata Structured Hyper-Animation), tem suas raízes no projeto “Hyper Seed - Framework, Ferramentas e Métodos para Sistemas Hipermídia voltados para EAD via WWW” que possui, entre seus objetivos e metas: (a) o desenvolvimento de uma fundamentação matemática para a unificação, de maneira coerente e matematicamente
Publicado em: 2007
-
20. EASy : sistema de avaliações via web baseado no hyper-autonomaton / EASy – web-based evaluation system using hyper-automaton
Uma das características mais importantes em Sistemas de Ensino via Web é a tarefa Avaliação. Algumas de suas funções são verificar o quão e quanto o aluno aprendeu e fornecer feedback para o aluno e professor. Neste contexto, este trabalho apresenta EASy, sistema de geração automática de avaliações via Web, proposto para ser integrado ao XHA, am
Publicado em: 2007
-
21. Um Sistema para aprendizagem de demonstrações dedutivas em geometria euclidiana
O objetivo do presente trabalho é realizar a concepção de um sistema para a aprendizagem de demonstrações da Geometria Euclidiana Plana e a implementação de um protótipo deste sistema, denominado LEEG - Learning Environment on Euclidean Geometry, desenvolvido para validar as idéias utilizadas em sua especificação. Nos últimos anos, tem-se observa
Publicado em: 2007
-
22. Avaliação da compressão de dados e da qualidade de imagem em modelos de animação gráfica para web : uma nova abordagem baseada em complexidade de Kolmogorov
Este trabalho versa sobre a avaliação da compressão de dados e da qualidade de imagens e animações usando-se complexidade de Kolmogorov, simulação de máquinas e distância de informação. Complexidade de Kolmogorov é uma teoria da informação e da aleatoriedade baseada na máquina de Turing. No trabalho é proposto um método para avaliar a compre
Publicado em: 2007
-
23. Aplicação de autômatos finitos nebulosos no reconhecimento aproximado de cadeias. / The approximate string matching using fuzzy finite automata.
The approximate string matching problem is recurring in many applications where computer is used to process imprecise, fuzzy or spurious data. An uncountable number of methods, techniques and metrics to solve this class of problem are available, but many of them are inflexible at least in one of following: architecture, metric or application specifics. This
Publicado em: 2006
-
24. Um verificador de modelos explícito-simbólico
Neste trabalho, propomos uma modelagem que combina representações explícitas e simbólicas em um modelo de verificação formal explícito-simbólico. Os modelos explícitos e simbólicos têm sido usados com sucesso na verificação de sistemas concorrentes de estados finitos, como circuitos sequenciais complexos e protocolos de comunicação. A modelage
Publicado em: 2005