Zinco e metaloproteinases 2 e 9: qual é a relação com câncer de mama?
AUTOR(ES)
Holanda, Aldenora Oliveira do Nascimento, Oliveira, Ana Raquel Soares de, Cruz, Kyria Jayanne Clímaco, Severo, Juliana Soares, Morais, Jennifer Beatriz Silva, Silva, Benedito Borges da, Marreiro, Dilina do Nascimento
FONTE
Rev. Assoc. Med. Bras.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-01
RESUMO
Resumo O zinco é componente catalítico de proteínas que regulam respostas a danos no DNA, enzimas de sinalização intracelular e metaloproteinases de matriz, proteínas importantes na carcinogênese. O objetivo desta revisão é trazer informações atualizadas sobre a participação do zinco e das metaloproteinases de matriz dos tipos 2 e 9 em mecanismos envolvidos na patogênese do câncer de mama. Realizou-se um levantamento bibliográfico, mediante consulta às bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs. O zinco e os resíduos de cisteína são elementos estruturais compartilhados por todos os membros da família das metaloproteinases de matriz, as quais parecem estar envolvidas na propagação de vários tipos de neoplasias, incluindo o câncer de mama. Além disso, é provável que o zinco transportado seja utilizado para metalação do domínio catalítico das metaloproteinases recentemente sintetizadas antes de serem segregadas. Nesse sentido, o aumento das concentrações de zinco em compartimentos celulares e a redução desse oligoelemento no sangue de pacientes com câncer de mama parecem alterar a atividade das metaloproteinases 2 e 9, contribuindo para a ocorrência de tumor maligno. Assim, faz-se necessária a realização de novos estudos na perspectiva de esclarecer o papel do zinco e das metaloproteinases 2 e 9 na patogênese do câncer de mama.
ASSUNTO(S)
zinco metaloproteinases da matriz neoplasias da mama
Documentos Relacionados
- Número absoluto ou quociente linfonodal: qual é o melhor fator de prognóstico para mulheres com câncer de mama?
- Qual a faixa etária ideal para realização de mamografia em mulheres, visando redução da mortalidade por Câncer de Mama?
- Metaloproteinases 2 e 9: expressão, inibidores teciduais e inibição por extratos naturais no carcinoma de células basais e carcinoma espinocelular
- Por que reconsiderar a indicação do rastreamento do câncer de mama?
- O rastreamento para câncer de mama através de um autoexame ou exame clínico da mama reduz a mortalidade e morbidade de câncer de mama?