Artistas Rio De Janeiro
Mostrando 1-12 de 99 artigos, teses e dissertações.
-
1. Towards an Alternative 1922: Popular Culture and Rio de Janeiro’s Vernacular Modernisms
RESUMO Este artigo explora as inovações culturais que ocorrem no Rio de Janeiro em 1922. Uma série de mudanças se dão na então capital ao longo do ano, as quais foram, no entanto, eclipsadas pelo enfoque dominante nas experiências vanguardistas de artistas modernistas em São Paulo. Voltando a 1922 e tomando como foco o Rio, este artigo explora as tra
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
-
2. Entre a praça e o largo: artistas e intelectuais na formação de dois “berços” do samba
RESUMO Comparando a Praça Onze e o Largo da Banana, este artigo analisa as negociações assimétricas entre sambistas negros e intelectuais brancos na consolidação desses espaços como “berços” do samba, conduzidas nos Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e de São Paulo. Projetos de história oral realizados entre os anos 1960 e 1980 ambicion
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
-
3. Caso Queremos! Desafios de uma startup na pandemia
Resumo Criada em 2010, no Rio de Janeiro, a Queremos! surgiu com uma proposta inovadora de aproximar fãs e artistas através de uma estrutura de financiamento coletivo, que possibilitava a viabilização de shows em localidades que normalmente não estariam contempladas nas turnês originais. Após um reposicionamento do modelo de negócios em 2013, a empre
Cadernos EBAPE.BR. Publicado em: 2022
-
4. Caminhos cifrados/conectados: patrimônio jesuítico entre Rio de Janeiro e São Paulo
RESUMO Esta pesquisa trata dos caminhos de destruição, dispersão, reconstrução e preservação que marcaram a história do patrimônio jesuítico na região Sudeste do Brasil, particularmente dos antigos colégios do Rio de Janeiro e de São Paulo, e de localidades de missões do litoral paulista e fluminense, no contexto das histórias global/local/con
Estud. av.. Publicado em: 2021-08
-
5. Avaliação da técnica de GPR (1,2 GHz) na caracterização das cascas em alvenaria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Resumo A caracterização geométrica e avaliação da integridade estrutural são desafios para a preservação de edifícios históricos. Os desafios estão associados à escassez de registros construtivos, diversidade de materiais, restrições de acesso, contato e extração de amostras. Nesses casos são indicados ensaios não destrutivos. Este trabalho
Rev. IBRACON Estrut. Mater.. Publicado em: 2020-04
-
6. A crítica de arte e suas mediações: Mário Pedrosa e a construção de uma plataforma estética concretista no Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1950
Resumo O crítico de arte Mário Pedrosa destacou-se, entre o final de década de 1940 e o início da década de 1950, ao contribuir para a formação de um núcleo de arte concreta no Rio de Janeiro, juntamente com o artista e professor Ivan Serpa. Enquanto Serpa reuniu esses artistas em suas aulas de pintura, debatendo os trabalhos que eram ali apresentado
Soc. estado.. Publicado em: 2020-01
-
7. Uma exposição para o IV Centenário de São Paulo: um historiador português narra a “história bandeirante”
RESUMO Jaime Cortesão, intelectual português, viveu no Brasil entre 1940 e 1957 após ser banido de seu país pelo regime salazarista. Durante este período, instalado no Rio de Janeiro, foi presença assídua na imprensa carioca e paulistana, além de trabalhar na Biblioteca Nacional e no Instituto Rio Branco, onde teve contato privilegiado com a document
An. mus. paul.. Publicado em: 23/11/2018
-
8. Estudo Fotográfico da Arte Urbana: da Aventura Proibida ao Engajamento Político
Resumo Expressões semióticas constituem-se por imagens carregadas de valores e conceitos que estão amplamente presentes no meio urbano e tornaram-se um fenômeno cultural da atualidade. A arte de rua é uma das formas de semiótica que tende a modificar o cotidiano social da cidade, embelezando, denunciando ou mesmo sendo incompreensível ao transeunte em
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2018-06
-
9. Lindonéia, Clandestinas e a prosa anônima das ruas: conversações entre arte, jornal e paisagem urbano-cultural
Resumo Os processos civilizatórios da América Latina se deram, e ainda se dão, de modos múltiplos, nunca completos e sempre aptos a incorporar textos exógenos. Por isso é necessário indisciplinar as fronteiras dos saberes, para nos relacionarmos com sua diversidade cultural (Martín-Barbero). Isso quer dizer que, no continente, os textos da cultura es
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
10. Marcel Duchamp – Notas da Caixa de 1914
Nos anos 1970, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
-
11. A relação entre crítica e produção na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970
Nos anos setenta, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produç
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
-
12. ENTREVISTA COM BETH FILIPECKI, FIGURINISTA DE CAPITU (2008)
Resumo A figurinista e professora Beth Filipecki conta como há mais de trinta anos combina os dois ofícios, mantendo interação permanente com colegas e alunos das duas áreas, numa troca de saberes que envolve professores, diretores, produtores, pesquisadores, atores, atrizes, artistas plásticos, cenógrafos, iluminadores, caracterizadores, contramestra
Machado Assis Linha. Publicado em: 2017-04