Women and the labor market in the begininng of XXI century: a case study of Sesc in West of Paranà (2006 a 2010) / Mulher e mercado de trabalho no inÃcio do sÃculo XXI: um estudo de caso junto ao SESC no Oeste do Paranà (2006 a 2010)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

07/06/2011

RESUMO

A participaÃÃo da mulher no mercado de trabalho expandiu-se, e muito, nas ultimas dÃcadas. Principalmente a partir do ano de 1970 essa participaÃÃo gerou diversas transformaÃÃes na estrutura familiar tradicional e no seu papel desempenhado tanto na famÃlia como na sociedade. Com base nesse novo cenÃrio, o presente estudo tem por objetivo analisar as caracterÃsticas sociais e econÃmicas da inserÃÃo das mulheres filiadas junto Ãs unidades do SESC na mesorregiÃo Oeste Paranaense, no setor terciÃrio no perÃodo de 2006 a 2010. O Oeste Paranaense estruturou-se inicialmente pelo setor primÃrio da economia, porÃm, com o impacto das transformaÃÃes tecnolÃgicas e o deslocamento da populaÃÃo rural para a zona urbana, os setor terciÃrio modernizou-se para dar suporte Ãs necessidades das novas formas da organizaÃÃo produtiva, desse modo a mulher foi inserida nesse setor. AtravÃs do desenvolvimento da pesquisa primÃria junto a uma amostra de 638 mulheres junto Ãs quatro (4) unidades do SESC localizadas nos municÃpios de Cascavel, Foz do IguaÃu, Toledo e Marechal CÃndido Rondon, observamos que a maioria das mulheres està na faixa etÃria compreendida entre 30 a 39 anos; que, com relaÃÃo ao estado civil, a prevalÃncia à de mulheres casadas e que a grande maioria delas possui apenas um (1) filho e, ainda, que o tamanho da unidade familiar està concentrado entre duas (2) a quatro (4) pessoas. A pesquisa revelou que o principal motivo para a inserÃÃo da mulher no mercado de trabalho està relacionado à necessidade financeira familiar. Quanto ao nÃvel escolar dessas mulheres, podemos afirmar que o predomÃnio à de mulheres com ensino mÃdio, e que um alto Ãndice està freqÃentando o ensino superior, e se acumula tambÃm a realizaÃÃo da dupla jornada de trabalho, ou seja, em casa e fora dele. Observou-se o grande nÃmero de mulheres chefes de famÃlia, responsÃveis pela manutenÃÃo econÃmica da unidade familiar. Jà a pesquisa secundÃria revelou intensas diferenÃas de rendimentos entre homens e mulheres nesse setor, mesmo quando desenvolvem as mesmas funÃÃes. Observa-se, por fim, que, em termos quantitativos, a prevalÃncia maior à de empregados do sexo masculino nesse setor.

ASSUNTO(S)

mercado de trabalho - mulheres mulheres - emprego - paranÃ, regiÃo oeste caracterÃsticas socioeconÃmicas mercado de trabalho; politica do governo setor terciÃrio trabalho feminino working women the tertiary sector characteristycal socioeconomic

Documentos Relacionados