WAS BEDEUTET "FORMALE IDENTITÄT" BEI THOMAS VON AQUIN?
AUTOR(ES)
Franke, Christopher Alexander
FONTE
Kriterion
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-08
RESUMO
RESUMO Ainda que Tomás de Aquino não usasse o termo intencionalidade frequentemente, ele tem uma teoria que explica como nós, enquanto sujeitos, nos referimos intencionalmente aos objetos. Nossa referência funciona quando há uma "identidade formal" entre a forma no ato de percepção ou conhecimento do sujeito e a forma do objeto. Na literatura secundária, "identidade formal" é muitas vezes o nome usado para chamar essa teoria. Nosso artigo visa o fato de que, em Tomás, a tese da identidade formal não é só epistemológica, mas ela exige uma base metafísico-ontológica. O resultado da nossa investigação é que, segundo a tese da identidade formal, a referência epistêmica aos objetos funciona de maneira direta, mas por meio disso ela não produz uma variedade de objetos imanentes ou intencionais na ontologia.
ASSUNTO(S)
tomás de aquino identidade formal intencionalidade forma essência
Documentos Relacionados
- (Un-)Sichtbare Übersetzungen? Übersetzungsstrategien bei Erzählungen von Clarice Lispector
- Über einen befund von Eustrongylus gigas bei einem neuen wirte
- Eine neue gruppe von trematoden mit gabelschwanzcercarie und ein neuer fall von nach aussen mündenden darmschenkeln bei einem trematoden
- Über die austauschbarkeit von universalitat und effizienz bei instanzennetzsimulatoren, insbesondere fur digitale hardware
- German Literature as World Literature, hrsg. von Thomas O. Beebee