Zoneamento (geo)ambiental analítico da microbacia do Córrego do Rosário (Descalvado, SP) / Analytical (geo)environmental zoning of the Rosário stream microbasin (Descalvado, SP, Brazil)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/08/2012

RESUMO

A adoção da bacia hidrográfica como unidade de gerenciamento da paisagem constitui um avanço significativo nas atividades de planejamento e gestão, pois nesta área ocorrem interações sócio-ambientais e seus desdobramentos. Dentre os diversos instrumentos de planejamento e gestão ambiental, utilizados no contexto da bacia hidrográfica, merece destaque os zoneamentos (geo)ambientais, pois estes auxiliam os tomadores decisão e buscam compatibilizar o desenvolvimento sócio-econômico com a qualidade ambiental. Nesse contexto, o presente trabalho, que tem como área de estudo a microbacia do córrego do Rosário (Descalvado, SP), apresenta uma proposta de zoneamento (geo)ambiental analítico, gerado a partir de um conjunto de documentos cartográficos temáticos na escala de 1:10.000, trabalhos de campo e de geotecnologias, onde se busca analisar as aptidões e suscetibilidades do terreno da microbacia, frente ao processo de ocupação urbana. Sendo assim, os resultados encontrados podem servir como base para o debate e formulação de políticas públicas municipais capazes de orientar um adequado processo de expansão urbana.

ASSUNTO(S)

bacia hidrográfica zoneamento (geo)ambiental expansão urbana river basin (geo)environmental zoning engenharias planejamento físico-ambiental urban expansion

Documentos Relacionados