Autenticacao De Obras De Arte
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
O presente trabalho busca caracterizar epistemologicamente o emergente campo de estudo no Brasil denominado História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais. As teorias clássicas das Ciências Humanas (principalme
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
2. Um exemplo de aplicação da Microscopia Raman na autenticação de obras de arte
In the present work, Raman Microscopy was employed in the characterization of the pigments used in a drawing assigned to Tarsila do Amaral, one of the most important Brazilian artists. The work (colored pencil on paper), supposedly produced in the 1920 decade, is of a very simple composition, where blue, green and brown were the colors used. Prussian Blue wa
Química Nova. Publicado em: 2011
-
3. A catalogação das pinturas a óleo de Eliseu d Angelo Visconti : o estado da questão / The cataloguing of Eliseu d Angelo Visconti s oil painting : state of art
O pintor Eliseu d Angelo Visconti (Salerno, Itália, 1866 - Rio de Janeiro, 1944), apesar de ser precursor do modernismo brasileiro, pioneiro do design no Brasil, e ainda decorador de diversos edifícios importantes do Rio de Janeiro, não tem sua obra conhecida nem valorizada na justa medida, como também grande parte dos artistas brasileiros. A catalogaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2010
-
4. PATTERN RECOGNITION APPLIED IN FINE ART AUTHENTICATION / RECONHECIMENTO DE PADRÕES APLICADO NA AUTENTICAÇÃO DE QUADROS DE ARTE
Signatures and hand writings were used during decades as a unique characteristic to recognize an individual. Methods to recognize these characteristics were base don the fact that each individual has an unique way to move his hand while writing. Taking that into account, it is reasonable to think that each painter has an unique way to strike the painting boa
Publicado em: 2002