Water Quality Simulation Of The Upper Velhas River/Mg Using Qual2e Model. / MODELAGEM MATEMÁTICA DA QUALIDADE DE ÁGUA PARA O ALTO RIO DAS VELHAS/MG

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Uma das principais fontes de vida dos seres, em especial a do homem, é a água. O seu uso envolve uma modificação das condições naturais da bacia hidrográfica. Por esse motivo, torna-se importante a gestão e a previsão dos efeitos causados pelo homem sobre a bacia hidrográfica. Os modelos matemáticos são uma das ferramentas que podem ser utilizadas como auxílio na tomada de decisões, pois permitem a previsão de danos ou melhorias acerca da qualidade da água de bacias hidrográficas. Este trabalho tem como objetivo fazer a modelagem da qualidade de água, usando o QUAL2E, de forma a gerar uma ferramenta de apoio ao gerenciamento da qualidade da água no Alto Rio das Velhas, principal afluente do rio São Francisco, localizado em Minas Gerais. Os dados quantitativos, qualitativos e hidráulicos utilizados para fazer a calibração do modelo foram obtidos de quatro campanhas de amostragem de água referentes ao ano de 2004 em que foram simulados os parâmetros oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Esses dados foram obtidos no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), em estações de amostragem da Agência Nacional de Águas (ANA) e via Atlas Digital das Águas de Minas, uma ferramenta para o planejamento e gestão dos recursos hídricos. A etapa de validação é a demonstração de que o modelo foi capaz de reproduzir os processos que ocorrem na bacia hidrográfica em estudo. Essa etapa do modelo foi feita com dados de qualidade referentes ao ano de 2003. Depois de calibrado e validado com as características do sistema em estudo, torna-se possível fazer avaliações da qualidade da água por meio da simulação de situações futuras. O processo de simulação da qualidade das águas do Alto Rio das Velhas foi baseado no cenário de vazões críticas, empregando-se a vazão Q7,10 (vazão média das mínimas de sete dias consecutivos em 10 anos de recorrência) no período de estiagem em cada seção do corpo receptor. No processo de simulação as concentrações de DBO foram mais altas que os valores observados na calibração. Os valores foram superiores ao limite máximo de 3mg/L fixado pela resolução N 357/05 do CONAMA, para classe 1. Este estudo permite, portanto, a continuidade e ampliação das pesquisas,visando o conhecimento mais amplo e aprofundado da qualidade da água do sistema, ou então, o aprimoramento das metodologias de avaliação. De qualquer modo, as informações resultantes de trabalhos dessa natureza têm o seu valor dentro do contexto de gerenciamento ambiental, tão discutido atualmente.

ASSUNTO(S)

qualidade dágua recursos hidricos qual2e mathematical model modelo matemático qual2e alto rio das velhas. water quality upper velhas river.

Documentos Relacionados