Assis Machado De 1839 1908 Dom Casmurro Critica E Interpretacao
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1. A voz poética dos protagonistas: a (re)construção do real em La ocasion, de Juan José Saer, e em Dom Casmurro, de Machado de Assis
Analisa-se a voz poética dos narradores de La Ocasión, de Juan José Saer, e de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Assim, o primeiro passo consta da pesquisa e estruturação narratológica da postura desses narradores heterodiegético e homodiegético, respectivamente. A voz narrativa se mostra como o princípio para se consolidar o estudo da poética que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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2. Três narradores, três "edições humanas": Memorial da escrita de Brás Cubas, Dom Casmurro e Aires.
O propósito desta dissertação é a abordagem da escrita da memória nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Memorial de Aires, de Machado de Assis. Pretende-se demonstrar, como objetivo geral, a postura inovadora desse escritor que, através de seus narradores, antecipa questões trabalhadas, posteriormente, pela Psicanálise. Para
Publicado em: 2007
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3. Dom Casmurro em tradução : uma abordagem comparativista
O presente trabalho se constitui de uma análise avaliativa comparada de duas traduções italianas do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, na busca da equivalência tradutória de aspectos estilísticos, pragmáticos e sociolingüísticos presentes na obra, tendo como base os postulados mais recentes da Teoria e Crítica da Tradução, objetivando ave
Publicado em: 2007
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4. Um narrador incerto : Dom Casmurro : entre o estranho e o familiar
Este trabalho consiste na leitura do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis articulado ao texto freudiano “O Estranho”. O que o orienta e inspira é a consideração de que tanto Freud quanto Machado trazem à cena traços, posições, campos de referências que têm efeito na subjetividade até nossos dias. No ensaio “O estranho”, Freud põe em q
Publicado em: 2007
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5. A dúvida em discursividade: Machado de Assis e Dostoiévski
Este trabalho constitui-se de uma análise do tema da construção da dúvida nos romances O Eterno Marido (1870) de Dostoiévski e Dom Casmurro (1899) de Machado de Assis, à luz da polifonia e do dialogismo, de Mikhail Bakhtin. Pauta-se pelos seguintes objetivos: estudar as relações dialógicas entre os discursos do emissor (voz autoral), do narrador e d
Publicado em: 2007
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6. A construção do erro trágico na arquitetura do romance Dom Casmurro de Machado de Assis / The construction of the tragic error in the architecture of DOM CASMURRO of Machado de Assis
This dissertation intends to interpret the doubt, from the classic conception to the modern one, starting from their structural function in DOM CASMURRO narrative. The aesthetic elements, that interact in its architecture, are the metaphor and the irony, procedures that help to build the tragic error of the character-narrator Bentinho and his existencial vis
Publicado em: 2007
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7. A personagem feminina na primeira fase machadiana: Helena e Iaiá Garcia
This research aims to study the female character from the famous Brazilian writer Machado de Assis and his point of view at love relationship at the end of XIX century. It is from the analyses of two work of Machado de Assis, first period they are called Helena e Iaiá Garcia. We will try to analyze in addition to the main characters mentioned also the chara
Publicado em: 2007
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8. A vida é uma ópera: a presença da dramaticidade no romance Dom Casmurro de Machado de Assis
A presente dissertação, articulada de acordo com a proposta do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, tem como objetivo principal desvelar a presença da ópera no romance Dom Casmurro de Machado de Assis, articulando as relações entre as linguagens literária e cênica, desvelando a significação oculta pelo fingir da c
Publicado em: 2007
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9. A paternidade em Dom Casmurro : ocultamentos e revelações
Levantamento de alguns pressupostos que levam a efetuar uma análise do romance sob a perspectiva da paternidade, considerando-a como uma narrativa calcada no problema de poder e autoridade do pai, que se perdiam com o aumento da inclusão das mulheres nos papéis sociais, no período final da monarquia no país. Análise do conflito entre masculino e femini
Publicado em: 2007
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10. A imagem de José Dias no discurso de Dom Casmurro
The subject of this work is investigate the presence of the character José Dias at the construction of Dom Casmurro by Machado de Assis, from the point of view that it is not only a co-star but even an implication of Casmurro in this opera romance through the interference of his direct speech, while determining the action of Bentinho under the active influe
Publicado em: 2006
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11. A máscara da ópera em Dom Casmurro
Este estudo tem por objetivo investigar a representação da ópera no discurso de D.Casmurro, como máscara de um eu, que se desdobra em três personas: a do autor-casmurro, a do narrador e a da personagem Bentinho. Tal desdobramento cria uma correlação com a estrutura tripartite do gênero operístico, cuja autoria, também se divide entre o dramaturgo,
Publicado em: 2006