Ator Organico
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. TOURAINE: LE SUJET CONTRE LE SYSTÈME
Resumo Apesar de sua grande amplitude e multiplicidade dos objetos que aborda, a obra de Touraine é conduzida por uma tese central: a tensão entre o ator social e o sistema. Esta ideia se espalhou por diversos temas: o trabalho, a sociedade pós-industrial, os movimentos sociais e a ideia de sujeito. Em todos os casos, Touraine opõe o sujeito, seus direit
Lua Nova. Publicado em: 20/05/2019
-
2. Energia da Presença, a Meta Principal do Treinamento do Ator
Resumo: O que é carisma? O que atrai a atenção do espectador? O que caracteriza a capacidade de atuar? Essas perguntas desafiaram muitas pessoas. As respostas são fundamentais para muitos aspectos além do teatral. A maioria dos estudos foi feita sobre aspectos estéticos e práticos, sobre estruturas de interpretação do texto. Alguns autores e pesquis
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
-
3. Corpo-voz em contexto coletivo: aÃÃes vocais formativas no canto coral. / Body-voice in collective context: voice actions formative in choral singing.
Corpo e voz estÃo juntos como um instrumento integral na atividade de cantar. O objetivo deste trabalho à entender como se vivencia esse corpo Ãnico no processo ensino-aprendizagem do canto. Para tal, investiguei o processo de montagem de espetÃculos cÃnico-musicais desenvolvido pelo Coral da Universidade Federal do CearÃ. Utilizei as ideias de Dalcroz
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2011
-
4. A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook
O território de investigação desse trabalho é a ação vocal. O tema é analisado no trabalho dos diretores Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook cujos procedimentos e princípios convergem para um ponto de interseção: o que Grotowski nomeou de polo orgânico das técnicas de atuação. A pesquisa investiga não somente os procedimento
Publicado em: 2011
-
5. Folha de São Paulo: o diário oficial do grande irmão / Folha de S. Paulo - The Big Brothers Oficial Daily
Este trabalho objetiva analisar o jornal como intelectual orgânico coletivo cujo agir, no exercício de jornalismo integral conservador, o assemelha doutrinariamente a partido político. No caso em apreço, jornal que se insere em processo de apoio a classe fundamental dominante ao mesmo tempo em que busca desqualificar politicamente, via noticiário e opin
Publicado em: 2009
-
6. Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si
Esta pesquisa busca ampliar os estudos sobre a formação do ator visando identificar e explorar princípios e procedimentos que promovam a autonomia técnica e criativa do ator no exercício profissional. A proposta de treinamento tem por base as práticas de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e das experiências junto ao grupo Internac
Publicado em: 2009
-
7. Impasses na transição para uma agricultura de base ecológica : o Projeto Café de Lerroville-PR
Este trabalho busca compreender como o modelo de substituição de insumos para uma agricultura de base ecológica se tornou falácia do modelo de desenvolvimento rural. Optou-se por estudar o Projeto Café de Lerroville (PCL) e a transição para uma agricultura de base ecológica para analisar como o processo de transição foi definido por aspectos socioc
Publicado em: 2008
-
8. Fisicidade e imaginação : a construção do corpo-mente organico do ator
Considerando o trabalho do ator como um caminho individual a ser percorrido, o que se propõe neste estudo é a investigação de como construir o corpo-mente orgânico. A partir da relação investigada entre as Danças Tradicionais Gaúchas e o trabalho proposto por Mikhail Tchecov ao ator, foram detectados dois princípios-chave considerados fundamentais
Publicado em: 2005
-
9. A poética da expressão oral no teatro: o ator um jogador
Autor e ator, dois mundos em permanente confronto. Ora se hostilizando, ora se harmonizando, contudo sempre se enfrentando. Não é da pertinência do dramaturgo dispensar o ator, mas pode ser da proposta do ator dispensar o dramaturgo. É o caso das famosas criações coletivas, em que texto e ação físico-emocional vão nascendo e crescendo juntos. O que
Publicado em: 1995