WHO FORECASTS INTEREST RATES BETTER: TRADERS OR ECONOMISTS? / QUEM PREVÊ MELHOR AS TAXAS DE JUROS: OPERADORES OU ECONOMISTAS?

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/03/2011

RESUMO

As taxas de juros representam uma das variáveis macroeconômicas mais importantes, em especial para a condução da política monetária, ao influenciar diretamente na determinação do custo do dinheiro e na formação de preço de diversos produtos financeiros. Embora tenham sido desenvolvidos modelos de previsão de taxas de juros, pouco ainda se apurou no sentido da medição da capacidade preditiva das expectativas dos agentes de mercado quanto à taxa de juros e sua interação com as taxas de juros futuros praticadas no mercado de derivativos no Brasil. Nesse contexto surge o questionamento de quem prevê melhor a taxa de juros: economistas, que estudam a economia e são responsáveis pelas previsões das expectativas de mercado, ou operadores, que atuam na economia e determinam o patamar das taxas no mercado futuro de taxas de juros? Os resultados obtidos apresentam evidências de que, excetuando-se o período em que ocorre elevação de juros, as expectativas de mercado dos economistas, em geral, têm melhor capacidade preditiva das taxas de juros.

ASSUNTO(S)

taxa de juros interest rates pesquisa de mercado marketing research expectativas expectations mercado futuro future market

Documentos Relacionados